quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Billabong Pro Junior Molecada com sede de vitória.

Autor: Redação SurfPE - Por João Carvalho em 06/01/10 11:55 - Fonte: www.waves.com.br


Depois de ficar com o vice em 2009, Jadson André parte em busca do título mundial em North Narrabeen. Foto: Eduardo Castro.

Os melhores surfistas juniores do mundo começam a chegar a Sydney para a disputa do título mais cobiçado da categoria na Austrália.

O Billabong ASP World Junior Championship será realizado nos próximos dias 9 a 17 no famoso beach break de North Narrabeen, com nove brasileiros representando a América do Sul este ano na Austrália.

Os participantes foram selecionados pelos sete escritórios regionais da ASP – África, América do Norte, América do Sul, Australasia, Europa, Hawaii e Japão.

Alguns foram convidados pela ASP Internacional, como o paulista Gabriel Medina, que no ano passado se tornou o mais jovem a ganhar uma etapa do Mundial WQS, comemorando a vitória no Maresia Surf International 2009 na praia Mole de Florianópolis com 15 anos de idade.

Como no ASP World Tour, 48 surfistas decidem o título na categoria masculina e 18 competem na feminina, com as catarinenses Gabriela Leite e Susã Leal defendendo a América do Sul na Austrália. Por falta de patrocínio para a viagem, a paraibana Diana Cristina, bicampeã sul-americana Pro Junior, acabou substituida por Susã Leal.

O potiguar Jadson André, vice-campeão na final do último Mundial Pro Junior contra o havaiano Kai Barger e uma das novidades do ASP Dream Tour 2010, quer o título que lhe escapou no ano passado.

"Eu acho que tive um bom desempenho no campeonato, porém não achei as melhores ondas na final. O Kai (Barger) estava surfando muito bem durante o evento e mereceu a vitória", disse Jadson.

"Este ano, eu conheço melhor todos os caras que são fortes concorrentes em Narrabeen e acredito que tenho chance de ganhar. Todas as baterias são como uma final, então darei 100% de mim desde as eliminatórias. Tenho trabalhado bastante meu lado psicológico, preparo físico e minhas pranchas, tudo para surfar bem e conseguir bons resultados".

Outra grande força do Brasil é o catarinense Alejo Muniz, campeão sul-americano e brasileiro na categoria Pro Junior em 2009, para surfistas com até 20 anos de idade. Além dele e de Jadson e Gabriel Medina, competirão na Austrália os paulistas Wiggolly Dantas e Miguel Pupo e os baianos Franklin Serpa e Marco Fernandez.

A ASP South America vem dominando o Billabong ASP World Junior Championships, com os brasileiros tendo quatro dos dez títulos disputados na história do evento.

O carioca Pedro Henrique ganhou a última edição realizada no Hawaii em 2000, o paulista Adriano de Souza foi o mais jovem a vencer a de 2003 na Austrália e o cearense Pablo Paulino igualou o bicampeonato de Joel Parkinson nas de 2004 e 2007 também em North Narrabeen.

O atual campeão mundial Pro Junior da ASP, Kai Barger, 20 anos, está entusiasmado com seus companheiros do time havaiano para este ano em Narrabeen. "Olhando para a equipe do Havaí, acho que será animal ver o Clay Marzo ganhar. Se ele surfar um pouco do que surfa em casa, é forte candidato ao título certamente”.

Barger destaca a importância deste evento e o efeito que o título pode provocar na carreira de alguém. "Se há uma competição para fazer bonito, confie em mim, este é o campeonato a vencer. Este título mudou minha vida e às vezes eu ainda não consigo acreditar que ganhei. Tinha um monte de ótimos surfistas no ano passado, o padrão de surfe foi tão elevado, parecia que todo mundo estava tirando o seu melhor..."

Mick Fanning, 28 anos, que em dezembro conquistou seu segundo título mundial no ASP World Tour, comentou sobre o Billabong ASP World Juniors: "Eu nunca tive um ... é um título difícil de vencer. Antes era uma batalha entre os americanos, havaianos e australianos, mas agora há fortes candidatos de cada uma das regiões da ASP e acho que a lista dos últimos vencedores é um reflexo disso".

Ele torce para que um australiano vença esse ano. "Owen (Wright) é o meu candidato se você me perguntar. Eu vi a evolução dele ao longo dos anos e ele vai ser o homem a ser batido no Mundial Pro Junior deste ano, com certeza, desde que esteja recuperado das graves lesões sofridas durante o Rip Curl Pro Search de Portugal".

Embora o evento seja realizado na Austrália há quase uma década, a ASP Australasia não conseguiu nenhum título masculino desde o de Joel Parkinson em 2001. Owen Wright, 19 anos e outra novidade entre os top-45 do ASP Tour 2010, foi o número 1 nas seletivas australianas e quer ter o título mundial Pro Junior na carreira.

"No ano passado (no Billabong ASP World Junior Championships), várias coisas deram errado para mim", conta Wright. "Vai ser difícil outra vez, pelo monte de caras bons como no ano passado, mas estou ansioso para buscar o título esse ano. Narrabeen é um local impressionante, com direitas fortes e esquerdas mais longas, às vezes dando ótimos tubos, então espero que Narrabeen bombe este ano".

O Billabong ASP World Junior Championships é realizado no mesmo formato de competição do ASP World Tour e os finalistas da categoria masculina garantem participação nas principais etapas do ASP World Qualifying Series (WQS), que servem de trampolim para o seleto grupo do ASP Dream Tour.

O Billabong ASP World Junior Championships será transmitido ao vivo

Texto baseado no release de Dave Prodan, Diretor de Mídia da ASP Internacional.

Galeria dos campeões mundiais da ASP na categoria Pro Junior

2008 na Austrália Kai Barger (Haw) e Pauline Ado (Fra)
2007 na Austrália Pablo Paulino (Bra) e Sally Fitzgibbons (Aus)
2006 na Austrália Jordy Smith (Afr) e Nicola Atherton (Aus)
2005 na Austrália Kekoa Bacalso (Haw) e Jessi Miley-Dyer (Aus)
2004 na Austrália Pablo Paulino (Bra)
2003 na Austrália Adriano de Souza (Bra)
2002 não realizado por falta de datas
2001 na Austrália Joel Parkinson (Aus)
2000 no Hawaii Pedro Henrique (Bra)
1999 no Hawaii Joel Parkinson (Aus)
1998 no Hawaii Andy Irons (Haw)



Nenhum comentário:

Postar um comentário