terça-feira, 1 de junho de 2010

Oakley Pro Jr - Joaquina - Previsão de altas ondas na ilha.

Autor: SurfPE - Por: JOÃO CARVALHO - 01/05/10 - 15:03 - link fonte:



Cartaz do Oakley Pro Junior - foto: reprodução.

Previsão de ondas grandes e muito frio na semana de decisão do título brasileiro profissional Sub-20. O Oakley Pro Junior começa terça-feira em Florianópolis, com expectativa de condições desafiadoras para a nova geração na Praia Joaquina.

“Um ciclone extratropical deve começar a agir sobre Santa Catarina a partir desta segunda-feira, com possibilidade de ressaca em Florianópolis e ondas podendo chegar a três metros de altura na terça-feira”, alertou o ClicRBS.com.br, sobre a previsão dos próximos dias para Santa Catarina.

Terça-feira é o dia que inicia o prazo do Oakley Pro Junior, que vai até domingo em Florianópolis. O título brasileiro é decidido no formato das etapas do ASP World Tour, com 48 competidores e repescagem para os que não vencerem na primeira fase.

Os dezesseis melhores do ano passado que não ultrapassaram o limite de 20 anos de idade, entram direto no evento principal. E os 32 que completam a rodada inicial, saem da triagem para até 64 surfistas, classificando-se os dois primeiros em cada uma das dezesseis baterias.

Um dos cabeças de chave é Miguel Pupo, que chega a Florianópolis como forte candidato ao título brasileiro no Oakley Pro Junior. Ele venceu as duas seletivas sul-americanas para o Mundial Pro Junior da ASP realizadas no Brasil esse ano e os adversários serão praticamente os mesmos que competirão até domingo na Ilha da Magia.

Pupo e o também paulista Jessé Mendes são os primeiros do ranking de 2009 em Florianópolis. Eles dividiram o terceiro lugar nas semifinais contra o campeão brasileiro Alejo Muniz e o vice, Jadson André, em Itajaí (SC) no ano passado, que não participarão da edição 2010 na Praia da Joaquina.

O catarinense já tinha uma viagem marcada para essa semana e o potiguar hoje é o número 4 do ASP World Tour, depois da espetacular vitória na final com Kelly Slater em Imbituba, encerrando um longo jejum de 12 anos sem títulos verde-amarelos na etapa brasileira.

Porém, o principal motivo da ausência de Jadson André no Oakley Pro Junior, que é realizado pelo seu patrocinador, foi o falecimento da sua avó na semana passada, enquanto disputava uma etapa do WQS na Praia Mole da mesma Florianópolis.

O caminho está aberto e o novo campeão Pro Junior da Associação Brasileira de Surf Profissional vai ser decidido em um verdadeiro desafio no mar da “Joaca”, pelo que indicam as previsões dos próximos dias para o litoral catarinense. Do limite máximo de oitenta participantes, 64 entram na triagem do primeiro dia e a chamada para o início está marcada para as 8 horas da terça-feira na Praia da Joaquina. Os top-16 de 2009 ficam mais tranqüilos, aguardando as dezesseis baterias que definem os seus primeiros adversários.

Além de Jessé Mendes e Miguel Pupo, dos dezesseis melhores surfistas do Oakley Pro Junior 2009 no pico do Atalaia, em Itajaí, mais sete estão confirmados como cabeças de chave em Florianópolis. São eles, por ordem de posição no ranking, Peterson Crisanto (PR), Santiago Muniz (SC), Matheus Toledo (SP), Yan Guimarães (RJ), Gustavo Sanches (SP), Matheus Navarro (SC) e Jonathan Busseti (SC).

Entre os top-16 do ano passado, sete não participarão do Oakley Pro Junior 2010 nesta semana na Praia da Joaquina. Alejo Muniz e Jadson André pelos motivos citados acima. Alguns já estouraram o limite de idade, como Franklin Serpa (BA), Alex Ribeiro (SP), Emerson Silva (SP) e Charlie Brown (CE). E a sensação do surfe brasileiro, Gabriel Medina (SP), já se concentra em buscar classificação para o ASP World Tour.

VAGA NA ELITE NACIONAL - Além de decidir o título sub-20 da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP), o campeão do Oakley Pro Junior também ganha convite para participar de todas as etapas do Brasil Surf Pro, Divisão Principal do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional. Alejo Muniz já está aproveitando a chance esse ano, competindo em igualdade de condições de faturar o título máximo do surfe nacional, sem precisar seguir o caminho normal de classificação para a elite pelos rankings de acesso da ABRASP.

Com patrocínio exclusivo da Oakley, o Oakley Pro Junior conta com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Fundação Municipal de Esportes, da Power Balance, Gráfica Formag´s, Joaquina Beach Hotel e Restaurante Maurílio II. É homologado pela Confederação Brasileira de Surf (CBS) e pela Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP), que organiza o evento em conjunto com a Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e Associação de Surf da Joaquina (ASJ). O Oakley Pro Junior conta com divulgação da Revista Fluir e Waves e apóia a preservação da Lagoa da Conceição - www.salvealagoa.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário