quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Rip Curl Pro Search - Fanning aumenta vantagem.

Por Redação Waves em 28/10/09 08:11 - fonte: www.waves.com.br


Mick Fanning vence terceira etapa no ano. Foto: Warbrick / Rip Curl.

O australiano Mick Fanning é o grande campeão do Rip Curl Pro Search 2009, nona etapa do ASP World Tour, encerrada nesta quarta-feira (28/10) em Supertubos, Peniche, Portugal.

Em ondas com cerca de um metro e séries maiores, Fanning abusou das batidas, rasgadas e cutbacks para vencer seu compatriota Bede Durbidge por 12.67 a 9.87 pontos na final e garantir sua terceira vitória na temporada. As anteriores foram na Califórna e França.

"Ontem foi um dos melhores dias de competição que eu já vi e todos puderam mostrar seu surf. Hoje tivemos que ajustar nosso estado de espírito para lidar com a queda de tamanho e qualidade das ondas", diz Mick Fanning, que é o campeão mundial de 2007.

"O evento fez jus ao nome. Nós procuramos as melhores ondas em todos os lugares. Surfamos quatro ondas diferentes durante o evento e até ontem eu queria ter surfado no pico de The Wall, mas a prova acabou rolando aqui (Supertubos) e foi um dos melhores dias do ano. Parabéns à Rip Curl e toda equipe que trabalhou duro para isto acontecer", elogia Mick Fanning.

Vencedor da etapa do Hawaii em 2007, Bede Durbidge conta que está contente com o resultado e com a vitória do seu compatriota, mas ainda quer vencer uma etapa neste ano.

"Estou amarradão por ficar em segundo lugar, mas sempre busco vencer. É um pouco decepcionante, pois foi um evento muito bom para mim e venci algunsconfrontos realmente difíceis. Minha confiança está alta e eu amo o Hawaii. Ainda não tive minha vitória nesta temporada, então estou muito interessado em tentá-la nesta última etapa", deseja Durbidge.

Na primeira e única semifinal do dia, Joel Parkinson dominou praticamente todo o confronto, mas nos últimos segundos Bede Durbidge estragou a festa do vice-líder e arrancou a virada com um onda cheia de manobras, que lhe rendeu 7.27 pontos e o placar final de 14.60 a 13.27, além do passaporte para a final.

"Estou um pouco decpecionado, mas no geral bastante feliz. Este terceiro lugar ainda me mantém lá em cima e na disputa pelo título. Estou um pouco desapontado comigo mesmo, pois cometi um erro que mudou tudo na bateria", explica Joel Parkinson.

Além de muito surf no pé, o aussie campeão da etapa também contou com a sorte ao seu favor e nem precisou disputar a semifinal para chegar ao confronto decisivo.

Seu adversário seria seu compatriota e parceiro de equipe Owen Wright, 19 anos, um dos melhores competidores da etapa, porém na última segunda-feira ele tomou uma vaca pesada em uma direita da série. Ao ser esmagado entre o lip e a prancha, perfurou o tímpano e contundiu o pescoço, sendo obrigado a sair imediatamente da água e ficar fora da disputa.

"Estive no hospital na última noite e não existem ossos quebrados, mas meu ouvido está um pouco confuso. Fizemos alguns testes nesta manhã e decidimos que era melhor eu não competir, pois estou quase sem movimentos no pescoço", lamenta-se Owen Wright.

"Definitivamente estou desapontado por não participar, mas ao mesmo tempo amarradão com a vitória de Mick Fanning. Eu adoraria ter surfado contra ele, seria ótimo, mas estou realmente feliz com meu desempeno em Portugal. Foi uma grande experiência e me deu muita confiança para o próximo ano", conta Owen Wright.

"Foi lamentável Owen Wright não poder competir na semifinal. Mick Fanning tem tido performances incríveis nas últimas oito semanas, está animal. A nota 10 que Joel Parkinson tirou ontem foi fenomenal e me deixou enforcado até o final em nossa bateria nesta manhã", conta Bede Durbidge.

Os australianos foram os destaques da etapa e fizeram a festa em águas lusitanas. Com muitos tubos, eles arracaram todas as notas 10 do evento e preencheram todas as vagas nas semifinais do evento.

Brazucas O melhor brasileiro na etapa foi Adriano de Souza, porém acabou eliminado nas oitavas-de-final pelo norte-americano Tim Reyes e dá adeus ao sonho do título mundial neste ano, já que está quase a 1.000 pontos atrás do líder.

O cearense Heitor Alves, o paranaense Jihad Khodr e o niteroiense Bruno Santos foram os outros brasileiros que participaram do evento. Todos foram eliminados no segundo round.

Bruninho competiu como convidado do patrocinador e não soma pontos no ranking. Heitor está na 27ª posição e ainda tem chances de classificar-se para o ASP World Tour 2010, enquanto Jihad amarga a 37ª posição e distancia-se desta possibilidade.

Corrida pelo título Até o início desta prova, dez competidores tinham chances matemáticas de vencer a temporada, mas agora a briga pelo título será uma corrida entre dois homens, os australianos Mick Fanning e Joel Parkinson, que decidiram a temporada nos tubos de Pipeline, Hawaii, a última etapa do ano.

"Isto é tudo que sempre sonhei desde criança. Estou muito empolgado. Agora vou para casa descansar durante duas semanas e me preparar para Pipe. Espero pegar grandes tubos como aqui", deseja o líder do ranking em relação à última etapa do tour.

"Em poucos dias a poeira assenta. Ao olhar para trás, vejo que vim de uma lesão no tornozelo e com isso alguns resultados ruins, mas mesmo assim ainda estou em terceiro e isto me dá muita confiança. Não há uma grande quantidade de pontos entre eu e Mick Fanning, portanto em Pipe qualquer um de nós pode vencer", diz o vice-líder do ranking.

A etapa decisiva do tour no Hawaii acontece entre os próximos dias 8 e 20 de dezembro.
Confira mais informações, fotos e vídeos em nossas próximas atualizações.

Resultado do Rip Curl Pro Search 2009

1 Mick Fanning (Aus)
2 Bede Durbidge (Aus)
3 Joel Parkinson (Aus)
3 Owen Wright (Aus)
5 Jordy Smith (Afr)
5 Bobby Martinez (EUA)
5 Damien Hobgood (EUA)
5 Timmy Reyes (EUA)
9 Adriano de Souza (Bra)
17 Heitor Alves (Bra)
17 Jihad Khodr (Bra)
17 Bruno Santos (Bra)

Ranking do ASP World Tour depois de nove etapas

1 Mick Fanning (Aus) 7.140 pontos
2 Joel Parkinson (Aus) 6.772
3 Adriano de Souza (Bra) 6.148
4 Bede Durbidge (Aus) 6.146
5 C.J. Hobgood (EUA) 5.748
6 Taj Burrow (Aus) 5.524
7 Kelly Slater (EUA) 5.514
8 Bobby Martinez (EUA) 5.421
9 Damien Hobgood (EUA) 5.116
10 Jordy Smith (Afr) 4.828
27 Heitor Alves (Bra) 3.232
37 Jihad Khodr (Bra) 2.730



Nenhum comentário:

Postar um comentário