sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Rip Curl Pro Search - Bruninho solta o pé


Por Redação Waves em 23/10/09 07:04 - fonte:www.waves.com.br




Bruno Santos estreia com vitória. Foto: Warbrick / Rip Curl.

O niteroiense Bruno Santos venceu o australiano Mick Campbell em sua bateria de estreia no Rip Curl Pro Search em Peniche, Portugal.

Clique aqui para assistir a bateria de Bruno Santos
Clique aqui para ver as fotos
Clique aqui para ver o vídeo do primeiro dia

Mais uma vez o pico de Supetubos, onde o evento estava oficialmente programado para acontecer, não apresentou boas condições para o surf e a prova foi transferida para Lagido, que apresenta boas esquerdas com até 1,5 metros nas maiores séries e formação propícia para manobras.

Conhecido pela grande habilidade nos tubos pesados, Bruninho mostrou que está muito afiado no surf de manobras e radicalizou de frontside para eliminar o aussie por 14.67 a 12.76 pontos.
Logo de cara, o brasileiro já encontrou uma boa onda e mandou ver nas rasgadas e cutbacks, além de arriscar tudo na finalização com uma rabetada 360º completada com sucesso, sequência que valeu 7.00 pontos.

Mick Campbell ficou na busca durante o duelo todo, mas o melhor que conseguiu foi um 6.33. Bruninho não deu mole e ampliou a diferença com nota 7.67, arrancada com outra forte sequência de manobras.

"Estou muito feliz. Fiquei muito animado quando recebi o wildcard para competir em Peniche e Supertubos. Estou amarradão por ter vencido Mick Campbel, ele é um ótimo surfista", comemora Bruno Santos, que compete como convidado do patrocinador do evento, assim como o jovem australiano Owen Wright.

Depois de garantir o que precisava, Bruno Santos soube jogar com a prioridade e deixou o aussie na pior, que acabou eliminado do evento, já que neste formato não existe repescagem.

"Gosto de surfar os eventos 'The Search' contra os melhores surfistas da atualidade. É uma oportunidade de pegar ondas realmente boas somente com mais um cara na água, portanto estou muito feliz em fazer parte desta competição", diz Bruninho, que em 2008 foi vencedor da etapa do ASP World Tour em Teahupoo, Tahiti, uma das mais temidas do circuito.

Agora o brasileiro pega pela frente o australiano Joel Parkinson, que passou a maior parte do ano na liderança do Tour, mas caiu para a segunda colocação no último evento em Mundaka. Parko ainda recupera-se de uma contusão, porém tem se mostrado afiado durante a sessões de free surf.

Michael Picon rasga com pressão e elimina Chris Ward. Foto: Warbrick / Rip Curl.

Antes disso, na primeira bateria do dia, o português Justin Mujica que contava com apoio da torcida local foi eliminado pelo australiano Dean Morrison.

A melhor atuação do dia ficou por conta do australiano Drew Courtney, que na última bateria do dia eliminou o havaiano Dustin Barca em um verdadeiro duelo de gigantes, por 17.17 a 15.47.

Com as esquerdas perfeitamente alinhadas no melhor momento do mar no dia, Courtney apresentou seu repertório de manobras e ainda encontrou o primeiro tubo do campeonato, para arrancar a melhor nota (8.67) e o melhor somatório.

O sul-africano Greg Emslie também encontrou total sintonia com as ondas do pico e trabalhou com grande quantidade de manobras muito fortes. Ele derrotou o basco Aritz Aranburu, por 15.67 a 11.40.

Para completar a alegria da torcida brazuca, o cearense Heitor Alves e o paranaense Jihad Khodr também fizeram boas atuações na última quinta-feira (23/10) e avançaram com vitória.

Na segunda fase, Heitor enfrenta o cabeça-de-chave- australiano Tom Whitaker, atual 14º colocado no ranking. A vitória é essencial para deixar o brasileiro em uma mais confortável dentro da zona de reclassificação, já que ele se econtra na 26ª posição.

Ainda temos os quatro brasileiros na prova, já que o paulista Adriano de Souza compete como cabeça-de-chave e estreia no segundo round. Terceiro colocado no ranking, ele está na briga com chances reais ao título da temporada, mas para isso tem que passar pelos australianos Mick Fanning e Joel Parkinson na batalha dos números.

Mineirinho x Jihad - A 15ª bateria do segundo round irá dividir o coração da torcida brasileira. Este duelo garante presença brasileira nas oitavas-de-final, mas em contrapartida traz a certeza de um brasileiro a menos na prova.

De uma lado o paulista Adriano de Souza briga pelo tão sonhado título mundial, feito nunca antes conquistado por nenhum outro brazuca. Do outro, o paranaense Jihad Khodr luta para tentar uma classificação para o ASP World Tour 2010.

Uma nova chamada para avaliação das condições acontece neste sábado (24/10) às 5 horas da manhã (horário de Brasília).

Para assistir a transmissão ao vivo, acesse Rip Curl Pro Search.


Segunda fase

1 C.J. Hobgood (EUA) x Nathaniel Curran (EUA)
2 Jordy Smith (Afr) x Roy Powers (Haw)
3 Tom Whitaker (Aus) x Heitor Alves (Bra)
4 Bede Durbidge (Aus) x Marlon Lipke (Ale)
5 Bobby Martinez (EUA) x Nic Muscroft (Aus)
6 Taylor Knox (EUA) x Drew Courtney (Aus)
7 Adrian Buchan (Aus) x Kai Otton (Aus)
8 Joel Parkinson (Aus) x Bruno Santos (Bra)
9 Kelly Slater (EUA) x Owen Wright (Aus)
10 Dane Reynolds (EUA) x Dean Morrison (Aus)
11 Taj Burrow (Aus) x Michael Picon (Fra)
12 Damien Hobgood (EUA) x Greg Emslie (Afr)
13 Mick Fanning (Aus) x Patrick Gudauskas (EUA)
14 Fredrick Patacchia (Haw) x Ben Dunn (Aus)
15 Adriano de Souza (Bra) x Jihad Khodr (Bra)
16 Kieren Perrow (Aus) x Tim Reyes (EUA)

Primeira fase

1 Jihad Khodr (Bra) 13.10 x Tim Boal (Fra) 10.84
2 Heitor Alves (Bra) 8.50 x David Weare (Afr) 4.10
3 Nathaniel Curran (EUA) 11.00 x Tiago Pires (Por) 9.67
4 Ben Dunn (Aus) 12.33 x Phillip MacDonald (Aus) 11.67
5 Marlon Lipke (Ale) 14.66 x Michel Bourez (Tah) 10.77
6 Patrick Gudauskas (EUA) 11.84 x Chris Davidson (Aus) 10.17
7 Owen Wright (Aus) 12.03 x Kekoa Bacalso (Haw) 8.76
8 Kai Otton (Aus) 9.90 x David Luis (Por) 5.90
9 Dean Morrison (Aus) 12.50 x Justin Mujica (Por) 10.34
10 Bruno Santos (Bra) 14.67 x Mick Campbell (Aus) 12.76
11 Michael Picon (Fra) 13.16 x Chris Ward (EUA) 8.73
12 Roy Powers (Haw) 14.17 x Dayyan Neve (Aus) 11.10
13 Tim Reyes (EUA) 12.00 x Jay Thompson (Aus) 10.87
14 Nic Muscroft (Aus) 13.66 x Josh Kerr (Aus) 6.00
15 Greg Emslie (Afr) 15.67 x Aritz Aranburu (Esp) 11.40
16 Drew Courtney (Aus) 17.17 x Dustin Barca (Haw) 15.47



Nenhum comentário:

Postar um comentário