sábado, 3 de abril de 2010

Rip Curl Pro Mineirinho avança em Bells.

Autor: redação SurfPE - Por: João Carvalho - 03/04/10 - 15:03 - link fonte:

Adriano de Souza manobra durante a primeira fase Rip Curl Pro 2010. Foto: © Kirstin / ASP World Tour.

Depois de quatro adiamentos seguidos, a ansiedade dos surfistas era tão grande para competir que eles mesmo pediram ao diretor de prova para o Rip Curl Pro Bells Beach ser iniciado no sábado. As condições não eram as melhores ainda, com séries irregulares de 1 metro no mar em transformação. Mas, a segunda etapa do ASP Tour 2010 começou assim mesmo, logo após a vitória de Stephanie Gilmore sobre a peruana Sofia Mulanovich no feminino.

Foram realizadas dez das dezesseis baterias da fase classificatória. Quatro dos cinco representantes do Brasil competiram e só Adriano de Souza estreou com vitória, passando direto para a terceira rodada do Rip Curl Pro. Ele não deu chances aos seus adversários e ganhou por 15,07 pontos, placar que foi superado apenas pelo defensor do título em Bells, Joel Parkinson. O australiano cravou exatos 16 pontos no penúltimo confronto do dia.

Nele, o paulista Gabriel Medina, um dos três convidados da Rip Curl para esta etapa, ficou em segundo lugar, superando o experiente Chris Davidson. Mas, só o vencedor se classifica e os outros dois caem para a repescagem. Ele agora vai encarar um dos gêmeos Hobgood, o campeão mundial de 2001, C. J., na segunda bateria da repescagem. E o outro, Damien Hobgood, será o adversário de Neco Padaratz na quarta. O catarinense ficou em último na disputa vencida pelo líder isolado do ASP One Ranking, Taj Burrow.

Já seu conterrâneo, Marco Polo, foi o segundo colocado na bateria de estréia do nove vezes campeão mundial Kelly Slater, mas ainda não sabe quem pegará no sexto duelo da repescagem. Slater foi o primeiro cabeça-de-chave a vencer no sábado.

Outros quatro norte-americanos como ele já haviam sido mandados para a repescagem. O havaiano Andy Irons despachou Dane Reynolds na bateria inaugural do Rip Curl Pro 2010, o australiano Luke Stedman superou Damien Hobgood, o francês Jeremy Flores derrotou Bobby Martinez em sua última onda e C. J. Hobgood perdeu para o português Tiago Pires. Em seguida os brasileiros começaram a estrear.

Com notas 8 e 6 nas duas melhores ondas que surfou, Kelly Slater ganhou fácil a quinta bateria. Marco Polo só conseguiu somar 8,16 pontos e o veterano Mick Campbell apenas 7,84, com os dois indo para a repescagem. Na disputa seguinte, o paulista Adriano de Souza igualou a nota 8 de Slater e ainda computou um 7,07 para fazer o maior placar do dia até ali, 15,07 pontos, contra 11,56 do australiano Blake Thornton e 10,77 do havaiano Kekoa Bacalso.

Mineirinho saiu do mar e entrou Neco Padaratz para encarar o líder do ranking, Taj Burrow, além do número 1 do WQS no ano passado, Daniel Ross. Os dois australianos pegaram as melhores ondas que entraram na bateria e Burrow levou a melhor marcando 14,26 pontos, contra 13,27 de Ross, com o catarinense ficando em último com 9,13 pontos.

O bicampeão mundial Mick Fanning confirmou o favoritismo na bateria seguinte, assim como Joel Parkinson, que bateu os recordes de Adriano de Souza com a nota 8,17 e os 16 pontos do placar da vitória sobre Gabriel Medina.

Este foi o penúltimo confronto do sábado em Bells Beach e no último mais um cabeça-de-chave foi despachado para a repescagem, Bede Durbidge. Três australianos disputaram essa décima bateria e Bede ficou em último na vitória de Adrian Buchan.

Restaram seis para fechar a fase de apresentação dos 48 participantes do Rip Curl Pro e o potiguar Jadson André é o único brasileiro que ainda não estreou em Bells Beach. Ele pega o australiano Tom Whitaker e o norte-americano Brett Simpson na 13.a bateria, ou a terceira do próximo dia de competição na Austrália.

Foi marcada uma chamada para as 7:30 horas do domingo de Páscoa na Austrália e a expectativa é de que as disputas sejam reiniciadas as 8:00 horas, pois as ondas já estavam subindo durante todo o dia no sábado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário