quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Oakley Rio Surf Pro - Leo fatura no Arpex.


Por Ader Oliveira em 14/10/09 16:25 - fonte: www.waves.com.br



Finalistas da segunda etapa do Estadual Pro. Foto: Rodrigo West.


O carioca Leonardo Neves venceu o Oakley Rio Pro nesta quarta-feira, na praia do Arpoador, Rio de Janeiro (RJ).

Clique aqui para ver as fotos


Clique aqui para ver mais fotos


Clique aqui para ver o vídeo


Válida como a segunda etapa do circuito estadual do Rio de Janeiro, a prova foi finalizada em boas ondas de 1 metro e séries demoradas.

Na decisão, Leo dominou o Arpex e desferiu várias patadas de backside para somar 8.00 e 6.60 nas duas melhores ondas.

Leonardo Neves vence segunda etapa do circuito estadual no Arpoador. Foto: Rodrigo West.

Yuri Sodré achou a melhor onda da bateria e arrancou 8.67 dos juízes, mas não conseguiu uma segunda nota de qualidade e ficou com o vice, seguido por Pedro Henrique e Victor Ribas.

Pela vitória, Leonardo Neves embolsa R$ 4 mil e lidera a briga pelo título estadual da temporada, que vale uma vaga na elite brasileira.

"Estou muito feliz com essa vitória. Havia um tempão que eu não disputava um evento nacional ou regional, pois vinha competindo só no WQS mesmo. Estou fora do SuperSurf, então a galera aqui do Brasil não tem me visto surfando. Não tenho aparecido muito nas revistas, pois estou sem patrocínio; minha exposição na mídia é muito menor do que antes", diz Leo.

"Esta vitória é pra confirmar que estou trabalhando forte. No WQS aqui fiquei em nono, dei mole numa bateria e saí do Pontão do Arpoador na hora errada. Aqui consegui encaixar tudo, estou amarradão. Quero agradecer à galera do Arpoador, que comemorou comigo, me deu muita força e está fazendo esse trabalho de trazer os campeonatos pra cá", continua o campeão.

"Meu backside foi polido aqui. Sempre que vejo um vala de backside na qual dá pra mandar umas três ou quatro manobras seguidas, eu me lembro do Arpoador. Lá em Maldivas, estava com Simão este ano e a galera deu uma dura muito forte. Já fiquei em terceiro lá, já fiz notas 10 e 9.00 na mesma bateria. Tudo isso é fruto da base que tive aqui no Arpoador. Sempre que tem uma vala de backside, eu e Simão conseguimos fazer resultados fortes e isso com certeza nos ajudou a chegar onde chegamos", conclui Leo Neves.

Yuri Sodré lamentou a derrota para Neves, mas ficou feliz com a excelente performance nas ondas da praia do Arpoador, zona Sul do Rio. "Leo estava perturbando ali no pico, no Pontão", brinca Sodré.

Yuri Sodré fica com o vice-campeonato no Arpex. Foto: Rodrigo West.

"Mas eu não perdi para ele, eu perdi para mim mesmo. Veio uma onda para eu virar a bateria, ela espumou muito no canto e resolvi ficar um pouquinho mais ao lado para tentar pegá-la e não consegui entrar na onda. Foi ali que perdi a bateria", revela Yuri.

"Estou feliz porque apresentei um bom surf e gostaria que tivesse sido no WQS, mas sou bicampeão carioca, amo o Rio de Janeiro, adoro estar aqui. Gostaria de aproveitar a oportunidade para mandar um abraço a toda a galera do Waves. Muito obrigado por vocês estarem sempre cobrindo os eventos e dando apoio pra gente. Muito obrigado, sem vocês não somos nada", agradece Yuri.

Pedro Henrique e Victor Ribas vinham arrepiando na prova, mas não conseguiram achar boas ondas na decisão dominada por Leo e Yuri.

"Eu fiz uma estratégia que vinha utilizando durante todo o campeonato. Fiquei mais ao lado para pegar uma onda que enchia no pico e fazia um degrau mais embaixo. Era uma onda animal que vinha correndo. Infelizmente as ondas que peguei correram demais e fecharam. Parabéns ao Leo que pegou as ondas certas e surfou muito bem", diz Pedrinho, terceiro colocado.

Nota 10 Depois de um verdadeiro show na semifinal, quando obteve a única nota 10 de todo o evento e ainda somou 9.00 na última, Victor Ribas também deu azar na escolha de ondas.

"Peguei uma onda no fundo, depois fiquei mais embaixo. Acho que me perdi um pouco, devia ter ficado perto da pedra, pois as ondas vieram lá", lamenta Vitinho, que também comentou a atuação fantástica na semifinal.

Victor Ribas registra 19.00 pontos na semi e fica em quarto na decisão. Foto: Rodrigo West.

"Aquela onda veio abençoada. Acho que foi a melhor onda que vi no Arpoador durante todo o evento. Quando ela veio, pensei 'Só preciso entrar nela. O resto ela vai fazer por mim'", brinca o ex-top da elite mundial.

Nas semifinais, Pedrinho e Leo desbancaram o bicampeão estadual Gustavo Fernandes e o local Simão Romão, que no último domingo havia conquistado o segundo título consecutivo do Oakley Rio Pro International, etapa de nível 6 estrelas do WQS.

Pedro Henrique descola terceiro lugar na prova. Foto: Rodrigo West.

A disputa foi muito acirrada do início ao fim. Guga ocupava a segunda posição até os instantes finais, quando Leo achou uma boa esquerda e arrancou 7.17 dos juízes para garantir a segunda vaga.

No outro duelo, o cabofriense Victor Ribas deu um verdadeiro show no Arpex. Depois de aplicar várias rasgadas e batidas no crítico da onda, Vitinho foi premiado com nota 10 unânime.

O ex-top da elite mundial voltou a aprontar na última onda e novamente atacou a esquerda do Arpoador em grande estilo para somar 9.00 pontos e registrar o maior somatório de toda a prova, 19.00 pontos em vinte possíveis.

Na briga pela segunda vaga, o carioca Yuri Sodré levou a melhor sobre o potiguar Jadson André e o cearense Charlie Brown.

Yuri abriu a bateria com nota 7.00 e fechou sua participação com 5.00 pontos, deixando Jadson precisando de 5.51 e Charlie de 7.01.

A terceira e última etapa do circuito estadual do Rio de Janeiro acontece nos dias 7 e 8 de novembro, na praia do Grumari, Rio de Janeiro, com premiação de R$ 15 mil.

Resultado do Oakley Rio Pro 2009
1 Leonardo Neves (RJ)
2 Yuri Sodré (RJ)
3 Pedro Henrique (RJ)
4 Victor Ribas (RJ)
5 Gustavo Fernandes (RJ)
5 Jadson André (RN)
7 Simão Romão (RJ)
7 Charlie Brown (CE)
9 Claudemir Lima (CE)
9 Halley Batista (PE)
9 Leo Trigo (RJ)
9 Anselmo Correa (RJ)
13 Caio Ibelli (SP)
13 Thiago de Sousa (CE)
13 Igor Morais (RJ)
13 César Aguiar (PE)

Ranking estadual depois de duas etapas

1 Leonardo Neves (RJ) 1450
2 Yuri Sodré (RJ) 1415
3 Pablo Paulino (CE) 1360
4 Victor Ribas (RJ) 1340
5 Hugo Bittencourt (RJ) 1220
6 Yan Guimarães (RJ) 915
7 Jerônimo Vargas (RJ) 890
8 Simão Romão (RJ) 875
9 Leo Trigo (RJ) 860
10 Igor Morais (RJ) 850
11 Anselmo Correia (RJ) 820
11 Claudemir Lima (CE) 820
13 Marcelo Trekinho (RJ) 800
14 Mariano Arreyes (RJ) 770
15 Ulisses Meira (PB) 760
16 Martins Bernardo (CE) 740
16 Tamaê Bettero (SP) 740

Nenhum comentário:

Postar um comentário