segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Kiko enfrenta bomba em Arica.

Por: Evaristo "Kiko" Ferreira - 28/09/09 - 20:00 - Fonte: CameraSurf.com.br



Kiko enfrenta uma morra em Arica - Foto: Divulgação

Dia 18 de setembro, os sites de meteorologia do Chile nos alertavam de um grande swell, 15 pés com 18 segundos o que significa no mínimo 15 pés de onda aqui, podendo chegar aos 18 pés fácil, eu e meu amigo Christian(local de Arica com apenas 17 anos), nos preparamos pra este swell como nunca, queríamos muito surfá-lo, arrepiar estas ondas com muita categoria e de alguma forma conseguimos fazer nosso trabalho, não com tanta excelência, mas foi massa.

Acordamos as 6:30 da manhã e fomos em direção a El Buey depois de um leve desayuno(café da manhã),chegamos e nos deparamos com muito frio,vento e ondas enormes e perigosas,mas eu,viciado em adrenalina,me troquei e cai no mar.

Depois de algum tempo, o vento parou um pouco,facilitando muito os drops e deixando as ondas um pouco mais perfeitas.

Este dia tinha aproximadamente 10 a 12 pés havaianos, ou seja, 15 a 18 pés de face, tava muito grande, pesado, mexido e difícil, usei uma 9'0 pés zero que o Udo Bastos fez pra mim(mágica a prancha), consegui surfar 4 ondas grandes e umas 3 enormes, tomei as piores vacas que já tomei aqui, havia pessoas fazendo tow-in e isso é proibido quando tem alguém remando, me atrapalharam muito.

O Pato estava fazendo tow-in, mas depois saiu quando me viu por respeito e por saber que não é certo, mas alguns locais não quiseram sair e um deles o Kurt Herptrunf, me atrapalhou muito, tomei uma vaca absurda por causa dele, quase tirei meu braço do lugar, tomei mo caldo animal, fiquei duas ondas embaixo d’água, vi a morte e poderia ter quebrado minha prancha, simplesmente ridícula a atitude.

Eu ate entendo que eu to na casa deles e que eles são locais, mas esta onda tem também uma esquerda animal e acho que eles poderiam surfar à esquerda e deixar a direita para os que estavam remando que eram apenas 3 pessoas, mas não, em lugar de fazerem isso, preferiram deixar bem claro que os locais aqui são eles, mas uma coisa eu sei e sei bem, eles não remam mais, perderam a essência do surf e também a humildade.

Peguei altas igual e tô feliz, mas de verdade perdi a vontade de voltar aqui por causa dessas pessoas. O tow-in é massa, mas os tow riders tem que aprender a serem mais respeitosos com as pessoas que remam e que amam o surf, e que não tem condições de ter um jet e muitos nem querem, essa e a grande verdade.

Surfamos bem, fomos vitoriosos em nossa empreitada, valeu à pena !!!Eu faço tow- in também, mas to cansado desses caras que fazem estas coisas, não respeitam a ninguém, os chilenos estão muito mudados e creio que isso é por causa do crescimento do surf que esta massivo, muitos vem para Arica e só fazem merda, dai piora tudo, não tem mais paciência com os de fora.

Vi o Pato quebrando de tow nas esquerdas afinal ele sabe respeitar e surfavam só as esquerdas, as maiores, ele e seu amigo que não sei o nome, estavam bem entrosados e surfavam só as bombas, vindo sempre no limite delas.

Vi o parceiro do Pato surfar uma das maiores esquerdas do dia com muita disposição, os caras estavam na vibe e não atrapalharam os que estavam na remada. Isso é uma dupla responsável no tow, tem o espírito “Aloha” e sabem que remar e alucinante, respeitam a vibe dos puristas. Repito,também faço tow,mas nunca em cima de surfistas que estão remando na paz.

Um menino chamado Christian quase se afogou nesse mar, mas ao final saiu bem teve que ir ao hospital porque estava quase apagado, super mareado, cortou os dedos da mão e foi arremessado nas pedras do inside, teve sua prancha massacrada e partida e por muita sorte e proteção divina saiu vivo de onde estava.

Esse menino e amigo meu, pela primeira vez estou hospedado na casa dele e lhe emprestei minha 8'6(me arrependi), ele só tem 17 anos e tava lá fora comigo, teve atitude, pegou uma onda legal de uns 8 a 10 pés e ficou amarradão, mas com a chegada do jet, não conseguiu mais surfar em paz .... perdeu a concentração, e se deu mal.

Bem é isso, Arica sempre nos surpreende, não imaginávamos mais um swell desse e ele veio na segunda metade de setembro e com muita força, período alto(18 segs) e tamanho bom(15pés) .... Eu amo este lugar, mas infelizmente o tow-in irresponsável também já chegou aqui!!!
Aloha e obrigado Senhor!!!

Assista ao vídeo:







Nenhum comentário:

Postar um comentário