sexta-feira, 16 de julho de 2010

Brasil Surf Pro PE - Líderes do Brasil Surf Pro barrados.

Autor: SurfPE - por:João Carvalho - (JBC Notícias e Assessoria do Surf/Assessoria de Imprensa da ABRASP) - 16/07/10 - 21:00

Estrutura do Brasil Surf Pro PE - Praia do Cupe - foto: gUgA sOaReS/SurfPE.

Os finalistas da etapa de abertura do Brasil Surf Pro 2010 em Ubatuba (SP) não passaram das suas estréias em Pernambuco. Na sexta-feira de céu nublado e boas ondas de 3-5 pés na Praia do Cupe, o carioca Leonardo Neves perdeu o duelo de campeões brasileiros para o paranaense Peterson Rosa em sua primeira defesa da liderança do ranking em Ipojuca. O vice-líder Márcio Farney já havia sido batido pelo baiano Alandreson Martins na quinta-feira e o potiguar Alan Jhones é forte candidato para assumir a ponta no desafio nordestino da Divisão Principal do Brasileiro, que vai até domingo em Pernambuco.

O surfista de Baía Formosa (RN) ficou em terceiro lugar na primeira etapa em Ubatuba e vai enfrentar o recordista absoluto do Brasil Surf Pro nas ondas da Praia do Cupe, o paulista David do Carmo. Os dois não competiram na sexta-feira, que ficou reservada apenas para as dez baterias restantes da rodada de estréia dos cabeças-de-chave em Ipojuca. O atual campeão brasileiro Messias Felix arriscou tudo e completou um aéreo sensacional para ganhar a segunda bateria do dia, com o carioca Raoni Monteiro.

“Ontem fui dormir pensando nessa bateria”, confessou Messias Felix. “O Raoni estava surfando muito bem aqui, fazendo vários high-scores (notas altas) nas baterias e quase não dormi direito. Ele começou bem, ficou na frente quase a bateria inteira, então resolvi arriscar os aéreos, pois era uma manobra que tava tirando boas notas dos juízes. Aí veio aquela onda no final quase fechando e a única chance era dar o aéreo para tirar a nota que precisava, acima de 7, pois eles querem mesmo é isso, radicalidade”.

Peterson Rosa desbancou o Lider do Rancking do Brasil Surf Pro 2010 Léo Neves - foto: gUgA sOaReS/SurfPE.

Outra bateria que prendeu as atenções do público foi o duelo de campeões brasileiros, do atual líder do ranking do Brasil Surf Pro 2010, Leonardo Neves, com o experiente Peterson Rosa. Foi uma reedição da histórica final de 2002 na Prainha do Rio de Janeiro (RJ), quando Léo Neves arrancou uma nota 10 num tubão incrível nos segundos finais para impedir o tetracampeonato do paranaense e comemorar o primeiro dos seus dois títulos consecutivos. Só as ondas não eram tão boas quanto às daquele ano.

“É sempre muito difícil enfrentar o Léo Neves, respeito muito o surfe dele como o dos outros também. Sabia que ia ser uma bateria definida nos detalhes, mas dessa vez as ondas vieram para mim e fiquei super feliz pela vitória”, falou Peterson Rosa, que é recordista com nove etapas vencidas na história do Circuito Brasileiro iniciado em 1987 e, também, o único com três títulos brasileiros no currículo, de 1994, 1999 e 2000. Ele vai ter outro duelo de campeões brasileiros nas oitavas-de-final do Brasil Surf Pro de Pernambuco, agora com o paulista Renato Galvão, que foi o número 1 do país em 2004 e 2007.

MAIORIA NORDESTINA - Os dois foram uns dos sete surfistas do Sul/Sudeste na lista dos dezesseis finalistas na Praia do Cupe. Os nordestinos confirmaram maioria com os baianos comandando o ataque com cinco surfistas nas oitavas-de-final. Além deles, tem um de Alagoas, um da Paraíba, um do Rio Grande do Norte e um do Ceará, o campeão brasileiro Messias Felix. São nove candidatos ao título que será decidido na manhã deste domingo em Ipojuca, no belo litoral sul de Pernambuco.

