quinta-feira, 17 de setembro de 2009

The Hole - O buraco é mais embaixo

Por Sylvio Mancusi em 17/09/09 14:18 - Fonte: http://www.waves.com.br/
Sylvio Mancusi experimenta o power do pico. Foto: Bia Silveira.


Tom Carroll, Strider Wasilewsky e Ross Clark Jones foram os primeiros surfistas a registrar a incrível onda de The Hole (o buraco) nas ilhas MentawaiI, Indonésia. No filme produzido na ocasião, Carroll afirma que essa onda foi uma das melhores que já havia surfado em sua carreira.

Clique aqui para ver as fotos
Clique
aqui para ver o vídeo

Quando checamos os mapas de previsão antes de embarcarmos na trip de estreia do Star Koat, primeiro barco brazuca naquelas águas, o foco era finalizarmos com chave de ouro.

Essa onda mágica é a mais distante do porto de Padang, mas era nosso foco. Marlom e Kadu, os donos do barco, não economizaram gasolina e nem energia.
Everaldo Pato Teixeira vai fundo na brincadeira. Foto: Bia Silveira.
Cumpriram a promessa de levar nossa turma até lá.Depois de surfarmos durante os 10 primeiros dias as famosas: Rifles, Telescopes, Lances Left e Hollow Trees, navegamos por dezenas de horas até chegar ao tão sonhado pico.Depois do terremoto de 2004, várias bancadas da ilha de Sumatra sofreram mudanças.
Algumas ondas ficaram melhores e outras piores. The Hole ficou ainda mais rasa e curta. O que eram dois a três tubos no filme do Tom Carroll, tornou-se um ou dois tubos, ainda mais desafiadores.

A real é que depois de analisarmos as imagens, podemos até dizer que os melhores momentos de The Hole podem ser comparados a Teahupoo.

Foram dois dias de altas ondas e várias pranchas quebradas ao meio. Eu parti três delas, o que comprova a potência da onda. No pico, tripulantes de dois a três barcos revezavam-se nas ondas.

Um deles era do peruano Jorge, com 14 anos de Mentawaii. Ele ensinou muito da navegação local para o comandante do nosso barco, Kadu Maia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário