sábado, 10 de outubro de 2009

Oakley Rio Surf Pro - Coco Ho é campeã do WQS

Por João Carvalho em 09/10/09 16:23 - Fonte: www.waves.com.br

Coco Ho, Oakley Rio Pro 2009, Leblon, Rio de Janeiro (RJ). Foto: Daniel Smorigo/ ASP South America.



Depois de três dias de espera, as ondas finalmente reapareceram para a continuação do Oakley apresenta Rio Surf Pro International na sexta-feira de muita chuva na capital carioca.

A etapa final do WQS Feminino de 2009 foi iniciada no canto do Leblon, distante cerca de quatro quilômetros da praia do Arpoador, que continuou sendo o palco da categoria masculina.

Mesmo perdendo na estréia, a havaiana Coco Ho, de apenas 18 anos de idade, já garantiu o título mundial do WQS, pois ninguém mais tem chances de ultrapassar os 8.740 pontos que a filha do lendário surfista Michael Ho atingiu no ranking.


Agora a briga é pelas últimas vagas na lista das seis que sobem para a elite do ASP Women´s Tour e três brasileiras estavam nessa batalha, Jacqueline Silva (SC), Bruna Schmitz (PR) e Cláudia Gonçalves (SP).

Claudinha ainda passou pelo seu primeiro desafio nas ondas difíceis de 1 metro e séries maiores no Pontão do Leblon, que apresentava até melhores condições do que no Arpoador, onde o mar estava mais mexido pela força do vento Sudeste.

A surfista do Guarujá tinha que chegar na final do Oakley / Rio Surf Pro e acabou eliminada na segunda fase. Então, a esperança do Brasil continuar com três representantes na elite das top-16 do ASP Tour ficou para Bruna Schmitz, pois Jacque Silva está confirmando sua vaga entre as dez primeiras colocadas no ranking da Divisão Principal que são mantidas no grupo de elite. A havaiana Coco Ho também faz parte desta lista e nem sabia que já era a campeã do WQS 2009.

“Na verdade, estou tendo um bom ano no WCT e não estava nem preocupada com o WQS não”, confessou a havaianinha Coco Ho, após ser barrada pela francesa Pauline Ado e pela brasileira Suelen Naraisa. “Mas, fico feliz em saber que vou terminar o ranking WQS em primeiro lugar, é um título inédito na minha carreira. Apesar de ter perdido de cara aqui, ninguém pode mais me passar, então ótimo, vou comemorar com minha família, pois vim para cá mais para ficar com eles (o pai Michael Ho e o irmão Mason Ho) e para me divertir um pouco também. Pena que não consegui achar as ondas pra passar”.

Das surfistas que estão brigando pelas últimas vagas no G-6 do WQS Feminino, a francesa Lee Ann-Curren, filha do tricampeão mundial Tom Curren e namorada do cearense André Silva, despachou uma concorrente direta em sua estréia no pontão do Leblon, a argentina Ornella Pellizzari.


Depois, ela venceu a bateria que abriu a segunda fase do Oakley apresenta Rio Surf Pro International, sendo a primeira a se classificar para a rodada das 12 melhores da etapa que fecha o WQS Feminino de 2009.

"Estou procurando não pensar muito no ranking para não colocar muita pressão em cima de mim mesma”, confessou Lee Ann-Curren, que chegou no Brasil em 11o lugar no ranking.


“As ondas subiram finalmente, mas o mar está muito difícil aqui, com uma remada bem longa, bem intensa, mas o bom é que temos onda. Achei muito acertada a decisão da organização do evento nesses dias, respeitando que estamos na etapa final do WQS e esperaram as ondas chegarem pra rolar o feminino também”.

A grande surpresa da categoria feminina foi a eliminação na estréia da cearense Silvana Lima, que não achou as ondas na sua bateria e acabou sendo superada pela australiana Laura Enever e por Cannelle Bulard, da Ilha Reunião.

Terceira fase

1 Lee Ann Curren (Fra), Laura Enever (Aus), Nikita Robb (Afr)
2 Airini Mason (Nzl), Pauline Ado (Fra),
Taís de Almeida (Bra)
3 Paige Hareb (Nzl),
Bruna Schmitz (Bra), Bethany Hamilton (Haw)
4 Rebecca Woods (Aus), Jessi Miley-Dyer (Aus), Claire Bevilacqua (Aus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário