sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Pena Surf Nordeste - Potiguares curtem ótima fase.

Por Chico Padilha em 04/09/09 - 20:33 - Fonte: WAVES.

Jadson André já está classificado ao World Tour. Foto: Rodrigo Mesquita.


O potiguar Jadson André nasceu em Alexandria, mas foi morando na Vila de Ponta Negra que surfou suas primeiras ondas na homônima praia natalense.

Foi a partir de lá que ele ganhou excelência em cima da prancha e títulos como o de campeão mundial até 18 anos, em 2007, sendo atual vice-líder do mundial de acesso WQS.

Alan Jones, líder do Regional Profissional e que já garante vaga na elite nacional SuperSurf, é outro que descansa ou apenas treina neste feriadão.

Alan é da mesma geração que em 2007 tornou o Rio Grande do Norte campeão brasileiro por seleções, vitória que começou com o título da etapa de abertura em Pipa, Tibaú do Sul.
Alan Jones lidera ranking nordestino e está praticamente garantido na elite brasileira. Foto: Rodrigo Mesquita.

Mas é outra cidade do litoral Sul norteriograndense, a Baía Formosa, de Alan Jones, quem vem se tornando no estado a meca das competições da modalidade, pela qualidade e constância das ondas da praia do Pontal, onde Jones venceu este ano etapa profissional da Associação Nordestina de Surf, e que neste fim de semana recebe a quarta prova do amador Pena Surf Nordeste, no qual em 2006 Jadson fez dobradinha, entre os de até 18 anos da Júnior, e na Open, sem limite de idade, título hoje defendido pelo experiente André Fagundes, ex-profissional de Natal.

Ítalo Ferreira, que venceu a Mirim (Sub-16) e Júnior nas duas etapas mais recentes do amador Pena Nordeste, é o grande destaque da nova geração que estará até esta segunda-feira competindo no Pontal de "BF", sua praia de treinos mais constantes em sua cidade natal, Baia Formosa, onde chega invicto e já garantindo no mínimo um resultado modesto que o ajudará a substituir, ao fim do ano, o zero da ausência justificada na etapa inaugural.

Se hoje são os jogadores da canarinha que estão na Argentina, em janeiro foi Ítalo quem andou em treinos nas ondas platinas, de onde voltou disposto a garantir novos títulos, exemplo dos que disputando na região ainda não conhece quem o vença, seja na jovem Mirim, seja na pouco acima Júnior, onde antes Jadson e Jones também estagiaram com sucesso.

Jadson, por exemplo, faturou as mesmas Júnior e Open em que hoje o promissor Ítalo e o experiente André Fagundes aparecem como favoritos, com o detalhe de que se Ítalo é nativo de Baia Formosa, André há muito lá possui casa, adquirida quando era surfista profissional e a prioridade não era se tornar engenheiro.
O Pena Surf Nordeste Amador premia, ao final, sete de seus nove campeões com passagens aéreas a Fernando de Noronha. Na Open, o vice ganha passagem aérea internacional e seu campeão, a exemplo do campeão júnior, fatura uma moto.

Por etapas, a premiação é de bloco Teccel aos primeiros e kits Pena e troféus a todos nas finais, sendo patrocínio da Pena que a transmite pelo Pena.com.br, marca genuinamente do surf e brasileira, Prefeitura de Baía Formosa e Emprotur /Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Haco, Bonnor, Matesa, Filati, Eberle, Starboard, Pranchas BF, San Eventos.
Divulgação sites Surfbyte.com.br, Waves.com.br, Cearasurf.com.br e SurfBahia.com.br, revistas Wave Wind e Beach Show, Rádio Tropical FM, com realização ANS, Top 16 e Fesurf/RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário