terça-feira, 15 de setembro de 2009

Prancha ecológica - E-board respeita meio ambiente.

Por Maria Carolina Balro em 15/09/09 15:57 - Fonte: www.waves.com.br


Pranchas e-board seguem conceito ecológico. Foto: Divulgação.


A e-board chega ao mercado como a primeira prancha 100% ecológica do mundo. Certificada por respeitados selos ambientais e apoiada pela Osklen Surfing, a prancha é fabricada com materiais naturais, livres da emissão de gases e resíduos que agridem a natureza.

O equipamento será apresentado oficialmente durante a ASR, evento significativo para o mercado do surf, que acontece neste mês de setembro em San Diego, Califórnia (EUA).

Essa inovação partiu do engenheiro e shaper Daniel Aranha. Surfista desde criança e responsável pelo projeto, ele dropou a onda da sustentabilidade e desenvolveu uma resina ecológica baseada em água.

Vale lembrar, a emissão de gases liberada pelas pranchastradicionais fabricadas em PU e poliéster é enorme. Todo material usado nas pranchas tradicionais é derivado da extração do petróleo, gerando uma quantidade incalculável de gases CO2 na natureza.


Componentes da prancha são produzidos com material reciclável. Foto: Divulgação.

“Além do nosso processo de fabricação ser todo manual e artesanal, meu atendimento é personalizado, e, melhor ainda, quando isso pode ser feito, sem agredir o meio ambiente”, comenta Daniel.

Os materiais utilizados na fabricação da e-board não dependem mais da extração de petróleo ou de qualquer outra matéria-prima de origem mineral. São todos orgânicos ou reciclados.

Para completar, o processo é neutralizado com o plantio de árvores em áreas de reflorestamento, tudo certificado pela CANTORCO2e / GPSA, parceiras do projeto.

Por tudo isso, a e-board é considerada a primeira prancha do mundo a receber um selo “carbon free”.

A resina é especialmente formulada para pranchas. Com filtro solar de proteção UV, possui características mecânicas de resistência e flexibilidade superior às demais. Não tem cheiro. A sobra do processo de cura – secagem da resina - é H2O.

O bloco de EPS (poliestireno expandido) tem a vantagem de usar água na sua expansão. Apenas 2% de sua massa são compostos de poliestireno, os 98% restantes são ar. Sua massa é 100% reciclável.

A longarina em caixeta ou bambu, tem o certificado de reflorestamento ambiental FSC. Na pintura da e-board, a pigmentação e coloração da prancha são feitas com bases naturais e orgânicas.

Mais leve e resistente, a e-board se diferencia das demais graças ao desenvolvimento de uma resina especial. A capacidade de absorção de impactos da e-board é superior e sua distribuição acontece na maior área possível.

A prancha não amarela e nem amassa com a mesma facilidade que as tradicionais. “O processo de envelhecimento do material é tão superior que não consideramos em seu tempo de vida útil o desgaste causado pela exposição ao sol, água salgada e outros agentes”, afirma Aranha.

As e-boards podem ser encontradas nos 5 modelos: Pranchinhas, Fishboards e Old School, além dos pranchões Fun e Longboard. O objetivo maior deste projeto é viabilizar a fabricação de pranchas sem agredir o meio em que vivemos.

Assim surgiu a idéia de desenvolver uma prancha com as mesmas características que as já existentes no mercado, mas com as vantagens de ter um ciclo de produção 100% sustentável.

“Todo resíduo gerado na fabricação das pranchas é reciclado e vira material processado para ser incorporado ao asfalto na pavimentação de “vias verdes”, em um projeto inédito no Brasil”, explica Daniel.

A e-board é um produto 100% reciclável e livre da ação de poluentes ou resíduos em sua fabricação. Sua cadeia produtiva reduz as sobras, o desperdício e o uso desnecessário de matéria-prima. É a prática dos 3R’s: reduzir, reaproveitar e reciclar.

Todo gasto gerado e oculto na fabricação - desde energia elétrica até a entrega da prancha ao cliente via transportadora - também é neutralizado pela CANTORCO2e / GPSA com o plantio de árvores em florestas nativas.

Quem comprar uma e-board vai ajudar a natureza, incentivar o trabalho social em comunidades carentes e pode escolher um projeto de proteção ambiental para que a empresa faça uma doação para cada prancha vendida.

A e-board é um produto autenticado e certificado pelo Instituto-e, organização não governamental, referência em certificações ambientais, e como licenciado exclusivo a Osklen Surfing.

A reciclagem das pranchas e incorporação no asfalto é feita pela Pavisan - engenharia de pavimentos - e a neutralização de todo processo fica à cargo da CANTORCO2e / GPSA. A e-board também conta com o apoio da WWF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário