sábado, 31 de outubro de 2009

SuperSurf - André Silva arranca o 10.

Por Fernando Iesca em 30/10/09 20:11 fonte: www.waves.com.br


André Silva joga água pro alto e garante vaga nas quartas. Foto: Aleko Stergiou.

O segundo round e as oitavas-de-final da categoria Masculina da etapa decisiva do SuperSurf foram realizadas em ondas de até 1 metro nesta sexta-feira (30/10) na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ).

Clique aqui para ver as fotos

O grande destaque do dia foi o cearense André Silva, que estreou como cabeça-de-chave no segundo round e na parte da manhã encontrou um belo tubo nota 10.

Ao somar mais uma nota 6.67 na bateria, ele despachou o veterano catarinense Fábio Carvalho, com a larga diferença de 16.67 a 2.70 pontos e avançou às oitavas-de-final, para despachar outro catarinense, o também experiente Guga Arruda.

Messias Félix decola para a ponta do ranking. Foto: Aleko Stergiou.

"A nota 10 foi uma surpresa para mim também. Eu já tinha observado o mar antes da prova e vi que tinha uns tubos. Antes de começar o campeonato o Pedro Henrique pegou um tubo animal, mas não saiu. Na verdade eu não fui para a água contando com os tubos, fui só para fazer meu surf e tentar pegar onda boa. Do nada já apareceu a primeira onda na minha frente. Só remei um pouquinho e já despenquei jogando pra dentro", relata André Silva.

"Quando eu estava dentro da onda não achei que o tubo seria tudo isso, mas foi animal! Andei bastante lá dentro. Fico até em choque quando pego um tubão assim! Foi animal! Se eu perdesse a bateria já estaria amarradão só pela onda. Este foi meu primeiro 10 no SuperSurf e quebrei meu jejum de um ano sem tirar nota 10 em competições", conta André Silva com um largo sorriso no rosto.

Jano Belo segue na briga pelo título. Foto: Aleko Stergiou.


Corrida pelo título - Com os resultados desta sexta-feira a corrida pelo título estreitou-se e agora são só três os candidatos ao posto de campeão brasileiro: o paraibano Jano Belo, o cearense Messias Félix e o carioca Pedro Henrique.

Dentre eles, Pedrinho foi o primeiro a garantir seu passaporte para as quartas-de-final. Ele passou por Thomas Hermes e depois por outro catarinense, Diego Rosa, que com a derrota perdeu sua vaga para a elite em 2010.

“Cada bateria que eu passo vou melhorando. Estou com uma prancha nova que usei pela primeira vez hoje de manhã. Ela

Pedro Henrique também esta no páreo. Foto: Nilton Santos/ SuperSurf.

está entrando cada vez mais no pé e assim vai ficando mais fácil de surfar, então foi ótimo passar mais uma bateria”, fala Pedro Henrique, que agora enfrentará o autor da única nota 10 do SuperSurf neste ano.

O paraibano Jano Belo passou pelo trialista carioca Hugo Bittencourt de manhã e depois travou um verdadeiro duelo contra o potiguar Danilo Costa, que venceu por 10.93 a 9.60 pontos.

“A bateria foi pressão total. O Danilo é um atleta internacional, já foi WCT, começou com uma onda boa e eu não estava achando as ondas. Eu consegui virar em duas ondas seguidas e graças a Deus eu passei, mas foi sufoco”, conta Jano Belo.

“Agora vou descansar para amanhã que pode ser o dia da decisão do título e minha concentração é total para passar as baterias, em fazer o trabalho bem feito. O Messias e o Pedrinho também passaram, a briga está boa e tomara que tenha boas ondas”, finaliza Jano Belo.

O cearense Messias Félix também se deu bem. Primeiro ele passou pelo trialista carioca Anselmo Correira e na sequência despachou o guarujaense Heitor Pereira por 11.84 a 8.50. Agora seu próximo
desafio é passar pelo catarinense Beto Mariano.

“Estou bastante feliz por passar essas baterias. Fiquei um pouco nervoso na primeira porque não vinha onda, mas aí peguei uma boa que tirei uma nota sete e pouco e fiquei mais tranquilo. O Pedrinho e o Jano já tinham passado e eu passei também, então a briga continua amanhã”, diz Messias Félix.

Ele quer levar o título inédito para o Ceará. “Se vier para mim vai ser irado, o primeiro título brasileiro masculino para o Ceará. A Tita Tavares já é tetracampeã no feminino, mas no masculino ninguém venceu ainda e tenho certeza que não só eu e minha família, mas o Ceará inteiro vai ficar feliz se eu conseguir isso”, complementa Messias.

Os outros cinco candidatos ao título brasileiro nesta etapa foram eliminados: Marco Polo, Rudá Carvalho, Odirlei Coutinho, Daison Pereira e Tânio Barreto.

Neste sábado (31/10) de manhã entram na água as baterias da categoria Feminina.

Para acompanhar as disputas ao vivo, acesse: SuperSurf.

Quinta etapa do SuperSurf 2009

Quartas-de-final

1 Pedro Henrique (RJ) x André Silva (CE)
2 Jano Belo (PB) x Renato Galvão (SP)
3 Messias Félix (CE) x Beto Mariano (SC)
4 David do Carmo (SP) x Bruno Moreira (SP)

Oitavas-de-final

1 Pedro Henrique (RJ) 13.76 x Diego Rosa (SC) 9.50
2 André Silva (CE) 12.60 x Guga Arruda (SC) 12.27
3 Renato Galvão (SP) 13.10 x Marco Polo (SC) 11.43
4 Jano Belo (PB) 10.93 x Danilo Costa (RN) 9.60
5 Messias Félix (CE) 11.84 x Heitor Pereira (SP) 8.50
6 Beto Mariano (SC) 11.16 x Flávio Costa (BA) 10.57
7 David do Carmo (SP) 11.54 x Gustavo Fernandes (RJ) 11.27
8 Bruno Moreira (SP) 10.34 x Ulisses Meira (PB) 6.20

Segunda fase

1 Pedro Henrique (RJ) 10.00 x Tomas Hermes (SC) 5.87
2 Diego Rosa (SC) 13.16 x Peterson Rosa (PR) 9.77
3 Guga Arruda (SC) 9.76 x Rudá Carvalho (BA)9.33
4 André Silva (CE) 16.67 x Fábio Carvalho (SC) 2.70
5 Marco Polo (SC) 13.10 x Halley Batista (PE) 10.94
6 Renato Galvão (SP) 12.60 x Bruno Santos (RJ) 10.47
7 Danilo Costa (RN) 9.67 x Guilherme Ferreira (SC) 7.46
8 Jano Belo (PB) 10.00 x Hugo Bittencourt (RJ) 6.17
9 Messias Félix (CE) 11.90 x Anselmo Correia (RJ) 8.27
10 Heitor Pereira (SP) 13.17 x Jean da Silva (SC) 11.60
11 Beto Mariano (SC) 13.50 x Odirlei Coutinho (SP) 13.20
12 Flávio Costa (BA) 11.34 x Daison Pereira (RS) 5.40
13 Gustavo Fernandes (RJ) 10.77 x Marcelo Trekinho (RJ) 8.34
14 David do Carmo (SP) 12.50 x Michel Roque (CE) 10.83
15 Ulisses Meira (PB) 12.00 x Tânio Barreto (AL) 7.93
16 Bruno Moreira (SP) 12.47 x Wilson Nora (BA) 10.56


Nenhum comentário:

Postar um comentário