domingo, 14 de março de 2010

Ondas no rio Severn.

Autor: redação SurfPE - por: CameraSurf - 14/03/10 - 11:00 - link fonte:


Pororoca no Reino Unido - foto: DAILY MAIL REPORTER.


O fenômeno é raro e acontece uma vez em cada década. A onda de maré, como é chamada, leva vários surfistas ao rio Severn, no Reino Unido. Segundo a Agência Europeia do Ambiente a recente onda foi classificada como um evento cinco estrelas, sendo esta a segunda maior maré do mundo. Joanne Hillman, da Associação Britânica de Surf, confirma que estes surfistas entusiasmados buscam surfar na maré do rio Severn, desde 1960.

“É muito perigoso, devido às árvores e aos detritos na água, somente os surfistas experientes que se arriscam. Com certeza deve ser um dos maiores desafios do mundo no surf, uma vez que o objetivo dos surfistas é percorrer a maior distância possível em cima da onda. Muitos surfistas fazem de tudo para chegar ao fim”, disse ela ao jornal ‘The Times’.

Steve King, natural de Saul, perto de Gloucester ,e pai de três filhos, dominou a onda em 2006 e recuperou o título do Guiness para o Reino Unido ao permanecer 7,6 milhas em cima da prancha. O último a conquistar o título foi Serginho Laus, que surfou 6,3 milhas ao longo do rio Araguari, no norte do Brasil.

Representantes da Agência do Ambiente disse que estas ondas mais potentes são vistas apenas de dez em dez anos. O fenômeno é causado pelo fato do estuário do rio afunilar, até ao canal Bistrol, o que eleva a força da corrente e obrigue o nível da água a subir.

A Baía de Fundy, entre a Nova Escócia e a Nova Brunswick, no Canadá é o único local no mundo a ter registrado um aumento entre a maré baixa e a maré alta. No rio Severn, a diferença num único dia pode ser de 14,5 metros.

Vídeo:






Nenhum comentário:

Postar um comentário