quinta-feira, 4 de março de 2010

Quiksilver Pro - Adriano para nas quartas.



Adriano de Souza encerra participação. Foto: Gabriel Teixeira.

O paulista Adriano de Souza encerrou nesta quinta-feira (4/3) sua participação nas quartas-de-final do Quiksilver Pro, primeira etapa do ASP World Tour 2010 que rola nas famosas direitas de Snapper Rocks, Austrália. Ele foi eliminado pelo australiano Taj Burrow por 17.70 a 14.40 pontos.

Clique aqui para ver as fotos
Clique aqui para ver a entrevista com Adriano de Souza

O duelo começou devagar e teve que ser reiniciado depois de 10 minutos sem ninguém pegar ondas, mas logo na sequência as séries reapareceram com cerca de 1,5 metros e formação prejudicada pelo vento.

Em sua melhor onda, Adriano de Souza conseguiu 7.33 pontos com uma sequência de fortes batidas e rasgadas, além de finalizar a onda com um pequeno aéreo. Ele também encontrou outras ondas armadas para investir no ataque com batidas e floaters, mas sua outra melhor nota foi um 7.07.

"Esta bateria foi difícil contra o Taj, que é o número 4 do mundo. É isto que acontece quando dois caras do top 5 se encontram, um show de surf. Consegui achar duas ondas boas e fazer notas acima de 7. Era o que eu esperava, mas não encontrei nenhuma onda que me proporcionasse notas maiores do que esta", explica Mineirinho.

O australiano estava realmente inspirado e logo que encontrou uma da série obteve de cara 9.27 pontos. Com um surf em alta velocidade, ele atacou o lip por baixo diversas vezes e ainda mandou mais dois floaters na mesma onda.

"Estou me sentindo muito bem e em um bom momento. Me sinto como se estivesse embalando e me sinto muito bem com minha prancha. Só peguei uma prancha nova e parece que ela sempre vem junto comigo", diz Taj Burrow.

Na sequência encontrou outra boa onda para selar a vitória e conseguir mais 8.43 com batidas muito fortes e rasgadas invertendo tudo.

"O Taj teve a oportunidade e achou um onda excelente para tirar nota acima de 9 e botou muita pressão em cima de mim. Com 15 minutos de bateria ele já tinha um 9 e um 8. Daí não tive nenhuma reação e as ondas não vieram. Mas estou muito contente com este resultado, foi um bom início para mim", revela o surfista do Guarujá.

Mineiro fez o que pode e investiu forte nas ondas seguintes, porém não encontrou nenhuma que oferecesse potencial para a virada e encerrou sua participação na etapa, depois ter passado pelo aussie Adrian Buchan na parte da manhã.

"Agora pretendo me focar em mais um campeonato que é em Bells. Vou chegar cedo para este evento e tentar meu melhor lá, para buscar um grande resultado e chegar muito bem no Brasil", diz o brasileiro.

"Quero agradecer a todo mundo aí do Brasil que está ligado até de madrugada. Obrigado pelo apoio e pelo incentivo, só tenho a agradecer. Um grande abraço também para todo mundo do Guarujá também que sempre está comigo. Agradeço a todas as pessoas do Brasil que torcem por nós aqui no ASP World Tour", finaliza Adriano de Souza.

Joel Parkinson cai nas quartas. Foto: Gabriel Teixeira.

Tops em queda Mas o brasileiro não foi o único top que se deu mal. Entre os atletas que iniciaram a temporada no top 5, Taj Burow é o único que permanece na prova. Os australianos Mick Fanning, Joel Parkinson e Bede Durbidge também foram eliminados, assim como o eneacamepão mundial Kelly Slater.

Atual campeão mundial, o aussie Mick Fanning se deu mal em casa na manhã desta quinta-feira. Em bateria válida pelas oitavas-de-final, ele foi derrotado pelo compatriota Kai Otton por 15.76 a 15.57 pontos. Ele fez o possível e apresentou boas manobras, porém não resistiu ao backside muito afiado do adversário, que entrou em sintonia total com as ondas do pico e obteve uma vitória bem apertada.

Mick Fanning também se dá mal. Foto: Gabriel Teixeira.

Posteriormente, Kai Otton foi derrotado pelo norte-americano BobbyMartinez, que agora está na semifinal e enfrentará Taj Burrow.

Quem também se deu mal foi o eneacampeão mundial Kelly Slater. Ele não achou as ondas e ficou sem chances diante do inspirado sul-africano Jordy Smith, vencedor do duelo por 16.10 a 13.17. Jordy castigou as ondas do pico com manobras fortes e bem encaixadas na arte crítica das ondas, além de impor um forte ritmo desde o início. Ele é outro dos semifinalistas e foi o carrasco do top Bede Durbidge nas quartas.

"Kelly Slater é o rei do nosso esporte e eu só queria estar lá no outside surfando uma bateria com ele. Antes de entrar na água eu disse ao meu manager que não iria me importar se eu perdesse", confessa Jordy Smith.

"Não é sempre que tenho a oportunidade de surfar contra Kelly Slater e também acho que este foi um bom presente de aniversário para minha mãe. Ontem foi aniversário dela, então vencer duas baterias hoje foi muito legal", comemora o sul-africano.

O duelo mais emocionante do dia resultou na queda do defensor do título da etapa, Joel Parkinson, que contava com uma multidão a seu favor na torcida. Mesmo com um bom surf apresentado e 17.47 pontos somados, ele não teve o que fazer diante do show do norte-americano Dane Reynolds, que somou merecidos 19.20.

O norte-americano conseguiu 9.93 em sua melhor onda, resultado de rasgadas, batidas fortes, um tubo profundo e uma finalização com floater, tudo isso na mesma onda.

Dane Reynolds elimina ídolo local. Foto: Gabriel Teixeira.

"Fiquei realmente surpreso ao caminhar na praia e ver algumas pessoas torcendo por mim. Como competi contra o Parko, pensei que seria vaiado ou algo do tipo, mas pelo contrário, foi muito especial para mim. Esta foi uma das maiores baterias da minha vida. Nunca venci uma competição ou nada tão grande para mim", surpreende-se Dane Reynolds.

Depois do show de manobras e tubos desta quinta-feira (4/3), quatro competidores irão brigar pelo caneco. Dois norte-americanos (Bobby Martinez e Dane Reynolds), um sul-africano (Jordy Smith) e um australiano (Taj Burrow), que vem de duas vitórias consecutivas, o WQS de Burleigh Heads e o último Pipeline Masters.

Confira mais fotos em nossas próximas atualizações.

Quartas-de-final do Quiksilver Pro 2010

1 Taj Burrow (Aus) 17.70 x Adriano de Souza (Bra) 14.40
2 Bobby Martinez (EUA) 16.66 x Kai Otton (Aus) 10.64
3 Dane Reynolds (USA) 19.20 x Joel Parkinson (Aus) 17.47
4 Jordy Smith (Zaf) 14.10 x Bede Durbidge (Aus) 13.77

Semifinais

1 Taj Burrow (Aus) x Bobby Martinez (EUA)
2 Dane Reynolds (EUA) x Jordy Smith (Afr)



Para conferir mais fotos, acesse o Flickr Gabriel Teixeira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário