quinta-feira, 29 de abril de 2010

Surfista `monta` no lombo de um tubarão no Havaí.

Autor: redação SurfPE - por: Surfrider Foundation - 29/04/10 - 12:56 - link fonte: http://www.surfguru.com.br/noticias/noticia.asp?id=2575

A prancha de Jim Rawlinson foi mordida por um tubarão de 4,5 metros enquanto ele surfava em Hanalei Bay, no Hawaii.

O tubarão mordeu a rabeta da prancha de Jim, que escorregou até montar sobre o bicho, e depois que o tubarão foi embora, ele continuou a surfar.

É um surfe que Jim Rawlinson jamais esquecerá. Rawlinson, 68 anos, estava surfando em Hanalei Bay, no Kauai na semana passada, quando ele foi levantado para fora da água.

Quando o tubarão tigre, estimado em 4,5 metros, começou a mastigar a rabeta de sua prancha, Rawlinson (que teve que ser a pessoa mais calma do mundo) simplesmente deslizou para baixo em direção à rabeta da prancha e caiu em cima do lombo do tubarão!

Jim foi capaz de retirar o seu leash e, quando o tubarão ficou cansado de comer pedaços de espuma, Rawlinson recuperou a sua prancha, pegou algumas poucas ondas e, em seguida, remou para a praia uma hora mais tarde.

Nós não sabemos o que é mais incrível - o fato de Jim sobreviver sem um arranhão, ou porque ele continuou a surfar depois de ser atacada por um tubarão!

O residente de Kauai Leslie McTaggart, que estava a alguns metros de distância de Jim Rowlinson, surfando no pico, disse que a água "borbulhou", quando o tubarão nadou para perto e deu uma mordida no longboard azul de Rowlinson, em torno de 04:00 da tarde. McTaggart gritou por ajuda no momento, pensando que o tubarão tivesse puxado Rowlinson para o fundo.

Quando reapareceu, Rowlinson aparentemente tinha mergulhado de sua prancha para desconectar a cordinha ao redor de seu tornozelo.

"O tubarão estava cuspindo pedaços da prancha bem debaixo de mim", disse McTaggart, observando a sua cauda batendo na água. "O cara podia ter morrido."

Com base nas marcas de dentes encaixados na prancha, o biólogo marinho Terry Lilley da fundação Save Our Seas disse que o tubarão tinha provavelmente 14 pés (4,5 metros) de comprimento. Ele estimou isso baseando-se no tamanho da base do dente medindo 1,25 polegadas (3 cm).

Lilley e McTaggart comparou a experiência com o ataque que ocorreu há vários anos atrás, quando Bethany Hamilton foi atacada por um tubarão tigre de 4,5 metros enquanto surfava em tunnels, nas proximidades. Hamilton perdeu o braço no incidente 31 de outubro de 2003, mas retornou ao surfe competitivo dentro de um ano.

Lilley, que rotineiramente observa tubarões enquanto mergulha, foi na baía fazer uma filmagem de alta definição subaquática no momento do ataque. Apesar de ela não ter uma imagem clara, ela disse que suspeita que o tubarão foi caçar tartarugas marinhas, uma de suas fontes de alimento principal.

Quando um tubarão está a caça da tartarugas, a tartaruga irá tentar escapar nandando em direção ao recife mais próximo onde ela pode melhor utilizar a casca dura para proteção, Lilley disse.

As tartarugas também irão empregar uma manobra rolagem para minimizar as chances de um tubarão morder uma de suas nadadeiras.

Lilley disse que o tubarão envolvido neste incidente estava perseguindo provavelmente uma tartaruga, quando equivocadamente mordeu a prancha. Ele disse que Rowlinson observou uma rápida mancha "amarela", que poderia ter sido barriga de uma tartaruga, um pouco antes do tubarão morder a sua prancha.

"O problema é que todos parecem tartarugas", disse McTaggart de vista de um tubarão de surfistas sentados em suas pranchas na água.


Nenhum comentário:

Postar um comentário