sexta-feira, 12 de março de 2010

Seletiva Petrobras - Jean avança na raça.

Autor: redação SurfPE - Por João Carvalho em 12/03/10 - 16:30 - link fonte:http://waves.terra.com.br/surf/noticia//jean-avanca-na-raca/40658?page=2
Jean da Silva supera intoxicação alimentar para avançar na praia do Rosa - Foto: Fábio Minduim / Maxsports.

O paulista Odirlei Coutinho continua defendendo o título da etapa da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino de Imbituba e o catarinense Jean da Silva a liderança do ranking da Divisão de Acesso de 2010.

Odirlei também é o atual campeão brasileiro desta competição. Eles estrearam na mesma bateria e passaram juntos para a terceira fase nas boas ondas de 1 metro da sexta-feira (12/03) ensolarada na praia do Rosa, no litoral Sul de Santa Catarina. Seus primeiros adversários no sábado são o paulista Flávio Nakagima e o baiano Aurélio Santana.

Odirlei Coutinho luta pelo bicampeonato da etapa. Foto: Fábio Minduim / Maxsports.


A primeira prova de 2.000 pontos para o ranking que define dez classificados para o Brasil Surf Pro, Divisão Principal do Circuito Brasileiro, termina neste domingo na praia que é considerada como uma das mais belas baías do mundo.

“A bateria foi difícil, principalmente porque o mar muda muito rápido. Eu estava focando as direitas e optei cair na frente do palanque aqui, onde elas estavam melhores. Consegui pegar duas boas e quem acha a onda certa vai surfar ela até o fim, porque abrem bastante para fazer várias manobras. Agora vamos pra próxima”, analisa Odirlei.

Rudá Carvalho registra 14.67 pontos na segunda rodada. Foto: Fábio Minduim / Maxsports.
Diferente de Odirlei, Jean da Silva não competiu nas melhores condições físicas. Passou mal antes da bateria, estava com febre e intoxicação alimentar desde quinta-feira. Mesmo assim, decidiu entrar no mar e se classificou em segundo lugar.

“Não pude dar meu gás total. Comi alguma coisa que me deixou mal a noite inteira. Estava me sentindo fraco e procurei me posicionar bem no mar para pegar as melhores ondas. Mas acho que dei sorte dos outros dois não acharem boas ondas”, diz Jean.

Com os resultados atualizados, os dois aparecem no topo do ranking da Divisão de Acesso. Isso porque o paulista Caio Ibelli, que era vice-líder, foi barrado. Com uma nota 9, na melhor onda surfada até agora na Seletiva Petrobras, o carioca Pedro Henrique venceu a bateria.

Já o paulista Emerson Piai, vice-campeão na praia do Rosa no ano passado, passou em segundo lugar para a rodada dos 48 melhores do campeonato. A primeira das três etapas da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino de 2010 foi iniciada na quinta-feira, com 96 surfistas participando da primeira rodada de 24 baterias.

Na sexta-feira, foi a vez das maiores estrelas da competição se apresentarem e os cabeças-de-chave confirmaram o favoritismo no primeiro confronto do dia.

Os dois tops da elite, o catarinense Tomas Hermes e o carioca Simão Romão, passaram pelo sergipano Isidorio Filho e Dennis Tihara, baiano que defendia uma das dez vagas para a primeira etapa do Brasil Surf Pro 2010 em 7 a 11 de abril.

Tomas Hermes também está na luta direta pela ponta do ranking 2010 da Divisão de Acesso. “É sempre mais difícil competir na primeira bateria do dia, então preferi pegar ondas intermediárias, mais perto da praia.


Deu certo e acertei umas manobras bem definidas que me deram a vitória. Este ano vou correr umas etapas do WQS, mas quero focar no Brasil Surf Pro, tentar bons resultados pra me manter na elite. Mas, claro, se der vou tentar o título brasileiro da Divisão de Acesso também”, analisa Tomas.

Tomas e Simão já fazem parte da elite nacional, não estão na briga pelas dez vagas que vão completar o grupo de 64 participantes das etapas do Brasil Surf Pro.

No entanto, muitos estão na batalha pelos 2.000 pontos da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino que serão decisivos pra quem deseja participar da etapa de abertura da nova Divisão Principal do Brasileiro em Ubatuba. Até os que se encontram bem abaixo no ranking têm chances matemáticas para atingir este objetivo.

Marthen Pagliarini desbanca tops na praia do Rosa. Foto: Fábio Minduim / Maxsports.Com


É o caso do jovem catarinense Marthen Pagliarini, que chegou em Imbituba na 48º posição do ranking e derrotou dois tops da elite na sexta-feira.
O cearense Márcio Farney passou para a fase seguinte em segundo lugar, mas o niteroiense Bruno Santos, que já venceu a etapa mais temida do ASP World Tour em Teahupoo, Tahiti, acabou eliminado logo em sua estreia.

“Me profissionalizei no ano passado e estou buscando meu espaço”, diz Marthen. “Pretendo correr os campeonatos mais importantes nesta temporada pra tentar entrar na elite do Brasil. Tinha dois caras casca-grossa na bateria, as ondas estavam difíceis, mas achei duas abrindo que deu para fazer boas manobras pra vencer. Espero continuar achando as ondas nas próximas”.

Não só a nova geração triunfou na sexta-feira. A velha guarda também foi bem representada pelo paulista Wagner Pupo, 41 anos, que competiu com outro veterano, Fábio Carvalho, 37. Só que o local de Imbituba foi barrado junto com o cearense Itim Silva pelo jovem potiguar John Max.

Pupo passou em primeiro lugar usando toda a longa experiência dos muitos anos de Circuito Brasileiro. “Eu sabia que precisava de uma nota boa, então fui buscar uma esquerda, pois de backside eu consigo mais pressão nas manobras”, conta Wagner Pupo. “Achei uma boa, encaixei algumas manobras e a nota veio, mas foi difícil. Tem muito atleta bom, campeonato de alto nível, o funil está apertando e tomara que eu consiga ir mais adiante. Vamos ver amanhã como vai estar o mar”, finaliza Pupo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário