sexta-feira, 4 de junho de 2010

Oakley Pro Junior - Krystian Kymerson joga duro.

Autor: SurfPE - Por Fernando Iesca - 03/06/10 - 12:00 - link fonte:


Oakley Pro Junior 2010 reúne os melhores da nova geração. Foto: Basílio Ruy / Oakley.

Todas as baterias da repescagem do Oakley Pro Junior 2010 foram para a água nesta quinta-feira (3/6) na praia da Joaquina, Florianópolis (SC), em ondas com cerca de 1 metro. A prova é válida como decisão do título brasileiro Sub-20.

Clique aqui para ver as fotos de ação

Clique aqui para ver as fotos de ambiente

As ondas ainda não alinharam completamente, mas apresentaram melhora significativa em relação ao dia anterior e proporcionaram a pista de manobra que a nova geração precisava para mandar ver no show de manobras.

Quem encontrou as melhores e quebrou tudo foi o capixaba Krystian Kymerson, que em duas direitas da série trabalhou forte da base ao lip com manobras potentes e bem colocadas. Ele não deu chances ao paulista Luan Carvalho e com notas 7.07 e 6.00, venceu o duelo pelo placar de 13.07 a 8.43, além de atingir a melhor soma do dia.

Krystian Kymerson garante a melhor soma. Foto: Basílio Ruy / Oakley.

"O mar está bem melhor e agora deu para mostrar o surf. O vento parou um pouco e estou muito feliz por ter conseguido passar esta bateria, que foi bem disputada. Ainda está um pouco mexido, mas consegui achar boas ondas para garantir as notas que precisava", explica Krystian Kymerson.

"Agora vou tentar dar uma dura no terceiro round, para se Deus quiser chegar à final e ganhar. O objetivo é conquistar o título, assim como todo mundo. Este campeonato é muito importante para a molecada", ressalta o capixaba, que no ano passado faturou a categoria Open do Brasileiro Amador.

Quem também recuperou a posição e comandou as ações nesta quinta-feira na Joaquina, foi o paulista Caio Ibelli. Ele começou o duelo forte com notas 5.17 e 7.33, a melhor do dia, conquistadas com manobras fortes e bem defnidas nas partes mais críticas da onda.

Ele ainda tentou radicalizar ao máximo nas próximas e arrancou um aéreo muito alto, porém pecou na finalização e encerrou o placar do confronto em 12.50 a 4.70, sem dar chance alguma de reação ao catarinense Persio Nobrega, que acabou eliminado da prova.

Caio Ibelli arrisca tudo. Foto: Basílio Ruy / Oakley.

"Logo que comecei a bateria tentei garantir duas notas boas e depois resolvi arriscar, pois se eu voltasse de um aéreo eu sabia que teria uma nota alta, mas infelizmente não consegui voltar de um que seria bom, mas valeu, consegui me divertir bastante, a bateria foi bem legal", conta Caio Ibelli.

"O mar mudou para melhor e deu uma acertada em relação a ontem. O vento não está mais atrapalhando tanto e em alguns momentos ela pega de terral na direita. Está bem divertido, mas ainda está de manobras, não está muito para aéreos, só em uma ou outra direita que dá pra encaixar um aéreo ou um tubo", analisa o atleta do Guarujá.

"Agora estou mais tranquilo, ontem fiquei meio nervoso que eu tinha perdido, mas hoje já estou mais calmo. Foi só mais uma bateria no campeonato a mais do que os outros, mas isto não é nada. É bom para aquecer e ficar com mais vontade de ganhar", revela Caio Ibelli, que é um dos cabeças-de-chave do evento e recupera seu posto na competição com a vitória na repescagem.

O baiano Marco Fernandez também fez bonito e foi um dos destaques da rodada. Ao contrário de todos outros competidores, ele garantiu sua vitória por dentro dos canudos, que apareceram poucas vezes no dia, mas ele soube aproveitá-los perfeitamente.

Marco Fernandez passa por dentro ao terceiro round. Foto: Basílio Ruy / Oakley.

Entocado para a direita, ele garantiu notas 5.17 e 5.27, para despachar o ubatubense Geovani Ferreira que também apresentou boa performance, mas não foi capaz de detê-lo. O placar final foi de 10.44 a 9.87 pontos.

"Na verdade a onda está bem complicada e eu nem fui procurando o tubo, até fiquei em dúvida. Arrisquei em uma onda que estava fechando, mas graças a Deus arrumei um chapeuzinho meio apertadinho. No segundo já dei uma andada, porém a saída foi meio na espuma", explica Marco Fernandez.

"O nível da galera está muito alto, um está puxando o outro e com certeza as próximas disputas serão bem acirradas. As manobras que estão sendo melhores valorizadas são aquelas na parte crítica e jogando muita água, como as batidas que podem impressionar. É sempre importante também ter aquela radicalidade e inverter nas manobras, que sempre fazem valer um pouco mais", complementa o baiano.

Ele ainda entrou na água na segunda bateria do terceiro round e mais uma vez se deu bem. Por 9.74 a 8.24, ele despachou o catarinense Ricardo dos Santos.

No último duelo da repescagem, quem recupertou a posição foi o catarinense Bruno Morais que por 12.43 a 9.40 derrotou o ubatubense Marco Aurélio, único competidor que já faturou uma etapa do WQS.

Para vencer, ele investiu nas ondas da série e veio trocando de borda até o inside, onde as ondas estão encaixando melhor, para depois finalizar com manobras fortes. A estratégia deu certo ele arrancou 6.33 pontos em sua melhor nota.

"Agora estou bem mais tranquilo. O mar está ajudando também, melhorou bastante. Estava com uma prancha maior, resolvi trocar por uma menor e deu certo. Espero continuar pegando boas ondas até o final do evento e se Deus quiser levar este título para a praia do Rosa", diz Bruno Morais.

Na sequência entraram na água as três primeiras baterias do terceiro round e além de Marco Fernandez, quem também avançou foi o francês Medi Veminardi e o catarinense Caue Wood. O ubatubense Matheus Toledo e o carioca Felipe Braz estão fora.

Yuri Gonçalves rasga na Joaquina. Foto: Basílio Ruy / Oakley.

Vaga na elite nacional Além de decidir o título Sub-20 da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp), o campeão do Oakley Pro Junior também ganha convite para participar de todas as etapas do Brasil Surf Pro, divisão principal do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional.

Alejo Muniz já está aproveitando a chance este ano, competindo em igualdade de condições de faturar o título máximo do surfe nacional, sem precisar seguir o caminho normal de classificação para a elite pelos rankings de acesso da Abrasp.

Uma nova chamada para reinício do evento acontece nesta sexta-feira às 7 horas.

Terceira fase do Oakley Pro Junior 2010

1 Medi Veminardi (Fra) 8.64 x Matheus Toledo (SP) 4.70
2 Marco Fernandez (BA) 9.74 x Ricardo dos Santos (SC) 8.24
3 Caue Wood (SC) 8.67 x Filipe Braz (RJ) 6.53
4 Santiago Muniz (SC) x Vicente Romero (SC)
5 Krystian Kymerson (ES) x Bruno Morais (SC)
6 Yuri Gonçalves (SC) x Bruno Lopes (SC)
7 Daniel Gonçalves (RJ) x Bryan Franco (SP)
8 Jessé Mendes (SP) x Diego Michereff (SC)
9 Miguel Pupo (SP) x Gustavo Araújo (SP)
10 Rafael Teixeira (ES) x Marthen Pagliarini (SC)
11 Jonathan Busetti (SC) x Italo Ferreina (RN)
12 Tamae Bettero (SP) x Ian Gouveia (PE)
13 Peterson Crisanto (PR) x Luan Wood (SC)
14 Caio Ibelli (SP) x Luel Felipe (PE)
15 Yan Guimarães (RJ) x Júlio Terres (SC)
16 Thiago Guimarães (SP) x Pedro Husadel (SC)

Repescagem

1 Diego Michereff (SC) 9.76 x Gustavo Sanches (RN) 5.30
2 Gustavo Araújo (SP) 6.04 x Matheus Navarro (SC) 3.77
3 Jonathan Busetti (SC) 8.84 x Odarci Nonato (SP) 7.23
4 Krystian Kymerson (ES) 13.07 x Luan Carvalho (SP) 8.43
5 Yuri Gonçalves (SC) 9.83 x Thomas Demétrio (CE) 6.74
6 Tamae Bettero (SP) 5.76 x Kalani Silva (SP) 4.53
7 Thiago Guimarães (SP) 8.17 x Cainã Barletta (SC) 7.70
8 Marco Fernandez (BA) 10.44 x Geovani Ferreira (SP) 9.87
9 Caio Ibelli (SP) 12.50 x Persio Nobrega (SC) 4.70
10 Raphael Teixeira (ES) 9.36 x Thayson de Souza (SC) 2.67
11 Daniel Gonçalves (RJ) 7.77 x Ícaro Lopes (CE) 7.67
12 Bryan Franco (SP) 9.17 x Lucas Silveira (RJ) 7.50
13 Marthen Pagliarini (SC) 9.33 x João Paulo Abreu (SC) 8.10
14 Italo Ferreira (RN) 9.74 x Nathan Brandi (SP) 7.20
15 Bruno Lopes (SC) 7.63 x Ian Daberkow (SC) 4.97
16 Bruno Morais (SC) 12.43 x Marco Aurélio (SP) 9.40



Nenhum comentário:

Postar um comentário