terça-feira, 29 de junho de 2010

SuperSurf Internacional - Ricardinho puxa o limite.

Autor: SurfPE - Por: João Carvalho - 29/06/10 22:40- link fonte:


Ricardo dos Santos supera recorde de somatório da primeira etapa em Ubatuba. Foto: Daniel Smorigo.


O segundo desafio do SuperSurf Internacional, válido pelo WQS (World Qualifying Series) de nível 4 estrelas, começou nesta terça-feira (29/06) na praia de Maresias, São Sebastião (SP).

Clique aqui para ver as fotos

Em ondas de até 1 metro e formação boa, foram realizadas todas as baterias da primeira fase e metade da segunda, quando entram os cabeças-de-chave. A competição vai até domingo (4/07) na onda nota 10 do SuperSurf.

Isso porque em 10 anos de história do circuito organizado pela Editora Abril, que por uma década definiu os campeões brasileiros, 12 das 20 notas máximas foram recebidas em Maresias.

Agora o SuperSurf vale pontos no ranking mundial, mas o circuito continua e o melhor nas quatro etapas deste ano ganha um Peugeot de prêmio extra no encerramento da temporada, em outubro no Rio de Janeiro.

Com apenas 18 anos, o ubatubense Marco Aurélio ganhou em casa, na praia de Itamambuca, Ubatuba (SP), o primeiro SuperSurf Internacional. Aurélio se tornou o atleta mais jovem a vencer uma etapa na história do circuito iniciado em 2000.

A decisão do título em Ubatuba foi contra o experiente Danilo Costa, 32, potiguar que já defendeu o Brasil na elite mundial do ASP World Tour e fazia sua sexta final em etapas do SuperSurf. Os dois largaram na frente na corrida pelo Peugeot zerinho.

Marco Aurélio é o convidado da Editora Abril para a rodada dos cabeças-de-chave do SuperSurf de São Sebastião. Ele só estreia na 14ª bateria da segunda fase, a sexta a entrar no mar nesta quarta-feira.

Na terça-feira rolou até a oitava e alguns pré-classificados não chegaram a tempo de competir: o baiano Marco Fernandez na primeira bateria, o carioca Yuri Sodré na quarta, o paranaense Jihad Khodr na sexta e o catarinense Marco Polo e o paulista Mateus Toledo na última do dia.


Hizunomê Bettero chega em cima da hora, mas avança de fase no SuperSurf Internacional. Foto: Daniel Smorigo.

Outro paulista, Hizunomê Bettero, foi escalado na primeira da segunda fase, mas chegou na hora que ela estava iniciando e fez bonito, quebrando todos os recordes da rodada inicial de 16 baterias. Com um aéreo incrível, que valeu nota 8.17, Hizunomê venceu com 14.64 pontos, contra 13.50 do argentino Martin Passeri, que também avançou para a fase dos 32 melhores do SuperSurf Internacional.

“Cheguei só ontem do Farol de Santa Marta (SC), então fui para casa em Ubatuba pensando que só iria entrar amanhã (quarta-feira)”, diz Hizunomê Bettero. “Mas, meu irmão (Tamaê Bettero) entrou na primeira fase e me ligou dizendo que a minha ia rolar em seguida. Então só esperei meu pai chegar em casa e pegamos a estrada. Viemos correndo e chegamos no limite, começando a bateria. Bom que eu achei boas ondas, acertei um aéreo que valeu um 8.17 e me garantiu a vitória. Foi show”, completa Bettero.

O argentino Martin Passeri também era só felicidade. Ele venceu a primeira bateria do SuperSurf Internacional na praia de Maresias derrotando dois brasileiros e despachou mais um na abertura da fase dos cabeças-de-chave.

“Na minha primeira bateria eu estava mais nervoso, não conseguia achar ondas, mas tentei manter o foco e consegui ganhar uma bateria difícil com o Ricardo dos Santos, um garoto que vem surfando muito bem. Já essa segunda foi mais tranqüila porque peguei duas ondas boas, apesar de que o Hizunomê entrou atrasado e mesmo assim quebrou a bateria. Estou feliz por continuar na briga”, afirma Passeri.

Melhor do ano
Ricardo dos Santos não estreou bem, mas em sua segunda participação registrou um novo recorde de placar para o SuperSurf Internacional 2010. Com 15.43 pontos, ele superou todas as marcas da primeira etapa em Ubatuba.

Ricardinho igualou a nota 8.50 do pernambucano Halley Batista, que foi a maior recebida lá, mas somou um 6.93 para ultrapassar os 14.84 pontos do paulista Saulo Júnior também na estreia do SuperSurf no Circuito Mundial de Surf Profissional em Ubatuba.

“Eu venho de uma derrota no Farol de Santa Marta que doeu bastante no meu coração, mas não dá nem tempo de ficar pensando nisso, pois já tem outro evento seguido. Então procurei me concentrar em fazer manobras fortes, que é a melhor opção num mar assim”, conta Ricardo dos Santos, o recordista absoluto da etapa encerrada domingo no Farol de Santa Marta (SC), com nota 9.50 e 16.77 pontos. “Vamos em frente, seguindo na busca do meu objetivo, que é vencer uma etapa do Mundial WQS”, conta dos Santos.

Outro destaque do primeiro dia foi a apresentação de dois recordistas da história do SuperSurf iniciada no ano 2000. Na estreia no calendário do ASP World Star em Ubatuba, Robson Santos passou a ter o maior índice de vitórias em baterias, ganhando sete das nove disputadas, aproveitamento de 77,8%. Em Maresias, ele estreou colecionando mais um primeiro lugar, mas nem sabia destes números.

“Venho treinando muito forte há quatro meses e os resultados estão aparecendo. Eu confesso que não sabia deste recorde e fico feliz por isso. Certamente me deixa mais instigado para tentar me manter neste posto de melhor aproveitamento da história do SuperSurf. Muito bom saber disso”, fala Robson Santos.

Nesta bateria, o também ubatubense Odirlei Coutinho avançou em segundo lugar na sua 156ª vez que vestiu a camiseta de competição do SuperSurf, só não aumentando o seu outro recorde, de baterias vencidas, que permaneceu em 94.

“Bateria difícil para caramba. Optei pelas direitas que estão mais definidas e no final veio uma boa pra virar em cima do Pedro Henrique, que também surfa muito nessas condições de mar”, destaca Odirlei, que já venceu o SuperSurf de São Sebastião em 2004.

O evento é transmitido ao vivo pelo site SuperSurf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário