segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Oakley Rio Surf Pro - Simão é o rei do Rio.

Por Ader Oliveira em 11/10/09 13:37 - fonte: www.waves.com.br
Simão comemora com locais do Arpoador. Foto: Daniel Smorigo/ ASP South America.
O carioca Simão Romão conquistou o bicampeonato do Oakley Rio Pro, etapa de nível 6 estrelas do WQS encerrada neste domingo, na praia do Arpoador, Rio de Janeiro (RJ).
Clique aqui para ver as fotos de ação
Clique
aqui para ver as fotos de ambiente
Clique
aqui para ver mais fotos de ação

Na final, o local do Arpex bombardeou as esquerdas de meio a 1 metro para derrotar o pernambucano Bernardo Pigmeu pelo placar de 16.16 a 10.94 pontos.

Pela vitória, Simão embolsa US$ 20 mil e soma 2500 pontos no ranking da divisão de acesso do circuito mundial. Já Pigmeu fatura US$ 10 mil e 2188 pontos no ranking do WQS.

Bernardo Pigmeu fica com o vice-campeonato. Foto: Rodrigo West.

Simão liderou a decisão do início ao fim. Depois de sair na frente com 6.83 e 5.83, o local do Arpex mostrou todo o seu conhecimento do pico ao ir ao inside e atacar uma esquerda com dois floaters e uma porrada muito forte no lip.

A nota 9.33 deixou Pig em situação bastante complicada. O pernambucano até tentou reagir, mas não conseguiu encontrar as ondas que vinha surfando nas baterias anteriores e perdeu precisando de 9.89.

"Tirar o título das minhas mãos não é fácil mesmo, não. Tem que ralar!", brinca o local.

Simão Romão é bicampeão do Oakley Rio Pro. Foto: Rodrigo West.


"Eu me inspirei muito no Mick Fanning, porque todos que vão até a Gold Coast querem ganhar lá por ser um dos campeonatos com mais retorno de mídia", comenta Simão.

"Ele (Fanning) defende o título de todas as formas, surfa muito em casa. Poucos conseguem ganhar de Mick Fanning, só Kelly Slater consegue ganhar e mesmo assim ele tem de surfar muito", continua o campeão.

"Eu conheço muito bem essa onda, treino aqui desde criança e acho que o mínimo que eu tinha de fazer era ganhar esses campeonatos que rolam aqui. Este ano fiquei bem tranquilo, procurei me dedicar ao trabalho na academia com meu treinador Cacau e fiquei bem focado para vencer o campeonato", revela Simão.

A vitória fez o local do Arpoador assumir a 49a posição no ranking do WQS, mas ele não deve tentar a classificação ao World Tour nas próximas etapas.

"Nem penso em ir às próximas etapas, pois estou sem patrocínio. No ano passado, fiquei durante boa parte do tempo entre os 15 do WQS e foi muito triste ouvir do meu patrocinador que eu seria mandado embora caso entrasse no World Tour", desabafa o atleta.

"Primeiro quero arrumar um patrocínio para depois pensar em entrar no circuito. Eu ganhei uma etapa, mas não tenho dinheiro para correr as próximas. Vou ficar aqui no Rio, treinando e tentando um patrocínio para quem sabe no ano que vem correr o Mundial", conclui Simão Romão.

Pigmeu também comemorou muito o resultado no Arpoador. Agora, o pernambucano é o 35o colocado no WQS e segue vivo na briga por uma vaga no World Tour.

"Ano passado fui bem aqui, este ano cheguei mais longe e vamos ver se eu ganho no próximo se Simão deixar, né?", brinca Pigmeu.

"Estou contente. Foi um bom resultado, o melhor que tive este ano e com certeza me dá bastante ânimo para tentar o retorno à elite", continua o pernambucano.

Assim como o local do Arpoador, Pigmeu arrebentou em todas as baterias que disputou neste domingo. Porém, na final a sorte não estava ao lado do pernambucano.

"Eu caí na minha primeira onda, que era muito boa. O pé enganchou na prancha e perdi o 'time' da onda. Talvez, se tivesse ido mais adiante nela eu teria feito uma nota excelente. Sempre que Simão estava com a prioridade vinha uma onda boa para ele e o mesmo não acontecia comigo quando eu tinha a prioridade. Para piorar, a final foi fraca de ondas, não veio muita onda boa", explica Bernardo Pigmeu.

Nas semifinais, Simão e Pigmeu eliminaram o norte-americano Brett Simpson e o gaúcho Rodrigo Dornelles, respectivamente.

Pig arrancou 9.07 e 6.77 nas duas únicas ondas que pegou, enquanto Dornelles somou 4.33 e 6.60 e não conseguiu dar sequência às belas apresentações que vinha fazendo no Arpoador.

Com a classificação às semifinais, o gaúcho conseguiu entrar na lista provisória dos surfistas que estão se classificando ao World Tour 2010.

Mesmo assim, Dornelles subiu para o 13.o lugar no WQS e foi o único a ingressar no G-15 para o ASP Tour no Rio de Janeiro.“Com certeza o terceiro lugar já é um ótimo resultado. Mas, não quero pensar muito em ranking, estou preocupado mesmo em passar baterias e pena que na semifinal não entrou muita onda”, contou Rodrigo Dornelles.
“A melhor onda que entrou, Pigmeu pegou e depois não entrou mais nada, mas parabéns para o Pig que vinha surfando muito bem o campeonato inteiro e mereceu ir pra final. Pra mim foi bom porque somei mais 1.000 pontos e agora vou com tudo para as Ilhas Canárias”, disse Dornelles, referindo-se à próxima etapa importante do WQS, que acontece nos dias 1 a 7 de novembro.

Já Simão triturou o norte-americano Patrick Gudauskas por 17.23. a 800 pontos nas quartas e em seguida bateu Brett Simpson, também dos Estados Unidos, pelo placar de 13.76 a 13.00 pontos.

Nas quartas-de-final, Pigmeu fez uma ótima escolha de ondas e soltou o pé nas esquerdas do Arpex para registrar o maior somatório da prova (18.14).

Mesmo com uma boa atuação, o paulista Miguel Pupo - autor de 14.94 - perdeu precisando de uma combinação de notas para virar o resultado.

Resultado do Oakley Rio Pro 2009

1 Simão Romão (Bra)
2 Bernardo Pigmeu (Bra)
3 Brett Simpson (EUA)
3 Rodrigo Dornelles (Bra)
5 Royden Bryson (Afr)
5 Miguel Pupo (Bra)
5 Brent Dorrington (Aus)
5 Patrick Gudauskas (EUA)
9 Hizunomê Bettero (Bra)
9 Pablo Paulino (Bra)
9 Gabriel Medina (Bra)
9 Leonardo Neves (Bra)

Ranking do WQS 2009

1 Daniel Ross (Aus) 14975
2 Jadson André (Bra) 14813
3 Owen Wright (Aus) 14338
4 Patrick Gudauskas (EUA) 13876
5 Adam Melling (Aus) 13026
6 Brett Simpson (EUA) 12600
7 Matt Wilkinson (Aus) 12150
8 Joan Duru (Fra) 12050
9 Blake Thornton (Aus) 11925
10 Travis Logie (Afr) 11851
11 Austin Ware (EUA) 11575
12 Dusty Payne (Haw) 11425
13 Rodrigo Dornelles (Bra) 11350
14 Glenn Hall (Irl) 11200
15 Willian Cardoso (Bra) 11151
22 Marco Polo (Bra) 10256
25 Wiggolly Dantas (Bra) 9650
26 Leo Neves (Bra) 9613
28 Pablo Paulino (Bra) 9550
34 Miguel Pupo (Bra) 9175
35 Bernardo Pigmeu (Bra) 9001
36 Neco Padaratz (Bra) 8976
41 Renato Galvão (Bra) 8488
43 Jean da Silva (Bra) 8400
44 Marco Giorgi (Uru) 8288
45 Yuri Sodré (Bra) 8275
47 Hizunomê Bettero (Bra) 8226
48 Gabriel Medina (Bra) 8088
49 Simão Romão (Bra) 8001
43 Paulo Moura (Bra) 7539
61 Raoni Monteiro (Bra) 7113
63 Alejo Muniz (Bra) 7076
67 Diego Rosa (Bra) 6982

Nenhum comentário:

Postar um comentário