terça-feira, 22 de setembro de 2009

Neco na triagem de “gala” do SuperSurf no Santinho.

Por João Carvalho - Assessoria de Imprensa do SuperSurf - 22/09/09 - 17:00 - Fonte: Abrasp



Tudo pronto para o show no Costão do Santinho. (Foto: Raposão / De Olho No Mar).


Uma triagem de “gala” vai abrir a penúltima etapa do SuperSurf 2009 no Costão do Santinho e a previsão é de altas ondas para esta semana no norte da Ilha de Santa Catarina.

O “Melhor Resort de Praia” do Brasil está estreando na Divisão Principal do Circuito Brasileiro, mas já levou para a Praia do Santinho etapas do Mundial WQS masculino e feminino e também da categoria Pro Junior.

Agora o desafio é pelos títulos brasileiros da temporada e os gráficos mostram excelentes condições de ondas já para quinta-feira, quando começa o campeonato que será encerrado na manhã do domingo em Florianópolis.

Grandes estrelas que já defenderam o Brasil na elite mundial, vão brigar pelas duas últimas vagas para a etapa catarinense do SuperSurf 2009, que é apresentado pela Nova Schin e Volkswagen, com o circuito nacional mais rico do mundo sendo realizado também com co-patrocínio da marca Nicoboco, da Gol Linhas Aéreas Inteligentes, da Claro e do BIC Comfort.

A maior atração é Neco Padaratz, o convidado da Editora Abril, organizadora da maior competição do calendário brasileiro.


Neco no SuperSurf da Bahia em Salvador. (Foto: Nilton Santos / SuperSurf)


Ele foi o único a conquistar dois títulos mundiais consecutivos no WQS, em 2003 e 2004, passou seis meses fazendo tratamento nos EUA para poder surfar sem as dores crônicas nas costas que conviveu durante anos e voltou a competir no Brasil como convidado no SuperSurf da Bahia em Salvador, onde foi até as oitavas-de-final.

Depois fez duas finais seguidas em etapas do WQS. Perdeu a de casa na Praia Mole de Florianópolis, mas venceu a da Praia de Itaúna, o “Maracanã” do surfe em Saquarema (RJ).

ESTRELAS MUNDIAIS - Neco está escalado na segunda bateria da triagem e vai estrear no SuperSurf do Costão do Santinho com dois ex-companheiros de ASP World Tour, o gaúcho Rodrigo Dornelles e o carioca Yuri Sodré. Outra ex-estrela da elite é o pernambucano Paulo Moura, que participa do primeiro confronto do dia junto com o cearense Márcio Farney e o carioca Simão Romão.

As duas baterias serão completadas por dois surfistas indicados pela Federação Catarinense de Surf. Os oito irão disputar as duas vagas que completam o quadro de 48 participantes, com os top-46 do SuperSurf.

Aí o campeonato começa prá valer e todos as baterias são eliminatórias, como no novo formato de competição utilizado em algumas etapas do ASP Tour neste ano. Alguns catarinenses já estréiam logo nas primeiras baterias.

Guilherme Ferreira inaugura a primeira fase com o paulista Saulo Junior. A segunda é 100% catarina, entre Beto Mariano e Davi de Jesus. Só um avança para enfrentar os cabeças-de-chave da penúltima etapa do SuperSurf 2009 na segunda fase.

Depois, tem Fábio Carvalho na quarta bateria com o niteroiense Guilherme Herdy, na sexta Tomas Hermes pega o pernambucano Halley Batista, na oitava Marco Polo enfrenta o paranaense Péricles Dimitri e outros também iniciam na primeira fase.

DISPUTA DOS TÍTULOS – Mas, os principais concorrentes ao título de campeão brasileiro do carioca Gustavo Fernandes estão na lista dos cabeças-de-chave da segunda rodada de 16 baterias. O líder Messias Félix será o nono a se apresentar e o cearense compete logo após o vice-líder, o paraibano Jano Belo.

E ambos podem pegar surfistas saídos da triagem, ou seja, alguém com experiência de Circuito Mundial.

Quem pode se aproveitar disso é o catarinense Willian Cardoso, que ocupa a terceira posição no ranking e encabeça a 13.a bateria.

Ele ganhou a etapa catarinense do SuperSurf no ano passado na Praia da Joaquina e vem embalado de duas vitórias na “perna européia” do WQS.

Willian quer trazer o título inédito para Santa Catarina, mesmo objetivo de Messias Félix para o Ceará, outro estado que ainda não aparece entre os integrantes da “Galeria de Campeões Brasileiros” inaugurada em 1987.

Na categoria masculina, os sete primeiros colocados no ranking das três primeiras etapas, podem sair do SuperSurf do Costão do Santinho liderando a corrida do título, que será decidido nos dias 29 de outubro a 02 de novembro no Rio de Janeiro.

Já na feminina, a briga está mais aberta e a paulista Suelen Naraisa tem sua primeira posição ameaçada por exatamente metade das dezoito participantes. Como no masculino, uma catarinense ocupa o terceiro lugar, Juliana Quint.

Ela vem de vitória na etapa anterior em Ubatuba (SP) e vai competir em casa, pois mora no norte da ilha.

A Nova Schin e a Volkswagen apresentam o SUPER SURF 2009, o circuito nacional mais rico do mundo, que é realizado com co-patrocínio da marca Nicoboco, Gol Linhas Aéreas Inteligentes, Claro e BIC Comfort e apoio da Revista Fluir e do site Waves.Terra.

Desde a criação em 2000, o Grupo Abril organiza a Divisão Principal da Associação Brasileira de Surf Profissional.

Todas as cinco etapas são transmitidas pelo http://www.supersurf.com.br e www.abrasp.com.br, com as finais no domingo também passando ao vivo pela ESPN Brasil.

Esta penúltima também conta com apoio do Costão do Santinho Resort, da Prefeitura Municipal de Florianópolis, do Governo do Estado de Santa Catarina, através do Fundesporte - Fundo de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf) e Associação de Surf Ingleses Santinho (ASIS), além de divulgação oficial da Band FM de Florianópolis com o surf-reporter Raposão.

TRIAGENS DO SUPERSURF DO COSTÃO DO SANTINHO:
1.a: Márcio Farney (CE), Simão Romão (RJ), Paulo Moura (PE) + convidado de Santa Catarina
2.a: Neco Padaratz (SC), Rodrigo Dornelles (RS), Yuri Sodré (RJ) + convidado de Santa Catarina

PRIMEIRA FASE DO EVENTO PRINCIPAL:
01: Guilherme Ferreira (SC) x Saulo Junior (SP)
02: Beto Mariano (SC) x Davi de Jesus (SC)
03: Thiago de Sousa (CE) x Victor Ribas (RJ)
04: Guilherme Herdy (RJ) x Fábio Carvalho (SC)
05: Ulisses Meira (PB) x Adilton Mariano (CE)
06: Halley Batista (PE) x Tomas Hermes (SC)
07: Bruno Moreira (SP) x Danylo Grillo (SP)
08: Marco Polo (SC) x Péricles Dimitri (PR)
09: Hizunomê Bettero (SP) x Franklin Serpa (BA)
10: Danilo Costa (RN) x Fábio Silva (CE)
11: Guga Arruda (SC) x Diego Santos (SP)
12: Flávio Costa (BA) x Bruno Santos (RJ)
13: David do Carmo (SP) x Marcelo Trekinho (RJ)
14: Diego Rosa (SC) x Leandro Bastos (RJ)
15: Heitor Pereira (SP) x classificado nas triagens
16: Odirlei Coutinho (SP) x classificado nas triagens

SEGUNDA FASE – cabeças-de-chave por ordem de sequência das baterias (1.a a 16.a):
1.a bateria-André Silva (CE), 2.a-Jean da Silva (SC), 3.a-Beto Fernandes (SP), 4.a-Gustavo Fernandes (RJ), 5.a-Tânio Barreto (AL), 6.a-Renato Galvão (SP), 7.a-Edvan Silva (CE), 8.a-Jano Belo (PB), 9.a-Messias Félix (CE), 10.a-Michel Roque (CE), 11.a-Wilson Nora (BA), 12.a-Daison Pereira (RS), 13.a-Willian Cardoso (SC), 14.a-Rudá Carvalho (BA), 15.a-Pedro Henrique (RJ) e 16.a-Peterson Rosa (PR)

PRIMEIRA FASE FEMININAclassificam-se as duas primeiras de cada bateria:
1.a: Luana Coutinho (SP), Gabriela Leite (SC), Bruna Queiroz (SP)
2.a: Diana Cristina (PB), Nathalie Martins (PR), Cláudia Gonçalves (SP)
3.a: Suelen Naraisa (SP), Brigitte Mayer (RJ), Chantala Furlanetto (SC)
4.a: Tita Tavares (CE), Marina Werneck (SC), Erica Prado (BA)
5.a: Andréa Lopes (RJ), Gabriela Teixeira (RJ), Krisna de Souza (RN)
6.a: Juliana Quint (SC), Taís de Almeida (RJ), Camila Cássia (SP)

Relacionados
4 de maio de 2009 -- Marcelo Trekinho (RJ) (0)
4 de junho de 2008 -- Bruno Santos será atração no SuperSurf de São Sebastião (0)
12 de maio de 2008 -- Melhores da História do SuperSurf em Pernambuco (0)
1 de dezembro de 2008 -- Leandro Santos vence a etapa do Maresia Paulista em casa!! (0)
2 de abril de 2007 -- Surf Master Pernambuco 2007 (0)
4 de maio de 2009 -- Krisna de Souza (RN) (0)
10 de março de 1997 -- Ranking Brasileiro ABRASP 1997 (0)
3 de maio de 2009 -- Alejo Muniz vence primeira etapa do Maresia Paulista Pro 2009 (0)
21 de janeiro de 2009 -- Picuruta vence a primeira do Brasileiro de Longboard 2009 (1)
5 de março de 2008 -- Brazilian Master ISA World Trials 2008 na Barra da Tijuca (0)


Nenhum comentário:

Postar um comentário