segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Brasil Surf Pro Circuito distribui um milhão.

Autor: redação SurfPE - Por João Carvalho em 24/01/10 12:56 - Fonte: http://waves.terra.com.br/surf/noticia//circuito-distribui-um-milhao/39984

Joaquina inaugura Brasil Surf Pro 2010. Foto: Marcio David.

Brasil Surf Pro é o novo nome da Divisão Principal da Associação Brasileira de Surf Profissional. São muitas novidades no circuito nacional mais rico do mundo, que a partir de 2010 passa a ser organizado pela Maior Esporte e produzido pela Brasil1 Esporte e Max Sports.
A principal competição do surfe nacional ganhou valorização e distribuirá uma premiação recorde de R$ 1 milhão, sem contar os dois carros oferecidos aos campeões brasileiros da temporada.

Os títulos serão decididos em cinco etapas nas melhores ondas das regiões Sul, Sudeste e Nordeste, com o prêmio de cada uma subindo para R$ 200 mil. A estreia do Brasil Surf Pro 2010 é no início de abril em Florianópolis (SC).

“Quando surgiu a oportunidade de organizarmos o principal campeonato de surfe do país, sugerimos a mudança do nome para dar mais visibilidade à competição”, comentou Alan Adler, presidente da Maior Esporte, divisão da Maior Entretenimento, comandada por Paulo Zottolo (empresa de conteúdo do Grupo ABC).

Halley, defenderá pelo segundo ano, a bandeira pernambucana na elite nacional - Foto: gUgA sOaReS/SurfPE.

“Queremos inovar na cobertura da imprensa, no formato da competição, em ações de interação com o público e na plataforma de sustentabilidade dos eventos. O lifestyle do surfe sempre nos deu importantes lições com relação à preservação da Natureza”, complementa Adler.

“Para a gente, o Brasil Surf Pro não será só um evento de surfe”, destaca Márcia Casz, da Max Sports. “Vai abranger tudo o que envolve o esporte: comportamento, música, moda e muitas outras atrações”.
Os novos organizadores programaram um mix de atrativos para o público, como Luau nas etapas, Pocket Shows acústicos com bandas novas, DJs e um espaço de interatividade, o Surf Village, com ações educativas, palestras e campanhas ambientais, em parceira com a ONG Surfrider Foundation.

O atual campeão brasileiro Messias Félix, comentou sobre as novidades da temporada. “Foi muito boa essa mudança para novos organizadores. A premiação aumentou, vai continuar tendo carro para os campeões brasileiros, eles vêm cheio de gás e com boas idéias para aumentar a cobertura na mídia, então show. O surfe precisa continuar sua evolução”, sentenciou o cearense.

“Estou feliz também pelo aumento no número de surfistas. Sempre ficava muita gente boa de fora da elite, tendo dificuldades para arrumar patrocínio, porque se você faz parte dela facilita um pouco isso. Acredito que teremos um circuito ainda melhor no nível técnico e também na organização, com muitas atrações para um verdadeiro Feliz 2010 pra todos”, desejou o campeão brasileiro Messias Félix.

O número de competidores na categoria masculina subiu de 48 para 64 atletas e um novo formato será implantado pela ABRASP esse ano. Os integrantes da elite irão mudando durante a temporada, dando chance para os dez melhores da Divisão de Acesso entrarem no Brasil Surf Pro 2010. Além disso, oito participam como convidados, com o campeão brasileiro Pro Junior tendo vaga garantida entre eles.

“A idéia deste formato é dar chance para quem realmente estiver querendo ser campeão brasileiro, possa correr atrás deste objetivo”, explica Marcelo Andrade, Diretor Executivo da ABRASP.

“Estamos abrindo um pouco mais o circuito para que todos os atletas, mesmo os que ficaram fora da elite, ganhem motivação para buscar classificação para o Brasil Surf Pro 2010 durante a temporada, nas etapas da Divisão de Acesso. Também teremos um dia a mais nas etapas para que elas possam rolar nas melhores ondas possíveis, aumentando assim o nível técnico da competição”, analisou Marcelo.

A etapa inaugural do Brasil Surf Pro 2010 está confirmada para os dias 07 a 11 de abril na tradicional Praia da Joaquina, em Florianópolis (SC), onde foi iniciada a organização do esporte com a criação da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) em 1986.

O segundo desafio é no Nordeste, Praia do Cupe, em Ipojuca, litoral sul de Pernambuco, de 14 a 18 de julho. A terceira será no Rio de Janeiro, de 22 a 26 de setembro na Barra da Tijuca ou na Praia do Arpoador, berço do surfe na capital carioca.

A penúltima batalha pelos primeiros títulos do Brasil Surf Pro foi marcada num dos palcos dos antigos Festivais de Surfe da década de 70 que deram início as competições no país, Ubatuba, de 03 a 07 de novembro na Praia de Itamambuca, no litoral norte paulista. E os campeões brasileiros serão definidos nos dias 15 a 19 de dezembro, mas o palco da decisão ainda não foi escolhido pelos organizadores.

Todas as cinco etapas passarão ao vivo pela internet e a expectativa é de que cada uma delas seja acompanhada por cerca de 200.000 pessoas. O surfe é o esporte mais assistido na rede mundial de computadores. Além disso, o Brasil Surf Pro terá grande cobertura do Sportv, um dos parceiros já confirmados do evento, com programas especiais exibidos em horários nobres do canal, inclusive com utilização de câmeras subaquáticas para dar mais emoção ainda nas imagens para os telespectadores.

Lista de tops do Brasil Tour
São Paulo 14 – Renato Galvão, David do Carmo, Odirlei Coutinho, Heitor Pereira, Hizunomê Bettero e Bruno Moreira se classificaram entre os top-24 da elite de 2009, Emerson Piai e Alex Ribeiro entraram pela Divisão de Acesso e Ricardo Ferreira pelo ranking paulista. No feminino, a campeã brasileira de 2009, Suelen Naraisa, Camila Cássia, Luana Coutinho, Cláudia Gonçalves e Bruna Queiroz.

Rio de Janeiro 10 – Pedro Henrique, Gustavo Fernandes e Bruno Santos ficaram nos top-24 da elite, Leandro Bastos entrou pela Divisão de Acesso, Simão Romão pelo Circuito Carioca e Jorge Spanner ganhou convite por contusão. No feminino, Andréa Lopes, Gabriela Teixeira, Taís de Almeida e Brigitte Mayer.

Santa Catarina 10 – Willian Cardoso, Beto Mariano, Guilherme Ferreira e Jean da Silva se classificaram entre os top-24 da elite de 2009, Felipe Ximenes e Tomas Hermes entraram pela Divisão de Acesso e Raphael Becker pelo ranking catarinense. No feminino, Juliana Quint, Gabriela Leite e Chantalla Furlanetto.

Ceará 7 – o campeão brasileiro de 2009, Messias Félix, André Silva, Michel Roque e Edvan Silva ficaram entre os top-24 da elite e Thiago de Sousa, Márcio Farney e Itim Silva entraram pela Divisão de Acesso.

Bahia6 – Rudá Carvalho, Wilson Nora ficaram entre os top-16 da elite de 2009. Franklin Serpa, Alandreson Martins e Bruno Galini entraram pela Divisão de Acesso e Bernardo Lopes pelo Circuito Nordestino.

Paraíba 3 – o vice-campeão brasileiro de 2009, Jano Belo, Ulisses Meira entrou pela Divisão de Acesso. E no feminino permanece Diana Cristina, bicampeã brasileira da Divisão de Acesso.

Rio Grande do Norte - 3 – Danilo Costa foi top-14 em 2009, John Max entrou pela Divisão de Acesso e Alan Jones conquistou sua classificação com o título de campeão do Circuito Nordestino.

Paraná - 3 – Peterson Rosa foi top-20 e Nathalie Martins a quarta melhor de 2009, com Michaela Fregonese reforçando o time paranaense este ano.

Pernambuco 3 – Alan Donato e Halley Batista pela Divisão de Acesso e César Aguiar pelo Nordestino.

Rio Grande do Sul 2 – Daison Pereira foi o 6.o em 2009 e Rodrigo Dornelles entrou com o título gaúcho.

Alagoas - 1 – só o campeão brasileiro de 2001, Tânio Barreto, quinto do ranking em 2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário