terça-feira, 9 de março de 2010

Big Araguari - Pororoca faixa-preta.

Autor: redação SurfPE - Por Sérgio Laus em 09/03/10 21:25 - fonte:


Pororoca Rio Araguari (AP). Foto: Serginho Laus.

O ano de 2010 começa bombando na região Norte do Brasil. A maré de lua cheia de janeiro surpreendeu e mostrou que a temporada de pororoca deste ano promete superar todas as marcas antes registradas.

As águas estão muito grandes, principalmente nas luas cheias, que predominam os maiores lances deste primeiro semestre.

De volta à minha segunda casa, desde o final de janeiro observo que as ondas do maior fenômeno fluvial do planeta vêm ganhando proporções nunca vistas antes. Este foi o caso da última lua cheia, no final de fevereiro e começo de março.

Nessa data recebi um grupo da tv japonesa TBS que produzia um documentário das maiores belezas da Amazônia e nela não poderia faltar a imponência das inconfundíveis ondas da pororoca. Preparados com equipamentos de última geração, fizemos a primeira empreitada de 2010 para a foz do Rio Araguari.

Ribeirinhos locais nos avisavam que a força da água estava muito forte e os canais, que sempre mudam de posição, estavam mais rasos! Assim tornando a navegação mais perigosa, exigindo maior cuidado e planejamento. E foi o que aconteceu!!!

Pororoca do Rio Araguari (AP). Foto: Serginho Laus.

As ondas estavam “grossas”. Em 10 anos de surf na selva, essa foi a pororoca mais impressionante que presenciei. O tamanho das ondas passava fácil dos 2,5 metros, não sei como poderia medir aquelas pesadas vagas que se encaixavam nas bancadas mais rasas. Para o ribeirinho Raimundo; “a pororoca estava impressionante, nunca vi ondas desse tamanho na minha vida. Diria que é a maior dos últimos 20 anos”.

Como estava na produção do documentário e prestando consultoria, não pude surfar, mas aproveitei para colocar meu bote pra deslizar numa direita com o motor no neutro, fazendo algumas curvas como se estivesse nos foguetes do TBC.

A vontade de surfar era imensa, ninguém surfando nas principais bancadas do outside. Um barco despreparado chegou com um pessoal, que incluía alguns amigos. Por sorte saíram ilesos, pois a sorte foi maior que o juízo para encarar uma força tão grande da natureza.

Luizinho e Nil Farias foram de jet-ski nos encontrar e pegar boas e longas ondas. O veterano Noélio Sobrinho mostrou atitude e despencou numa morra de esquerda, que somente os faixa-pretas teriam o “go for it” para enfrentar o porradão do Hulk!

Nesse dia um encontro memorável aconteceu comigo, Nil Farias e Márcio Pinheiro. Exatamente 10 anos atrás os três faziam a segunda expedição para o Rio Araguari. Junto também, na época, estavam Marcelo Bibita, o fotógrafo Fábio Paradise e Rosana. Nostalgia total num final de tarde maravilhoso junto com os amigos de pororoca Denis Sarmanho, Luizinho e Márcio Bahia.

O que me conforta nessa situação é saber que teremos muito surf neste ano e as maiores marés ainda estão por vir, portanto prepare-se que a pororoca vai bombar muito! Acabo esse texto me preparando para embarcar com uma balsa e meu parceiro e cinegrafista Toninho para um confinamento na selva pra registrar e surfar bancadas nunca antes exploradas.

Fique de olho no Waves e acompanhe a cobertura oficial da temporada de pororoca 2010. Mais informações no site Surfando na Selva e Twitter.

Serginho Laus promove expedições na pororoca com o apoio da equipe Surfando na Selva, OGIO, Goofy e Outdo. Apoio da Pro-Lite, Santa GPS Garmin, pranchas TBC, Polícia Militar do Amapá e Governo do Estado do Amapá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário