quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

WQS Sunset - Quarteto invade oitavas.

Autor: Redação SurfPE - Por João Carvalho em 02/12/09 - 11:28 - fonte: www.waves.com.br


Bernardo Pigmeu está nas oitavas-de-final da O'Neill World Cup of Surfing. Foto: Bruno Lemos / Lemosimages.com.

Quatro brasileiros já passaram para as oitavas-de-final da decisão do WQS 2009 no Hawaii. Willian Cardoso ganhou a disputa pelas duas primeiras vagas, Bernardo Pigmeu e Jihad Khodr fizeram dobradinha nos cabeças-de-chave da segunda e Neco Padaratz derrotou até o líder do ranking, Daniel Ross.

Clique aqui para ver o vídeo

Jadson André ficou em último nessa e saiu da briga do título do WQS, mas o Brasil ganha força na batalha pelas últimas vagas no ASP World Tour.

A terça-feira foi um dia difícil de ondas, com o mar variando bastante no transcorrer das baterias decisivas para estar na lista final dos 15 que vão para a divisão de elite do esporte. Pigmeu já surge em 18.o lugar no ranking e entra no G-15 passando sua próxima bateria.

O pernambucano abre as oitavas-de-final junto com o catarinense Willian Cardoso, 25.o, com ambos precisando superar o havaiano Kekoa Bacalso e o irlandês Glenn Hall.

Neco Padaratz, único bicampeão do WQS consecutivamente, em 2003 e 2004, mostrou saber lidar com Sunset Beach quando não está nos melhores dias. Achou um bom posicionamento no mar e atacou forte a melhor onda que entrou para garantir a vitória com nota 8,17.

Esta foi a penúltima bateria do dia e uma das mais esperadas, pois marcava a estréia do líder Daniel Ross e do terceiro do ranking, Jadson André, completada pelo número 1 da Tríplice Coroa, Joel Centeio. O havaiano acabou dançando junto com o potiguar e Neco Padaratz foi dormir em 27.o no WQS, com chances reais de classificação para o ASP World Tour 2010 com um bom resultado em Sunset Beach.

Outro catarinense, Willian Cardoso, também precisa disso e foi abençoado por uma onda abrindo um pouco mais para mostrar a potência das suas manobras. A nota 7,17 recebida valeu a vitória na bateria fraca de ondas que inaugurou a fase de estréia dos cabeças-de-chave do O´Neill World Cup of Surfing. O defensor do título, C. J. Hobgood, foi último colocado sem conseguir nem uma nota 5. Com um 6,5, o havaiano Torrey Meister superou outro top da elite, Josh Kerr.

O pernambucano Bernardo Pigmeu e o paranaense Jihad Khodr também contaram com a irregularidade do mar a seu favor na disputa seguinte. Pigmeu venceu graças ao 6,67 da sua primeira onda e Jihad passou somando um 5,50 com um 3,07. Chris Ward e Matt Wilkinson não pegaram nada, as ondas sumiram e as séries entravam fechando rápido demais para poderem surfar. Bom para os brasileiros, que seguiram em frente numa dobradinha vencedora no Havaí.

Dos quatro que já avançaram para as oitavas-de-final, Jihad é o único que não briga por vagas na elite, inclusive está se despedindo dela no Havaí. Mas, os quatro que estão na chave-de-baixo da World Cup of Surfing ainda podem superar os últimos colocados do G-15, Tanner Gudauskas (EUA) e Rodrigo Dornelles. O gaúcho começa a defender sua 14.a posição no ranking na 14.a bateria, a sexta a entrar no mar no próximo dia de competição no Havaí.

Brasil 100% Dornelles também estréia contra um catarinense, como Jadson André contra Neco. É o recém-coroado campeão Pro Junior Sul-americano de 2009, Alejo Muniz, que derrubou um dos nove surfistas já classificados para o Dream Tour pelo WQS, Jay Thompson (AUS), para passar atrás de outro deles, Nathan Yeomans (EUA). Jay e Alejo só surfaram duas ondas e a última do brasileiro, nota 7,43, fez a diferença no placar de 12,56 x 12,17 pontos entre eles. Este confronto fechou a participação verde-amarela na segunda fase de dezesseis baterias iniciada no domingo.

E o Brasil avançou com 100% de aproveitamento nesta metade final que também foi adiada na segunda-feira. O cearense Pablo Paulino achou uma onda salvadora para passar em segundo no segundo confronto do dia. E no seguinte, o paulista Wiggolly Dantas estreou com vitória em Sunset Beach. Os dois estão mais abaixo no ranking, em quadragésiimo e 41.o lugar, com Alejo Muniz em 37.o. Eles têm chances ainda, porém só vencendo o campeonato, além de torcer por uma combinação favorável de resultados de cerca de quinze surfistas que buscam o mesmo objetivo.

O'Neill World Cup of Surfing 2009

Baterias pendentes da terceira fase

9 Joel Parkinson (Aus), John John Florence (Haw), Pablo Paulino (Bra) e Mason Ho (Haw)
11 Jordy Smith (Afr), Dion Atkinson (Aus), Tanner Gudauskas (EUA) e Wiggolly Dantas (Bra)
14 Adrian Buchan (Aus), Rodrigo Dornelles (Bra), Flynn Novak (Haw) e Alejo Muniz (Bra)

Oitavas-de-final

1 Kekoa Bacalso (Haw), Bernardo Pigmeu (Bra), Glenn Hall (Irl), Willian Cardoso (Bra)
2 Jihad Khodr (Bra), Luke Munro (Aus), Nat Young (EUA), Torrey Meister (Haw)
3 Mick Fanning (Aus), Daniel Ross (Aus), Chris Davidson (Aus), Shane Beschen (Haw)
4 Pancho Sullivan (Haw), Joan Duru (Fra), Dusty Payne (Haw), Neco Padaratz (Bra)


Nenhum comentário:

Postar um comentário