sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Por: Yordan Bosco - 11/09/09 - 10:30


Cartaz dos Jogos Estudantis 2009 - Foto: Reprodução


O município de Camaçari estréia na maior “olimpíada de praia” já realizada na Bahia. Os jogos acontecem até o domingo (13) na praia de Piruí e todas as 625 vagas oferecidas foram preenchidas.

A solenidade de abertura será a partir das 9h com o prefeito Luiz Caetano. A mega arena esportiva montada na praia do Piruí, em Arembepe, litoral de Camaçari, contará com a presença de mais de 600 atletas durante os Jogos Estudantis de Praia, que acontecem neste fim-de-semana, entre os dias 11 e 13 de setembro.

As inscrições foram gratuitas e se encerraram antes do previsto pela organização. Serão disputadas provas de surfe, bodyboarding, vôlei de praia, beach soccer e aquathlon. Essa é a terceira edição dos Jogos Estudantis de Praia na Bahia, antes realizados em Salvador e Lauro de Freitas, reunindo mais de 1200 estudantes dos ensinos básico, fundamental, superior, pós-graduação e pré-vestibular.

O evento está agendado para começar a partir das 9h com uma solenidade na arena dos Jogos Estudantis de Praia e contará com a presença de autoridades locais, inclusive do prefeito Luiz Caetano. No cronograma ainda estão previstos o astiamento da bandeira nacional e competições do beach soccer sub 12, surf mirim, vôlei de praia feminino, bodyboarding e atividades de salvamento aquático.

A vila de Arembepe é famosa mundialmente pelo refúgio hippie e por receber, na década de 60, a visita ilustre de cantores como Janis Joplin e Mick Jagger. Desta vez o paradisíaco lugar será palco da maior “olimpíada de praia” do esporte baiano.

Os Jogos Estudantis de Praia contarão com uma estrutura inédita voltada para o esporte amador no estado. Serão quatro arenas esportivas com arquibandas capazes de abrigar cerca de 1000 espectadores.
Para o secretário de Educação, Luiz Valter Lima, a chegada dos Jogos Estudantis de Praia é bem-vinda, já que servirá como uma experiência enriquecedora para o calendário esportivo local.

“Como será no período de aniversário da cidade, os jogos vêm como um presente para a população. A incorporação dessas novas modalidades proporciona a população o desfrute da riqueza ambiental de Arembepe. Será uma verdadeira aula de campo”, avalia.

Com 42 quilômetros de orla e perfeitas condições para a pratica dos esportes de praia, Camaçari recebe, pela primeira vez, uma competição nos moldes dos Jogos Estudantis de Praia, que têm como proposta estimular a prática esportiva, difundir o esporte e provocar integração entre alunos de diversas idades e classes sociais.

No sentido de promover a inclusão social, aliando esporte e educação, a prefeitura municipal vem desenvolvendo projetos importantes, através de suas respectivas secretarias. Salva-vidas locais fazem curso de atualização em Primeiros Socorros Como parte da programação dos Jogos Estudantis de Praia, para garantir maior comodidade e segurança aos visitantes e esportistas da competição, o grupamento de salva-vidas de Arembepe passa, desde a tarde de ontem (09), por um curso de atualização em Primeiros Socorros.

Sob orientação do médico Lucas Albuquerque, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) local, os profissionais receberam instruções sobre manobras de ressuscitação cárdio-pulmonar, além de intensificarem os treinamentos para o resgate de corpos.

Hoje (10), sob a coordenação do professor de educação física, Ivan Pedreira, coordenador educacional dos Jogos Estudantis de Praia, eles irão aprofundar os conhecimentos teóricos sobre uma preparação física adequada para, depois, partir para a prática. Além das atividades, os salva-vidas também irão passar por uma capacitação voltada para o turismo sustentável, uma vez os jogos serão realizados em Área de Preservação Ambiental (APA), próximo ao Projeto Tamar.

Os Jogos Estudantis de Praia são uma realização da Associação Comunitária e Cultural Stellagrace, têm patrocínio do Governo Federal, através do Ministério do Esporte, e promoção da Litoral Esporte. Contam com apoio da Prefeitura Municipal de Camaçari, através das secretarias do Esporte Lazer (Sedel) e de Educação (Seduc), da Aquarius Fresh, da TV Aratu – SBT e da Radio Transamérica FM.

A supervisão técnica é da Federação de Beach Soccer do Estado da Bahia, da Federação Baiana de Vôlei, da Federação Baiana de Surf e da Federação Baiana de Triathlon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário