sexta-feira, 4 de junho de 2010

Hawaii decreta reservas de surfe em Oahu


Autor: SurfPE - por:Lenny Klompus - 04/06/10 - 13:35 - link

Banzai Pipeline num dia clássico - foto: sean davey

Governadora Havaiana reconhece a importância cultural, histórica e a significância do esporte no estado

A governadora Linda Lingle emitiu hoje um decreto para estabelecer reservas de surfe, duas das áreas mais importantes e bem conhecidas do surfe do Havaí.

A ordem executiva reconhece a atividades culturais, esportivas e de importância histórica dos importantes sítios de surfe no Havaí e promove a conscientização do público sobre a importância de proteger, nutrir e desenvolver os mundialmente famosos sítios de surfe do Hawaii.

A ordem da governadora institui a Reserva de surfe Duke Kahanamoku, que inclui os picos de surf delimitada pela Ala Wai e pelo Memorial de Guerra Waikiki Natatorium, bem como a Reserva de Surfe do North Shore, que inclui os picos de surfe desde a Praia de Alii em Haleiwa até a famosa praia do Sunset. Ambas as reservas de surf estão localizados nas águas de Oahu.

O Havaí tem alguns dos sítios de surfe mais famosos e bonitos do mundo e os seus nativos, como o senador Fred Hemmings, que merecidamente ganhou reconhecimento internacional no esporte do surf, disse a governadora Lingle. Estou satisfeita, podemos reconhecer formalmente as atividades culturais, esportivas, e de significado histórico do surfe no Havaí.

O decreto não prevê qualquer dinheiro para as reservas do surfe, mas permite que o Departamento de Terras e Recursos Naturais (DLNR), que é legalmente responsável pela gestão de todas as águas e áreas costeiras do estado, receba doações que poderiam ser usados para colocar sinais ou marcações que identifiquem as reservas de surf.

Além disso, no âmbito do decreto, a DLNR pode ajudar a promover colaborações federais, estaduais e municipais na identificação, melhora e proteção das reservas de surfe do Havaí.

A idéia de designar reservas de surfe no Havaí foi introduzida pela primeira vez durante a sessão de 2010 da Assembléia Legislativa do Estado do Havaí pelo senador Fred Hemmings, um ex-Campeão Mundial de Surf. A proposta do senador Hemmings foi aprovada por unanimidade no Senado do Estado.

A idéia do Sen. Hemmings de estabelecer reservas de surf no Havaí foi modelada após o Programa Nacional de Reservas de Surfe da Austrália, que reconhece atualmente cerca de uma dúzia de sítios de surfe em toda a Austrália por causa de seu valor como patrimônio ambiental, desportivo e cultural.

"O Havaí é a gênese do surf", disse o senador Hemmings. "Nós temos de recuperar a liderança mundial cultural e desportivas no surfe, e as reservas de surfe é um passo nessa direção. Eu agradeço à governadora Lingle pelo estabelecimento das reservas de surf no Havaí ".


Nenhum comentário:

Postar um comentário