quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Garret McNamarra pega a maior onda já surfada na remada.

Autor: Redação SurfPE - Por: Patrick Caldwell - NOAA - 07/01/10 - 13:30 - Fonte: http://www.surfguru.com.br/noticias/noticia.asp?id=2269


Garret McNamara dropando uma bomba em Outside Log Cabins no dia de Natal de 2009- foto: Eric Olson.

Em dezembro de 2009 a costa norte de Oahu, no Hawaii, viveu o El Niño com toda a sua força.

Antes de 2009, todos os invernos de fortes El Niños, alem de 3 entre 4 invernos de El Niños moderados, tiveram um número acima de média de dias de ondas grandes, com base nos registos históricos desde 1968 e das observações diárias do surf em Sunset Beach e Waimea Bay, Oahu.

Houveram somente 3 dezembros anteriores a 2009, nos últimos 41 anos que tiveram 4 ou mais dias de surf gigante. Os maníacos por ondas gigantes estão tirando partido destas condições e apoiando a ciência, ajudando a validar o tamanho das ondas nesta pesquisa. Os surfistas servem de referência para se calcular a altura das faces das ondas nas fotografias.

No dia de Natal de 2009, Garrett McNamara foi fotografado por Eric Olson no outside de Log Cabins, localizado em um recife externo, entre Waimea Bay e Sunset Beach, no que se especula ser a maior onda já surfada na remada até hoje.

Garrett McNamara - Foto: divulgação

A fotografia foi tirada a cerca de 1.500 metros de distância, da colina próxima, e deu uma visão clara da face da onda. Também foi um ângulo baixo o suficiente para não distorcer o tamanho, em contraste com a maioria das fotos tiradas de helicóptero.

A ondas foi estimada em 60 pés com uma margem de erro de 10%. Esta fotografia serve bem para validar uma fórmula que é utilizada para estimar o tamanho das ondas, com base nas características das ondas em águas profundas.

localização do pico Outside Log Cabins, no North Shore de Oahu, Hawaii- foto: google maps.

A fórmula foi publicado no Journal of Coastal Research em 2007 (link abaixo) e é empregada pelo National Weather Service em Honolulu como um guia na previsão de surf. link: Journal of Coastal Research

A fórmula aplica-se a zonas de grande refração, como as que ocorrem nos recifes externos durante os swells gigantes. As slturas do Surf perto da costa são geralmente cerca de 30% inferiores nos picos com maior incidência do swell.

Seguindo o contorno de profundidade de 18 metros ao largo da costa norte de Oahu, vê-se Outer Log Cabins como um "ponto" ou "cotovelo", que causa a refração, ou focalização da energia das ondas, criando as ondas maiores. Isso também é importante para os surfistas, já que as águas profundas adjacentes provêem uma rota de fuga com segurança.

Observações:
As ondas grandes são consideradas as ondas iguais ou superiores a 15 pés (4,5 metros de face); Ondas gigantes, 40 pés (12 metros de face).

A altura do surf é definida como a altura da face (ou parede) da onda, no momento antes da quebra na maior parte da frente de onda, nas zonas de maior refração (áreas de maiores ondas) para a média de 10% das ondas maiores (H1/10), que são as ondas mais comuns, num espaço de tempo de cerca de 5 a 20 minutos entre a chegada de novas séries.

Nenhum comentário:

Postar um comentário