quarta-feira, 28 de outubro de 2009

SuperSurf - Neco abre triagem na Barra (RJ).

Por João Carvalho em 28/10/09 18:01 - fonte: www.waves.com.br


Neco Padaratz disputa triagem do SuperSurf 2009. Foto: Aleko Stergiou.

O catarinense Neco Padaratz novamente é a grande estrela das triagens que abrem o SuperSurf 2009.

Ele e mais sete surfistas que não fazem parte da elite nacional disputam duas vagas para participar da decisão do Circuito Brasileiro Profissional, que começa nesta quinta-feira (29/10) e vai até domingo (1/11) na Barra da Tijuca, próximo ao Barramares, zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ).

Os oito candidatos ao título Masculino fazem parte da lista dos cabeças-de-chave da segunda fase e não competem no primeiro dia.

Já na categoria Feminina, as dezoito participantes entram juntas na rodada inicial e as doze que têm chances matemáticas podem estrear já na quinta-feira, dependendo das condições do mar.
Desde a implantação da Divisão Principal do Circuito Brasileiro no ano de estreia do SuperSurf em 2000, o título feminino nunca foi tão disputado como agora.

Em nove temporadas, o troféu de campeã brasileira foi dividido entre apenas três surfistas. A recordista é a cearense Tita Tavares com quatro títulos conquistados em 2000, 2003, 2007 e 2008.

Outra tetracampeã brasileira, a carioca Andréa Lopes, ganhou o primeiro dela antes da criação da elite nacional em 1999 e no SuperSurf foi a número 1 do ranking nas temporadas de 2001, 2002 e 2006.

A cearense Silvana Lima, hoje vice-líder do ranking mundial, foi bi em 2004 e 2005, quando se classificou para o ASP Womens World Championship Tour.

A hegemonia do trio pode ser quebrada este ano, apesar de Andréa Lopes estar bem próxima do inédito pentacampeonato. Ela ocupa a terceira posição no ranking, com apenas 20 pontos de diferença para a paulista Suelen Naraisa e a carioca Gabriela Teixeira, que dividem a liderança com 2.110 pontos.

A paraibana Diana Cristina, que no último domingo conquistou o tricampeonato brasileiro da Divisão de Acesso, também tem grandes chances de conquistar seu primeiro título no SuperSurf. Ela está em quarto lugar na classificação geral, com os mesmos 20 pontos de distância para Andréa Lopes e 40 das líderes.

Já a cearense Tita Tavares, detentora de vários recordes na história do SuperSurf, que fecha sua décima edição nesta semana no Rio de Janeiro, vive uma situação atípica na brilhante carreira.

Ela chega à última etapa da temporada ainda com chances matemáticas para o pentacampeonato, mas no momento está até fora da zona de classificação para a Divisão Principal do Circuito Brasileiro do ano que vem.

As nove primeiras colocadas no ranking são mantidas na elite e Tita divide o décimo lugar com a catarinense Gabriela Leite. As duas estreiam juntas na segunda bateria da primeira fase, disputando duas vagas para a rodada seguinte com a baiana Erica Prado.

Gabriela já confirmou permanência pela Divisão de Acesso, mas Tita Tavares só tem a etapa final do SuperSurf 2009 para continuar na elite em 2010.

Na categoria Masculina, a briga também promete ser intensa nas duas pontas da tabela. Os oito que disputam o título brasileiro são cabeças-de-chave e só começam a se apresentar na sexta-feira ou sábado.

O número três do ranking, Pedro Henrique, foi escalado para abrir a segunda fase e é o favorito da torcida do Rio de Janeiro para repetir o feito do também carioca Gustavo Fernandes no ano passado.

Mas, ele precisa no mínimo chegar à final na Barra da Tijuca para superar os atuais 2.720 pontos do líder Jano Belo. O único que briga fase a fase com o paraibano é o cearense Messias Félix, vice com 2.660 pontos.

Assim como Pedro Henrique, o gaúcho Daison Pereira também só ultrapassa o líder na final. Para o alagoano Tânio Barreto, o paulista Odirlei Coutinho e o baiano Rudá Carvalho, só interessa a vitória na última etapa do SuperSurf e ainda torcer para que Messias Félix não passe das oitavas-de-final na capital carioca e que Jano Belo não alcance as semifinais.

Já o catarinense Marco Polo vive uma situação um pouco melhor, mas ainda assim sua chance de título brasileiro só começa nas semifinais.

A etapa é transmitida ao vivo pelo site SuperSurf com as finais no domingo também passando ao vivo pela ESPN Brasil.

A Nova Schin e a Volkswagen apresentam o SuperSurf 2009, o circuito nacional mais rico do mundo. Co-patrocínio: Nicoboco, Gol Linhas Aéreas Inteligentes, Claro e BIC Comfort. Apoio: Fluir e Waves. Desde a sua criação no ano 2000, o Grupo Abril organiza a Divisão Principal da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP).

Esta última etapa também conta com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, além da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ) e da Associação de Surf da Barra da Tijuca (ASBT).

Triagem

1 Neco Padaratz (SC), Marcelo Nunes (RN), Anselmo Correia (RJ) e Yuri Sodré (RJ)
2 Felipe Ximenes (SC), Simão Romão (RJ), Hugo Bittencourt (RJ) e Yan Guimarães (RJ)

Primeira fase evento principal

1 Tomas Hermes (SC) x Thiago de Sousa (CE)
2 Ulisses Meira (PB) x Victor Ribas (RJ)
3 Halley Batista (PE) x Saulo Junior (SP)
4 Beto Mariano (SC) x Adilton Mariano (CE)
5 Bruno Santos (RJ) x Davi de Jesus (SC)
6 Guilherme Herdy (RJ) x Fábio Carvalho (SC)
7 Flávio Costa (BA) x Danylo Grillo (SP)
8 Bruno Moreira (SP) x Franklin Serpa (BA)
9 Diego Rosa (SC) x Péricles Dimitri (PR)
10 Guga Arruda (SC) x Fábio Silva (CE)
11 David do Carmo (SP) x Diego Santos (SP)
12 Heitor Pereira (SP) x Leandro Bastos (RJ)
13 Guilherme Ferreira (SC) x Márcio Farney (CE)
14 Hizunomê Bettero (SP) x Marcelo Trekinho (RJ)
15 Edvan Silva (CE) x classificado nas triagens
16 Beto Fernandes (SP) x classificado nas triagens

Segunda fase (cabeças-de-chave)

1 Pedro Henrique (RJ)
2 Peterson Rosa (PR)
3 Rudá Carvalho (BA)
4 André Silva (CE)
5 Marco Polo (SC)
6 Renato Galvão (SP)
7 Danilo Costa (RN)
8 Jano Belo (PB)
9 Messias Félix (CE)
10 Jean da Silva (SC)
11 Odirlei Coutinho (SP)
12 Daison Pereira (RS)
13 Gustavo Fernandes (RJ)
14 Michel Roque (CE)
15 Tânio Barreto (AL)
16 Wilson Nora (BA)

Primeira fase Feminino (classificam-se as duas primeiras de cada bateria)

1 Taís de Almeida (RJ), Luana Coutinho (SP) e Brigitte Mayer (RJ)
2 Tita Tavares (CE), Gabriela Leite (SC) e Erica Prado (BA)
3 Diana Cristina (PB), Nathalie Martins (PR) e Michelle dês Bouillons (RJ)
4 Suelen Naraisa (SP), Camila Cássia (SP) e Krisna de Souza (RN)
5 Andréa Lopes (RJ), Marina Werneck (SC) e Cláudia Gonçalves (SP)
6 Gabriela Teixeira (RJ), Juliana Quint (SC) e Bruna Queiroz (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário