segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Recife artificial bate recorde mundial de localismo.

Autor: Redação SurfPE - Por: Ben Mondy - 09/11/09 - 16:00h - fonte: www.surfguru.com.br


Surf no recife artificial de Boscombe - foto: Divulgação


Eu estava aqui para experimentar o recife e ver se é uma onda que vale a pena procurar.

Para isso, primeiro eu tive que remar por cinco minutos e 250 metros, o que indica imediatamente que essa onda não é para principiantes.

Apesar da patrulha salva-vidas do recife você certamente não gostaria de criar qualquer problema aqui, longe da segurança de terra.

Como eu remei com cautela até o grupo de surfistas na ponta do recife, eu achei que eu estava em minoria: o crowd era composto quase exclusivamente por surfistas de bodyboard. Meu primeiro compromisso com um desses não provou ser uma experiência positiva.

Meu "Bom dia" amigável e uma pergunta sobre as condições foi respondido com uma grosseria que beira a hostilidade. Parecia que eu era uma vítima do peculiar e ridículo comportameto do surfe conhecido como localismo.

vista aérea do arrecife artificial de Boscombe - foto: Divulgação

Considerando-se que o recife Boscombe foi oficialmente inaugurado a menos de 24 horas, este deve ser algum tipo de recorde mundial.

Eu tinha preocupações mais prementes: pegar uma onda. "É muito complicado, não é?" disse Guy, um surfista em torno dos quarenta e poucos anos. "A onda vem da água profunda e atinge este recife e drena muita água, tornando-a muito difícil".

Guy estava certo: enquanto as ondas tinahm apenas 4 pés de altura, elas têm um tremendo poder e estavam quebrando em um recife raso. Quando eu digo recife, eu deveria, na verdade dizer "a série de grande geo-sacos têxteis bombeados duramente com areia".

Consegui pegar algumas ondas, embora tenha sido um desafio para um surfista com a minha experiência. Este recife produz ondas de alta qualidade, mas, nesta fase, você tem que ser muito bom para surfá-las.

Não foi difícil encontrar pontos positivos no projeto. Em uma década de gestação, o projeto foi criticado por estar atrasado e acima do orçamento, e os pescadores se opuseram aos seus efeitos potenciais sobre populações de peixes.

Mas, da minha perspectiva, um grupo corajoso criou uma onda de potencial de qualidade e os benefícios para a comunidade estão à vista.

O que não há para gostar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário