terça-feira, 27 de abril de 2010

Big Wave World Tour - Pernambucano Carlos Burle leva o caneco.

Autor: redação SurfPE - Por Redação Waves - 27/04/10 - 19:30 - link fonte:

Carlos Burle (de boné ao centro) comemora o primeiro título do mundial de ondas grandes. Foto: Scott Eggers.

No último sábado (24/04), o brasileiro Carlos Burle, 42, recebeu das mãos do lendário californiano Gary Linden o troféu de primeiro campeão do BWWT (Big Wave World Tour), o campeonato mundial de ondas grandes.

Realizada na sede da ONG Surfing Heritage Foundation, a cerimônia de premiação reuniu alguns dos maiores nomes do big surf mundial em San Clemente, Califórnia (EUA).

Atletas de alto nível como Peter Mel, Greg Long, Mark Healey, Danilo Couto, Ramon Navarro, Grant “Twiggy” Baker, Rusty Long, entre outros, prestigiaram o encontro.

O critério de julgamento para definir o primeiro campeão do BWWT contou com duas regras centrais: as etapas receberam um valor de acordo com o tamanho das ondas e apenas os finalistas de cada evento foram pontuados.

Com isso as chances de Burle levantar a taça se tornaram grandes, pois o pernambucano foi o único presente em todas as finais da temporada: Todos Santos (México), Mavericks (EUA), Punta Lobos (Chile) e Pico Alto (Peru).

Mas os outros candidatos, o havaiano Mark Healey, o norte-americano Greg Long e os sul-africanos Chris Bertish e Grant "Twiggy" Baker também tinham expectativas, já que cada um deles venceu uma disputa do ano.

No final Burle foi nomeado campeão com uma larga vantagem: 2.444 pontos, contra 1.690 de Mark Healey, 1.400 de Chris Bertish e 1.368 de Grant Baker.

Na entrega do cheque de US$ 5 mil, o brasileiro chamou todos os big riders presentes para erguerem o troféu em conjunto. “Este prêmio não pertence a mim. Pertence a todos vocês e ao esporte. Estamos fazendo história”, diz Burle.

“O que fazemos lá fora não é fácil. É a coisa mais estressante do mundo. Nunca sabemos quando nem onde as ondas vão quebrar. Temos de voar de última hora e ainda temos que lidar com as ondas gigantes. Estamos entre os seres humanos mais preparados do mundo”, completa o campeão.

A campanha do pernambucano começou em maio do ano passado, com um quinto lugar nas sólidas ondas de Punta Lobos. Logo depois, em julho, o atleta brilhou e conquistou o vice-campeonato na etapa peruana de Pico Alto.

Nos dois últimos eventos, realizados neste ano, destaque para a histórica atuação em Mavericks, onde Burle pegou a maior onda da competição enquanto todos os outros competidores fugiam para o canal. Apesar do quinto lugar na Califórnia a sensação que ficou é que, se ele completasse aquela craca, teria sido o campeão fácil.

Para finalizar a temporada o pernambucano foi quarto colocado na última etapa, realizada em março no pico de Todos os Santos, México.

Idealizado por Gary Linden, o Big Wave World Tour pretende acrescentar mais uma etapa para a temporada de 2010 / 2011. Gary também procura patrocinadores para o evento no México, já que neste ano não houve premiação e a disputa em Todos os Santos foi financiada pelo próprio Linden e por Greg Long.

“Todo mundo trabalhou de graça. Foi uma das coisas mais grandiosas que vivi na minha história do surf. Todo mundo estava lá porque queria”, afirmou Linden durante a cerimônia.

Para obter mais informações sobre o circuito mundial de ondas grandes, acesse o site Big Wave World Tour.

Ranking final do Big Wave World Tour 2009 / 2010

1 Carlos Burle (Bra)
2 Mark Healey (Haw)
3 Chris Bertish (Afr)
4 Grant Baker (Afr)
5 Peter Mel (EUA)
6 Shane Desmond (EUA)
7 Greg Long (EUA)
8 Shane Dorian (Haw)
9 Anthony Tashnick (EUA)
10 Dave Wassel (EUA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário