quarta-feira, 16 de junho de 2010

Brasil Radical Encontro promove esportes de ação.

Autor: SurfPE - Por: Carolina Campos - 16/06/10 - 15:01 - link fonte:


Presidente Lula recebe enviado pelo campeão mundial da modalidade, Bob Burnquist. Foto: Divulgação.

A terceira Conferência Nacional do Esporte (CNE) aconteceu entre os dias 3 e 6 de junho em Brasília (DF).
O encontro contou com a participação de aproximadamente 1.500 pessoas e cerca de 200 eram defensores dos Esportes Radicais.

Durante o evento, foram realizadas 440 etapas municipais, 350 regionais e 650 etapas livres. A delegação cearense foi formada por 65 representantes, sendo 50 representando o Estado e 15 a capital.

Para Carlos Alves, Coordenador dos Esportes Radicais da Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel), a CNE foi um marco para o esporte no país. “Por ter como tema central o plano decenal, consideramos que foram fundamentais os encaminhamentos decorrentes do encontro”, considera Alves.

Membro do grupo temático Alto Rendimento, Carlos destaca a aprovação por unanimidade do projeto Brasil Radical. “Esta foi uma demanda vinda da Conferência Livre de Esportes Radicais que aconteceu em Fortaleza, aprovada tanto na Conferência Municipal quanto na Estadual. Com sua aprovação na CNE, conseguimos assegurar uma política pública federal específica para os Esportes Radicais”, comemora o coordenador.

Segundo Alves, a meta do Ministério do Esporte é incluir o Brasil, nos próximos dez anos, entre os dez maiores países olímpicos e os cinco maiores paraolímpicos. “Os esportes radicais já estão incluídos neste perfil. Já estamos entre os melhores em diversas modalidades como o surf, skate, bicicross, motocross, kitesurf, asa-delta, dentre tantos outros”, afirma Carlos Alves.

Presidente radical Durante a solenidade de abertura, Carlos Alves presenteou o Presidente Lula com um skate enviado pelo campeão mundial da modalidade, Bob Burnquist. “Estava ali representando todos os skatistas do país. Foi um ato simbólico, mas que demonstrou que o presidente está atento as nossas causas” considera.

Pesquisas recentes apontam que, no país, mais de 3 milhões de pessoas praticam skate. “Isto representa um aumento de cerca de 20% de novos praticantes a cada dois anos. Com os investimentos no esporte tanto no Ceará, com a construção de novas pistas realizadas pelo Governo Cid Gomes, quanto com as novas políticas públicas voltadas aos esportes radicais, a tendência é que estes números aumentem ainda mais”, comemora Alves.


Nenhum comentário:

Postar um comentário