segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Billabong Pro Junior Jadson é vice de novo.



Jadson André fica com o segundo lugar em North Narrabeen, Sydney, Austrália. Foto: ASP Kirstin / Covered images.

Pelo segundo ano consecutivo, o potiguar Jadson André, 19 anos, foi vice-campeão no Mundial Pro Junior da ASP. Dessa vez, ele perdeu a final para Maxime Huscenot, de Ilha Reunião, e a Austrália venceu o feminino de novo.

Clique aqui para ver as fotos do masculino

Clique aqui para ver as fotos do feminino

Clique aqui para ver o vídeo

Laura Enever não deu qualquer chance para a havaiana Alissa Cuizon na primeira decisão do Billabong ASP World Junior Championships 2009, no sábado de ondas irregulares em North Narrabeen, Sydney.

No masculino, o Brasil parecia imbatível e Jadson André era o maior favorito ao título. Principalmente depois de derrotar Gabriel Medina na semifinal verde-amarela que reuniu os dois melhores surfistas da semana nas ondas de meio metro de North Narrabeen.

Medina tinha a única nota 10 do campeonato e o maior placar – 19,57 pontos de 20 possíveis. E Jadson fez as segundas e terceiras maiores marcas do evento na Austrália.

Maxime Huscenot leva a melhor e fica com o título da temporada. Foto: ASP Kirstin / Covered images.

Foi uma final antecipada. As condições do mar no sábado não eram boas para os aéreos, especialidade dos dois, mas eles deram show assim mesmo com outras manobras que levantaram o público.

Medina começou melhor numa boa direita de três manobras muito fortes que valeram nota 7,17. Jadson faz uma parecida, atacando também de backside as direitas, com batidas e rasgadas que renderam 6,83 pontos. Na metade da bateria, Medina explode o lip jogando muita água duas vezes e finaliza com um belo floater. Os juízes deram 7,60.

Quando restavam 10 minutos dessa semifinal adrenalizante, Jadson pega uma onda da série com uma boa parede e desfere uma sequência de quatro manobras. Depois de completar a última, sai aplaudindo ele mesmo pela apresentação.

A onda valeu nota 8,23 e não entrou mais nenhuma série para Gabriel Medina tentar reverter o resultado, encerrado em 15,06 x 14,77 pontos. O menino prodígio de Maresias ficou empatado em terceiro lugar com outro brasileiro, o catarinense Alejo Muniz, barrado pelo campeão Maxime Huscenot na segunda semifinal.

O surfista de Ilha Reunião acabou com o domínio brasileiro nas baterias decisivas. Ele começou o sábado derrotando o norte-americano Nat Young nas difíceis condições do mar em Narrabeen. A competição chegou a ficar parada por algumas vezes, para esperar a mudança da maré, no entanto estava difícil para todos.

Huscenot despachou Alejo Muniz com uma grande apresentação. Ele já pegou uma ótima onda logo no início que valeu nota 8,33. Quando o catarinense tentou reagir com um 7,60, Maxime logo deu o troco com um 7,23 para impedir uma decisão verde-amarela no Billabong ASP World Junior 2009. O placar ficou em 15,56 x 14,27 pontos.

Final Feminina Depois dessa bateria, entrou no mar a final feminina e a australiana Laura Enever deu um show para faturar o título como recordista absoluta entre as meninas. Com notas 8,50 e principalmente a 9,83 da sua última onda, bateu fácil a havaiana Alessa Cuizon por 18,33 x 11,10 pontos.

Laura Enever reina entre as meninas. Foto: ASP Kirstin / Covered images.

Laura Enever já é conhecida do público brasileiro, pois no ano passado foi vice-campeã no Oakley Rio Surf Pro International, que fechou o WQS feminino de 2009 na capital do Rio de Janeiro. Aquela final ela perdeu para a também australiana Jessi Miley-Dyer, porém agora comemora o principal título da categoria Pro Junior, de campeã mundial de 2009 na ASP.

A decisão masculina foi iniciada em seguida, com Maxime Huscenot novamente começando bem. Ele ganhou 6,67 pontos na primeira onda, contra 5,57 de Jadson André. O natalense depois igualou esse 6,67 e abriu 5,18 pontos de vantagem sobre o francês da Ilha da Reunião. Aí Jadson preferiu aguardar uma série com mais potencial para aumentar o placar enquanto estava com a prioridade de escolha da onda. A tática até que era a mais acertada.

Só que Maxime foi pegando as que ele deixava passar e uma delas abriu uma parede bem formada e mais longa para acertar três manobras fortes e finalizar com aéreo. Ele assumiu a ponta com nota 7,50 a 6 minutos do fim. Jadson ficou esperando até aparecer uma direita quando restavam 2 minutos.

Era tudo ou nada e ele arriscou tudo, variando as manobras com velocidade. Mandou batidas e rasgadas jogando a rabeta, abrindo grandes leques de água, saiu vibrando do mar como se tivesse conseguido, mas os juízes deram nota 6,93.

O placar da vitória de Maxime Huscenot ficou em 14,17 x 13,60 pontos e Jadson André teve que amargar mais um vice-campeonato no Mundial Pro Junior da ASP.

Resultado Billabong Pro Junior 2010

1 Maxime Huscenot (Reu)
2 Jadson André (Bra)
3 Gabriel Medina (Bra)
3 Alejo Muniz (Bra)
5 Clay Marzo (Haw)
5 Stuart Kennedy (Aus)
5 Nat Young (EUA)
5 Granger Larsen (Haw)
9 Wiggolly Dantas (Bra)
17 Franklin Serpa (Bra)
17 Marco Fernandez (Bra)
33 Miguel Pupo (Bra)

Feminino
1 Laura Enever (Aus)
2 Alessa Cuizon (Haw)
3 Joanne Defay (Fra)
3 Pauline Ado (Fra)
5 Gabriela Leite (Bra)
17 Suzã Leal (Bra)

Galeria dos campeões

2009 na Austrália: Maxime Huscenot (Reu) e Laura Enever (Aus)
2008 na Austrália: Kai Barger (Haw) e Pauline Ado (Fra)
2007 na Austrália: Pablo Paulino (Bra) e Sally Fitzgibbons (Aus)
2006 na Austrália: Jordy Smith (Afr) e Nicola Atherton (Aus)
2005 na Austrália: Kekoa Bacalso (Haw) e Jessi Miley-Dyer (Aus)
2004 na Austrália: Pablo Paulino (Bra)
2003 na Austrália: Adriano de Souza (Bra)
2002: não realizado por falta de datas
2001 na Austrália: Joel Parkinson (Aus)
2000 no Hawaii: Pedro Henrique (Bra)
1999 no Hawaii: Joel Parkinson (Aus)
1998 no Hawaii: Andy Irons (Haw)

Nenhum comentário:

Postar um comentário