sábado, 15 de agosto de 2009

Samia surfa dia mágico em Fiji.

Por Samia Carolina - Correspondente Internacional SurfPE - 15/08/09 - 20:48




Samia na Praia High Way - Fiji - Foto: Ivy Gabrielli

Ondas lindas, com sessões tubulares, água cristalina, o colorido do fundo de corais e sem qualquer surfista no mar? Parecia mentira mas, esse foi o dia mágico da minha primeira queda para o surf em Fiji.

Praia High Way - Fiji - Foto: Samia Carolina



Bula! (Oi e boas vindas!). Fiquei em Fiji 15 dias para realizar o Projeto Surf Solidário em parceria com a Christian Surfers New Zealand e aprendi muito com a simplicidade da vida dos locais.Sempre rola um frio na barriga quando embarcamos para o desconhecido.


Com o grupo de 17 pessoas, parti do aeroporto de Aukland, Nova Zelândia, para Nadi, na Ilha Vitu Levu. Dirigimos cerca de 3 horas até uma pousada próxima ao Pacific Harbor.


Equipe do Surf Solidário e a Christian Surfers New Zealand, em Fiji para mais uma missão - Foto: Divulgação.


Na manhã do dia seguinte, embarcamos no rio onde foi gravado o filme Anaconda 2, para o percurso de 2 horas de barco até a bancada de Frigates. Passamos o dia todo no barco e eu surfei até esgotar as energias, 6 horas no mar. So alegria! Desenvolvemos um programa para os locais com aulas de surf, campeonato de vôlei, instruções para primeiro socorros, work shop para conserto de pranchas e mais.

instruções de Primeiros socorros - Foto: Samia Carolina


Fiquei hospedada com uma família local bem humilde. A comida era servida no chão com muita mandioca, arroz, pão, chá com leite e frutas da região.Em Fiji, o coqueiro pode ser escalado por qualquer ilhéu.


Samia se diverte nas esquerdas de Frigates - Fiji - Foto: Ivy Gabrielli.

A comida tradicional é cozida dentro do solo com pedras quentes e folhas de bananeiras, num processo de 5 horas. A dança típica tem o rápido requebrado nas saias de palha. Os cabelos são crespos e a pele queimada do sol. Algumas vilas tradicionais possuem rígidas regras.

Não é permitido por a mão na cabeça das pessoas, ficar em pé quando pessoas mais velhas estivessem sentadas no chão, usar ósculos escuros ou bonés e é preciso cobrir joelho e ombros.O arquipélago fijiano foi palco para a gravação do filme "A Lagoa Azul". Sao mais de 320 ilhas, com 1129km de costa no Oceano Pacifico e a população de 861 mil habitantes.

Cerca de 37% dos moradores de Fiji são indianos e isso é motivo para intensas discussões políticas e até confrontos. Fiji tem uma história de canibalismo e, andar descalço sobre pedras quentes, é parte dos espetáculos culturais das Ilhas.

Foi um privilégio conhecer e surfar mais um parte da obra perfeita de Deus. Aprecio o quanto somos abençoados nas pequenas coisas e ter oportunidade de viver, amar, servir e surfar.

" O que o homem semear, isso também colherá. E não nos cansemos de fazer o bem, pois ao seu tempo próprio colheremos, se não desanimarmos." Efésios 6:7 e 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário