quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Indonésia - Tremor abala ilha de Java.

Por Redação Waves em 02/09/09 19:04 - Fonte: WAVES




Ilha de Java é um dos destinos procurados por surfistas na Indonésia. - Foto: Reprodução Google Earth.



Um potente terremoto matou ao menos 42 pessoas e forçou milhares a abandonarem edifícios na Indonésia, mas o número de vítimas ainda deve aumentar, informaram agências do governo na manhã desta quinta-feira (2/9), horário local.


O tremor, de magnitude 7,0, segundo o Centro Geológico dos Estados Unidos, aconteceu na tarde de quarta-feira, horário local, e sacudiu edifícios na capital Jacarta. Ele também destruiu casas em aldeias próximas ao epicentro, no oeste de Java.


Repórteres da Reuters no local do tremor relatam a destruição de muitas casas, assim como a presença de tendas e abrigos improvisados nas ruas e campos.Ao menos 42 pessoas morreram e mais de 300 ficaram feridas, informou o governo. Autoridades disseram que cerca de 1.300 casas foram danificadas, mas a imprensa local coloca este número em 3.500.O Ministério da Saúde disse estar enviando equipes médicas para a região.


"Muitas casas estão no chão", disse Edi Sapuan, morador da aldeia de Margamukti, a cerca de duas horas de carro da cidade de Bandung."Só as casas de madeira continuaram de pé. Muitos moradores estão feridos, cobertos de sangue.


Corremos assim que sentimos o terremoto", relatou Edi à Reuters. "Aí, cinco minutos depois, minha casa desabou."O terremoto foi sentido até em Surabaya, segunda maior cidade indonésia, cerca de 500 quilômetros a nordeste do epicentro, e também na ilha turística de Bali, cerca de 700 quilômetros a leste.


As principais empresas dos setores elétricos, de gás e petróleo, siderurgia e mineração da ilha de Java disseram não ter tido suas atividades significativamente afetadas.Áreas costeiras num raio de centenas de quilômetros em torno do epicentro foram colocadas em alerta contra tsunami durante cerca de meia hora.


A agência sismológica do país disse que o terremoto atingiu a magnitude 7,3, com epicentro 142 quilômetros a sudoeste de Tasikmalaya, no oeste de Java. O Centro de Alerta contra Tsunamis do Pacífico, no Havaí, disse que não havia ameaça de algum tsunami devastador.Em Jacarta, milhares de pessoas deixaram prédios comerciais ao sentirem o tremor.


"O candelabro começou a se mexer, e (o apartamento) começou a tremer realmente forte", disse Victor Chan, que vive num 34º andar. "Durou bastante.


Fiquei realmente assustado e corri escadaria abaixo."Nur Syara, que vive no 31º andar do mesmo edifício, contou que era possível ouvir as paredes rachando. "Deitei no chão. Tive medo de que fosse desabar.


"Uma testemunha em Tasikamalay disse que a sede da prefeitura desabou, e que uma mesquita ficou muito danificada. Foram registrados danos também em prédios de Bandung.

Fonte Terra


Nenhum comentário:

Postar um comentário