terça-feira, 10 de novembro de 2009

De olho na elite - Pigmeu aposta no Hawaii.

Autor: Redação SurfPE - Por Nancy Geringer em 10/11/09 14:03 - fonte:www.waves.com.br

Bernardo Pigmeu exibe troféu conquistado no WQS das Ilhas Canárias. Foto: Nancy Geringer.

Recém-chegado das Ilhas Canárias, o atleta pernambucano Bernardo Miranda, mais conhecido como Pigmeu, fez um pit-stop em São Paulo na sede de seu patrocinador, a marca Hang Loose, antes de embarcar na última segunda-feira (9/12) com destino ao Hawaii.

Vice-campeão do Santa Pro 2009, etapa de nível 6 estrelas do WQS encerrada no último sábado em La Santa Lefthanders, Pig entrou na briga direta por uma vaga no cobiçado World Tour 2010.

Para ele, este resultado em Canárias teve um sabor ainda mais especial, pois a prova foi realizada em excelentes condições e o atleta protagonizou performances arrasadoras. Nas baterias finais conseguiu high-scores, totalizando cinco notas acima de nove pontos (10, 9.97, 9.83, 9.53 e 9.33) em toda a competição.

Conquistou o melhor somatório de todo o evento (19.36) contra o vice-líder do ranking Patrick Gudauskas (semi), conseguiu um tubo nota 10 (unânime) contra Gony Zubizarreta (quartas) e despachou destaques da nova geração como havaiano Clay Marzo (nas oitavas).

Na decisão, descolou um canudo 9.97 (três juízes deram 10), mas foi superado pelo australiano Drew Courtney por 19.23 a 16.64 pontos.

“A final rolou na mudança de maré, com séries fechando toda a baía. Nos instantes finais, eu tinha a prioridade e precisava de pouco mais de sete pontos. Mas, fiquei esperando e ele arriscou uma onda que armou em cima da bancada, garantindo a vitória”, relata Pigmeu.

Pelo segundo lugar, o pernambucano faturou US$ 10 mil e descolou 3.063 pontos na divisão de acesso. Agora, pulou para a 23ª posição e tem chances de atingir a classificação para a elite do ano que vem. Os próximos desafios de Pig estão no Hawaii, onde ocorrem mais duas provas com status prime seis estrelas, a partir do próximo dia 12 de novembro.

Ele acredita que uma final em uma das duas o colocará de volta à elite (a qual integrou em 2006 como alternate e em 2007 integralmente). “Tenho mais dois tiros para dar e agora é ir para o tudo ou nada”, reconhece o competidor.

Este foi o segundo evento em que Pig participa da final no segundo semestre deste ano. No mês passado foi vice também em outra etapa de nível seis estrelas realizada no Arpoador (e vencida pelo local Simão Romão) em ondas de meio metro.

“Tudo ocorreu de forma natural e farei minha parte corretamente, testando as pranchas e treinando bastante nos locais das provas. Sei que terei uma verdadeira pedreira, com tops do WCT e excelentes havaianos querendo destaque, mas estou pronto se for minha hora”, afirma Pigmeu.

Bernardo atribui a sequência de bons resultados “às pranchas muito boas e à vontade de retornar à elite mundial”. “Consegui manter o foco e estou com o meu objetivo em mente. Desde a etapa de Açores mantive uma constância. As pranchas com certeza estão me ajudando muito”, reconhece ele.

O quiver ao qual ele se refere foi shapeado pelo sul-africano Luke Budd, da BoardCulture, renomada marca européia que trabalha com os melhores shapers do mundo. Ex-backshaper da Pukas, ele é o atual responsável pelos foguetes do atleta. “As pranchas são excelentes e estão me ajudando muito. Peguei um quiver com 18 modelos diferentes, variando de 5'10" a 6'8" para usar este ano”, comenta Pig.

Ele conta que se identificou bastante com a linha do shape e o funcionamento das pranchas. Em tempos modernos, quando não está na Europa, o contato com o shaper que vive em Portugal é feito pelo telefone e internet, principalmente. “Conversamos bastante por telefone, explico o que funciona bem e o que não rola e ele acompanha minhas baterias pela internet”.

Sobre a expectativa de garantir a vaga em águas havaianas, ele diz estar tranquilo. Chega nesta terça-feira no Hawaii e ficará hospedado na casa de seu companheiro de longa data, o havaiano Jamie O’Brien.

“Não conheço profundamente Sunset e Haleiwa, mas gosto muito da maneira como são estas ondas. Quero chegar e já ir para água treinar. Venho de uma fase difícil que me deu muita fé para acreditar nos meus objetivos”, finaliza Bernardo Pigmeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário