sábado, 17 de julho de 2010

Brasil Surf Pro - Alan Jhones assume liderança.

Autor: SurfPE - Por Ader Oliveira - 17/07/10 18:16 - link fonte:

Alan Jhones assume liderança do Brasil Surf Pro 2010. Foto: Fábio Minduim.

O potiguar Alan Jhones é o novo líder do ranking brasileiro de surf profissional. Neste sábado, o atleta de Baía Formosa venceu mais duas baterias e garantiu vaga na semifinal da segunda etapa do Brasil Surf Pro, que rola na praia do Cupe, Ipojuca (PE).

Clique aqui para ver as fotos

Em ondas de até 1,5 metros e formação regular, Alan derrotou o paulista David do Carmo nas oitavas e passou pelo cearense Messias Felix nas quartas.

“Estou amarradão por chegar a mais uma semifinal e a bateria com o Messias (Félix) foi inacreditável. Nós somos da mesma equipe, viajamos juntos, ele é uma grande inspiração pra mim e agora vou com tudo tentar ganhar esta etapa para consolidar ainda mais a liderança”, promete Alan Jhones em depoimento concedido à assessoria de imprensa da Abrasp.

“Foram duas baterias muito difíceis que eu tive que arriscar tudo pra poder vencer. Essa com o Messias então foi alucinante, com virada em cima de virada nos últimos minutos e uma vitória assim parece dar mais confiança ainda na gente”, conta Alan Jhones.

“Falaram pra mim que o primeiro ano na elite é bem difícil, os resultados podem não aparecer logo, mas acredito no meu potencial e vou tentar ser campeão brasileiro no meu primeiro ano, sim”, reafirmou o potiguar.

Estreante no circuito e atual campeão nordestino, o potiguar só perde a liderança no Cupe se for derrotado pelo alagoano Tânio Barreto na semi e o baiano Rudá Carvalho vencer a etapa.

Rudá Carvalho também está de olho na ponta do ranking. Foto: Fábio Minduim.

Também na briga pelo primeiro posto, Rudá fez duas belas apresentações neste sábado para superar o conterrâneo Bino Lopes nas oitavas e o paulista Hizunomê Bettero nas quartas.

“Estou feliz, sem compromisso nenhum, não estou pensando em título agora e só quero surfar bem, me concentrar nas baterias e partir pra cima dos oponentes”, disse Rudá Carvalho. “Este ano coloquei um propósito na minha vida de ser um atleta e estou conseguindo. Já pensar em título agora não, só no fim do ano mesmo. Para ser campeão brasileiro tem que vencer campeonatos e ainda não venci nenhuma etapa. Então, primeiro tenho que ser capaz de vencer e o título será uma consequência do trabalho”, conclui Rudá.

Na semifinal, o surfista de Ilhéus encara o paulista Renato Galvão, que impediu um novo confronto baiano no Cupe ao vencer Bruno Galini pelo apertado placar de 9.57 a 9.30.

Galini fez a maior nota do dia (8.67) na vitória sobre o conterrâneo Franklin Serpa nas oitavas e perdeu a chance de subir ao pódio depois de cair na finalização de uma esquerda no duelo contra Galvão.

O atleta precisava de 4.57 para virar e somou 4.30 em duas tentativas. Com o resultado, Galini finaliza a etapa em quinto lugar e embolsa R$ 4.650.

Renato Galvão derrota Bruno Galini em duelo acirrado nas quartas. Foto: Fábio Minduim.

Depois de passar pelo três vezes campeão brasileiro Peterson Rosa nas oitavas e Bruno Galini nas quartas, Renato Galvão comemorou a bela campanha.

“Gosto muito daqui. Já venci uma etapa da divisão principal aqui mesmo no Cupe, uma da divisão de acesso em Maracaípe (outra praia de Ipojuca), então estou feliz por ter passado a bateria, mesmo dando alguns vacilos de forçar muito as manobras”, falou o recordista com cinco etapas vencidas na história da divisão principal e campeão brasileiro de 2004 e 2007.

“Não consegui me achar naquele mar grande de Ubatuba na primeira etapa, mas agora já tenho esse bom resultado para encostar nos líderes e, se Deus quiser, vamos atrás de mais um título brasileiro esse ano”.

Também pararam nas quartas Hizunomê Bettero, Jean da Silva e Messias Félix. Jean foi vítima do alagoano Tânio Barreto, que vem competindo com maestria no Cupe, enquanto Messias caiu numa bateria acirrada contra Alan Jhones, autor de 12.60, contra 12.40 do cearense.

Tanio Barreto faz bonito na praia do Cupe, Ipojuca (PE). Foto: Fábio Minduim.

Com muita determinação, Tanio derrotou o baiano voador Alandreson Martins e o catarinense Jean da Silva. "Tive um começo de temporada difícil porque me machuquei feio em Fernando de Noronha (PE), uma torção no joelho (esquerdo) que deixou muito triste”, conta Tânio.

“Mas, agora está tudo bem e estou muito focado. Quando fico assim, consigo dominar as baterias e hoje foi um dia perfeito. Acordei bem, deu tudo certo e continuo aí na busca pelo bicampeonato brasileiro”, promete o alagoano que há muitos anos mora em Florianópolis (SC) e já faturou o título brasileiro uma vez, em 2001.

Neste domingo, a prova recomeça às 9:30 horas com as semifinais da categoria feminina.

Semifinais do Brasil Surf Pro
1 Tanio Barreto (AL) x Alan Jhones (RN)
2 Renato Galvão (SP) x Rudá Carvalho (BA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário