domingo, 18 de abril de 2010

Pro Junior no Bispo - Pupo e Nathalie vencem.

Autor: redação SurfPE - Por João Carvalho em 18/04/10 11:49 - link fonte:


Miguel Pupo fatura Vida Marinha Pro Junior e mantém invencibilidade no ranking sul-americano da ASP. Foto: Basílio Ruy.


O paulista Miguel Pupo manteve 100% de aproveitamento na corrida do título sul-americano Pro Junior da ASP South America.

A segunda vitória foi no Vida Marinha Pro Junior em Balneário Barra do Sul, que terminou no sábado de boas ondas de meio a 1 metro na praia do Bispo.

Na feminina, a paranaense Nathalie Martins foi a melhor na final, batendo a campeã sul-americana Diana Cristina e a local de Barra do Sul, Gabriela Leite, que ficou em quarto, com a paulista Camila Cássia sendo a vice-campeã no litoral norte de Santa Catarina.

“Depois de um primeiro dia em que as condições do mar estiveram muito ruins, com ondas inferiores a meio metro, o segundo e decisivo dia do Vida Marinha Pro Junior foi brindado com ótimas ondas que variaram entre meio a 1 metro com muito boa formação, abrindo esquerdas e direitas que proporcionaram um verdadeiro show de surf”, descreveu Klaus Kaiser, Tour Manager do ASP South America Pro Junior Tour.

Um ótimo público compareceu à praia do Bispo no último dia do Vida Marinha Pro Junior, que poderia terminar no domingo, mas antecipou as finais para aproveitar as ótimas condições do mar no sábado em Barra do Sul, única cidade que tem um surfista no brazão oficial do município no Brasil.

Gabriela Leite ainda colocou Santa Catarina no pódio feminino, mas no masculino nenhum finalista era do estado.

O paulista Miguel Pupo já havia batido o atual campeão sul-americano, Alejo Muniz, no Quiksilver Pro Junior que abriu a corrida do título de melhor surfista sub-20 do continente no Rio de Janeiro.

O catarinense não pôde competir em Barra do Sul e Miguel Pupo comandou o show nas ondas da Praia do Bispo, encabeçando a lista de recordes do Vida Marinha Pro Junior em Santa Catarina.

A melhor apresentação foi nas quartas-de-final, quando arrancou a maior nota do evento – 9,83 – para registrar o maior placar do campeonato – 18,33 pontos. Bateu suas próprias marcas das oitavas-de-final, 17,17 pontos e 9,07 na melhor onda. Miguel ainda fez a terceira maior pontuação em Barra do Sul na semifinal, 16,86 pontos.

Na grande final, Pupo confirmou a boa fase e deixou o paranaense Peterson Crisanto de vice-campeão, o fluminense Yan Guimarães em terceiro e o paulista Thiago Guimarães na quarta colocação. Lidera o ranking sul-americano e a corrida pelas quatro vagas para o Circuito Mundial Pro Junior da ASP com 100% de aproveitamento dos 3.000 pontos disputados. Peterson Crisanto agora é o vice-líder com 2.320 pontos.

O terceiro colocado é o capixaba Kyrstian Kymmerson, que foi até as semifinais em Barra do Sul e soma 2.070 pontos. Já o catarinense Alejo Muniz não competiu e agora divide o quarto lugar com o baiano Marco Fernandez e o paulista Caio Ibelli, todos com 1.720 pontos.
Além das quatro vagas do ASP South America Pro Junior Tour, os dois surfistas do continente com até 20 anos de idade mais bem colocados no ASP One Ranking, completarão o time sul-americano no Mundial Pro Junior.

No masculino, são 48 participantes e na categoria feminina apenas 18 competidoras. Cada um dos sete escritórios regionais da ASP indicam duas representantes e a paraibana Diana Cristina continua soberana nas seletivas da América do Sul.

Ela já é bicampeã sul-americana sub-20 e lidera a corrida pelo terceiro título. A paulista Camila Cássia segura a segunda vaga para o Mundial Pro Junior no momento, mas Nathalie Martins entrou na briga com a vitória no Vida Marinha Pro Junior.

Mais duas seletivas estão confirmadas no ASP South America Pro Junior Tour 2010, ambas também em Santa Catarina.

A próxima é o Mormaii Pro Junior nos dias 30 de julho a 1o de agosto na praia da Ferrugem, em Garopaba, no litoral Sul. Na semana seguinte, voltam ao Norte do estado para disputar o Oceano São Chico Pro Junior na Prainha de São Francisco do Sul, nos dias 6 a 8 de agosto.
Resultados do Vida Marinha Pro Junior

Masculino

1 Miguel Pupo (SP)
2 Peterson Crisanto (PR)
3 Yan Guimarães (RJ)
4 Thiago Guimarães (SP)

Feminino

1 Nathalie Martins (PR)
2 Camila Cássia (SP)
3 Diana Cristina (PB)
4 Gabriela Leite (SC)

Ranking masculino

1 Miguel Pupo (SP) 3000
2 Peterson Crisanto (PR) 2320
3 Krystian Kimmerson (ES) 2070
4 Alejo Muniz (SC) 1720
5 Marco Fernandez (BA) 1720
6 Caio Ibelli (SP) 1720
7 Marthen Pagliarini (SC) 1610
8 Thiago Guimarães (SP) 1470

Ranking feminino
1 Diana Cristina (PB) 2230
2 Camila Cássia (SP) 1955
3 Nathalie Martins (PR) 1833
4 Barbara Segatto (ES) 1705
5 Barbara Muller (SC) 1470
6 Gabriela Leite (SC) 1420
7 Natali Paola (SP) 1285
8 Juliana Meneghel (SP) 1250



Nenhum comentário:

Postar um comentário