Bruno Galini foi o primeiro baiano a se destacar na sexta-feira, ao despachar o vice campeão brasileiro Jano Belo, paraibano que 2 anos atrás venceu a etapa da Divisão Principal em Pernambuco e, também na Praia do Cupe, ganhou na semana seguinte a Seletiva Petrobras de Surfe Masculino, válida pela Divisão de Acesso do Brasileiro. Esta mesma série de eventos será reeditada esse ano em Ipojuca.

Depois de Bruno Galini, Franklin Serpa derrotou o paulista Flavio Nakagima e seguiu para completar a primeira das duas baterias das oitavas-de-final 100% baianas no Brasil Surf Pro de Pernambuco. Esta entre eles será a quinta e a sétima ficou formada por Bino Lopes e Rudá Carvalho. Bino passou pelo dono da única nota 10 da temporada 2010, recebida pelo carioca Pedro Henrique em Ubatuba. E Rudá ganhou um confronto nordestino com o cearense Michel Roque para confirmar o ótimo dia da Bahia.


O Baiano Bino Lopes em ótima faze - foto: gUgA sOaReS/SurfPE.

“O Nordeste favorece sempre a gente e bom que seja assim”, disse Rudá Carvalho. “O Bino (Lopes) é um grande amigo meu e eu prefiro mesmo competir contra um amigo, pois a bateria fica melhor, mais relaxada, sem tanta pressão porque cada um vai tentar mostrar o seu melhor. O mar está maneiro hoje (sexta-feira), altas ondas, esquerdas e direitas e optei pelas esquerdas, com a escolha dando certo”.

PROGRAMAÇÃO DO SÁBADO - A programação para o sábado é realizar as oitavas e quartas-de-final masculinas, mas muitas atrações extras vão agitar o penúltimo dia do Brasil Surf Pro de Pernambuco na Praia do Cupe. Uma delas será dentro d´água também, a Skol Expression, que irá premiar com 8.000 Reais o surfista que apresentar a melhor manobra numa bateria especial reunindo cerca de dez a quinze surfistas. No sábado à noite, tem a Skol Surf Party, com a festa oficial do evento rolando no Muru Muru, tradicional local de festas em Porto de Galinhas, Ipojuca.

SURF VILLAGE - O Surf Village também vai bombar o dia todo na Praia do Cupe no Bar da Praia Skol e na Tenda Petrobras, com seus projetos ambientais de preservação de espécies marinhas de longa data, como TAMAR (30 anos), Golfinho Rotator (15 anos) e Baleia Jubarte (15 anos). Estamos no Ano Internacional da Biodiversidade e o Brasil Surf Pro promove às 8 horas no sábado um café da manhã na Praia do Cupe com autoridades estaduais e locais envolvidas com a preservação da Natureza.

Outra atração são as parafinas coloridas Sticky Bumps biodegradáveis de soja. Os visitantes poderão participar de um concurso de desenho em pranchas com as parafinas e os três mais bonitos receberão prêmios da Sticky Bumps. E também na Praia do Cupe está sendo apresentado um esporte de praia que está virando febre no sul/sudeste do país, o Tribol, que é jogado por três duplas simultâneamente, misturando vôlei de praia com futevôlei em três quadras interligadas.

PROJETO SURF SOCIAL PRÓ-CRIANÇA – O Brasil Surf Pro recebeu quinze crianças do projeto Surf Social Pró-criança para conhecer o evento e aprender sobre o tema da sustentabilidade. Elas tiveram aula de educação ambiental, participaram de uma gincana ecológica na tenda da Surfrider Foundation e depois fizeram um mutirão de limpeza de micro-lixo na Praia do Cupe, em Porto de Galinhas (PE). Esse projeto existe há três anos e tem como foco atender crianças carentes para a prática do surfe.

O Brasil Surf Pro 2010 é patrocinado pela Petrobras, Skol e HD (Hawaiian Dreams) e tem apoio dos canais SporTV e Multishow, da Editora Globo (Revistas Época e Época Negócios) e da TV Jam. O campeonato conta com recursos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. A produção é da Max Sports e realização da Brasil1 Esporte e ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional). Esta segunda etapa na Praia do Cupe também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ipojuca, da Associação Nordestina de Surf (ANS) e será transmitido ao vivo pelo www.brasilsurfpro.com.br.

OITAVAS-DE-FINAL MASCULINAS:

1.a: Ricardo Ferreira (SP) x Jean da Silva (SC)
2.a: Tânio Barreto (AL) x Alandreson Martins (BA)
3.a: David do Carmo (SP) x Alan Jhones (RN)
4.a: Messias Felix (CE) x Leandro Bastos (RJ)
5.a: Franklin Serpa (BA) x Bruno Galini (BA)
6.a: Renato Galvão (SP) x Peterson Rosa (PR)
7.a: Rudá Carvalho (BA) x Bino Lopes (BA)
8.a: Hizunomê Bettero (SP) x Ulisses Meira (PB)

TERCEIRA FASE – 17.o lugar – R$ 2.000 e 400 pontos:

Baterias que fecharam a quinta-feira:
1.a: Ricardo Ferreira (SP) 13.16 x 9.37 Heitor Pereira (SP)
2.a: Jean da Silva (SC) 12.27 x 10.17 André Silva (CE)
3.a: Tânio Barreto (AL) 10.83 x 10.60 Bruno Moreira (SP)
4.a: Alandreson Martins (BA) 12.87 x 9.64 Márcio Farney (CE)
5.a: David do Carmo (SP) 14.67 x 10.16 Rodrigo Dornelles (RS)
6.a: Alan Jones (RN) 11.84 x 7.56 Bruno Santos (RJ)

Baterias realizadas na sexta-feira:
7.a: Leandro Bastos (RJ) 10.43 x 7.53 Wilson Nora (BA)
8.a: Messias Felix (CE) 11.00 x 8.83 Raoni Monteiro (RJ)
9.a: Bruno Galini (BA) 13.33 x 8.23 Jano Belo (PB)
10: Franklin Serpa (BA) 11.83 x 10.27 Flavio Nakagima (SP)
11: Renato Galvão (SP) 9.24 x 9.20 Alan Donato (PE)
12: Peterson Rosa (PR) 10.77 x 8.33 Leonardo Neves (RJ)
13: Bino Lopes (BA) 14.16 x 13.34 Pedro Henrique (RJ)
14: Rudá Carvalho (BA) 14.27 x 10.00 Michel Roque (CE)
15: Ulisses Meira (PB) 12.17 x 12.10 Odirlei Coutinho (SP)
16: Hizunomê Bettero (SP) 15.00 x 12.67 Guga Arruda (SC)


Galeria de Fotos desta Sexta-Feira:
gUgA sOaReS/SurfPE


Hizunomê rasga forte para vencer a batera contra Guga Arruda - foto: gUgA sOaReS/SurfPE.


Perterson Rosa feliz da vida pela vitória contra Léo Neves - foto: gUgA sOaReS/SurfPE.


Pedro Henrique voa alto mais não consegue passa sua bateria contra o Baiano Bino Lopes - foto: gUgA sOaReS/SurfPE.

Beleza local - praia do Cupe porto de galinhas-PE - foto: gUgA sOaReS/SurfPE.


Guga Arruda quebrou essa esquerda mais não foi o suficiente para passar por Hizunomê - foto: gUgA sOaReS/SurfPE.


Beleza local - praia do Cupe porto de galinhas-PE - foto: gUgA sOaReS/SurfPE.


Rudá Carvalho quebra sua bateria e enfrenta amanhã seu conterrâneo Bino Lopes - foto: gUgA sOaReS/SurfPE.


Brasil Surf Pro 2010- praia do Cupe porto de galinhas-PE - foto: gUgA sOaReS/SurfPE.


Pedro Henrique Brasil Surf Pro PE - - foto: gUgA sOaReS/SurfPE.


Michel Roque Brasil Surf Pro PE - foto: gUgA sOaReS/SurfPE.


Pedro Henrique jogando duro - foto: gUgA sOaReS/SurfPE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário