segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Maresia International - Tops chegam a Paracuru.



Estrutura do Maresia Surf International. Foto: Daniel Smorigo / ASP South America.

Muitos surfistas aproveitaram o último dia de treinos livres para o Maresia Surf International em Paracuru, no Ceará.

A maioria dos 144 participantes do primeiro 6 estrelas do WQS 2010, não conhecia a cidade onde nasceu a vice-campeã mundial Silvana Lima, que foi convidada pela Maresia para competir contra os homens como no início da sua carreira.

Com lotação máxima de inscritos, a disputa pelos US$ 145 mil em prêmios e 3.000 pontos no “ASP One Ranking” começa terça-feira e vai até domingo na praia Ronco do Mar, um point break de direitas com muitas pedras pelo caminho.

“É preciso conhecer um pouco o lugar pra não se machucar”, alerta o cearense Heitor Alves, que inicia em casa a buscapara retornar ao grupo de elite do surfe mundial, pois perdeu sua vaga no ASP World Tour em 2009.

“Havia dois anos que eu não vinha pro Ceará (mora no Rio de Janeiro). Matar as saudades, competir em casa, com os amigos, a família, aqui em Paracuru ainda, não tem preço”.
Ele conta que já participou de muitos campeonatos em Paracuru e lembra de uma vitória quando ainda competia na categoria Junior.

“Essa praia (Ronco do Mar) tem uma onda especial. É uma direita muito boa e bem longa quando tem swell. A previsão das ondas é boa pra semana, então a galera vai dar show de surfe aí, com certeza. Na maré cheia você não vê a pedra, mas tem uma grande ali que ou você passa por fora dela com um floater, ou contorna ela, mas é perigoso.”, garantiu Heitor Alves.

Bernardo Pigmeu e Heitor Alves já estão em Paracuru (CE). Foto: Daniel Smorigo / ASP South America.

O pernambucano Bernardo Pigmeu, que ficou bem perto de reconquistar seu lugar na elite do ASP Tour no ano passado, foi um dos surfistas que treinaram nas ondas pequenas do Ronco do Mar na segunda-feira de muito calor em Paracuru.

Como muitos inscritos no Maresia Surf International, é a primeira vez que ele compete na onda considerada como uma das melhores do Ceará.

“Já vim várias vezes pro Ceará, mas não conhecia aqui. Sempre ouvia falar em Paracuru e é mesmo um lugar alucinante”, enalteceu Pigmeu. “A onda é boa, um pointbreak com direitas longas e estou treinando as pranchas pra ver qual será melhor pra correr o campeonato, além de conhecer o pico também, as pedras. Nisso o Heitor (Alves) já está me ajudando e espero começar bem a temporada nestas duas etapas seguidas de 6 estrelas no Brasil”.

Silvana Lima Os dois fazem parte da lista dos 48 cabeças-de-chave do Maresia Surf International Paracuru, que só entram na segunda rodada de 24 baterias do campeonato.

Na primeira fase, foram divididos os outros 96 surfistas que completam o limite de 144 participantes das etapas do WQS com nível 6 estrelas.

No total, 47 atletas de outros 16 países estarão conhecendo nesta semana a cidade-natal da convidada especial da Maresia, Silvana Lima.

A cearense estreará na última bateria da segunda fase, junto com o norte-americano Brett Simpson, uma das estrelas do ASP Tour.

Os Estados Unidos formam o maior contingente estrangeiro em Paracuru e também participam do confronto que vai inaugurar oficialmente o Maresia Surf International Paracuru nesta terça-feira.

A previsão é de que a primeira bateria seja iniciada às 8 horas no Ronco do Mar, com o paulista Beto Fernandes defendendo o Brasil contra Sterling Spencer e o pernambucano Bruno Rodrigues, que no Circuito Mundial representa os Estados Unidos, onde mora.

Festas e shows “Campeonato no Ceará tem que ter festa também e aqui em Paracuru não pode ser diferente. Ainda mais que há muito tempo não tinha uma etapa do Circuito Mundial no Ceará”, destaca Romero Jucá, presidente da Federação Cearense de Surf, um dos organizadores do Maresia Surf International.

A grande atração será o Paracuru Roots Reggae com as bandas Tribo do Jah e Rebel Lion no sábado, atrás da estrutura do evento no Ronco do Mar. Mas desde quarta-feira terá festas todas as noites e um Lual especial na sexta-feira com shows de duas bandas de rock locais.

O Maresia Surf International Paracuru 2010 é uma realização da Maresia em conjunto com Classic Promoções, Federação Cearense de Surf (FCS) e TOP 16 Promoções.

Os co-patrocinadores são o Governo do Estado do Ceará - Secretaria do Esporte, e a Prefeitura de Paracuru - Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente. Os divulgadores são rádio Fortal 91,3 FM, revistas Fluir, Beach Show, Wave Wind e portais Waves, Cearasurf e EmfocoSurf.

Os apoiadores são a ASPA - Associação de Surf de Paracuru, Planeta Surf Board Shop, Jamaica Surf Shop, Sumatra Surf Co., Tent Beach, Tchuk Jhones Surf Street, Overboard, Mabuya, Paranoid, Surf Trip, Ecológica, Bali, New Look Surfwear, Bahamas Surf Shop, Ocean Drive Surfshop, Surfbeat Surf Shop, Desert Point, Oceanos BoardShop, Hawaii Surf Wear, Big Surf, Drop Line Sport Radicais, Litoral 655, Pipeline, 200 Milhas, Point Radical Surf Street, Aldeia dos Ventos e Reggae Club.

Nenhum comentário:

Postar um comentário