sábado, 15 de agosto de 2009

Pena Surf Pro Nordeste - Finalizado primeiro dia das disputas.

Por: Jocildo Andrade / ANS – 15/08/09 - 20:19.



Estrutura do evento - Foto:Rodrigo Mesquita/ANS Tour


O cometa pernambucano Halley Batista, que desde o início do Tour 2009 vem se revezando entre líder e vice do ranking, foi barrado na primeira bateria da fase 2. Halley (12.46) ficou com a terceira colocação em uma bateria muito bem disputada contra seu conterrâneo César Aguiar (13.20) e contra o paulista Emerson Piai, que venceu os pernambucanos somando 13.63.

O atual campeão do Brasil Tour, Adilton Mariano (CE), surfou com muito estilo e garantiu vaga nas oitavas. Adilton somou 13.30 contra 10.33 de Marcelo Nunes (RN) segundo na disputa.

Alan Donato, local da Baía de Maracaípe (PE), já no início da bateria encontrou uma boa onda que lhe rendeu 7 pontos, Donato liderou toda a bateria e não tomou conhecimento da disputa pela segunda colocação entre o também local de Maraca Júnior Lagosta e Alex Almeida (RJ). E por uma diferença muito pequena Alex (9,97) levou a melhor sobre Lagosta (9,96).

Na disputa entre três baianos em um cearense, a Bahia levou a melhor. Marco Fernandez surfou no critério e somou 14.57 para vencer Messias Félix (12.34), que atualmente lidera o ranking da elite nacional, e é vice-líder do Brasil Tour.

Alan Jones, que lidera o ranking do ANS Pro Tour, somou 7.83 e 5.83 e comandou a bateria disputada contra Danilo Costa (RN), Itim Silva (CE) e Alan Silva (BA).

Alan Jones RN atual lider do circuito - Foto:Rodrigo Mesquita/ANS Tour


O gigante Itim Silva, atual nono no ranking, ficou em segundo quase toda bateria, já nos minutos finais o potiguar, que detém a melhor média e melhor nota do evento até o momento (16.83 e 8.83), obtidas na primeira fase, encontra uma boa onda e vira em cima do cearense, que fica fora da briga.

Itim ainda tentou virar, mas a onda não lhe proporcionou manobras que rendessem o 5.47 de que precisava.

Danilo Costa RN autor da melhor nota e melhor média do dia - Foto:Rodrigo Mesquita/ANS Tour.

O cearense Michel Roque, defensor do título da etapa e vice na etapa anterior em Stella Maris, mostrou que está instigado e vai correr atrás de mais uma vitória em Olivença.

Roque encontrou boas ondas e soube aproveitá-las, somou 7 e 6.33 para vencer. “Fui vice em Stella em 2008 e o mesmo aconteceu em 2009, se eu conseguir repetir o resultado de 2008 aqui em Olivença e vencer, vou ficar muito feliz”, diz Michel, que ainda promete, “Vou dar o gás”.

O baiano Wilson Nora quebrou tudo para somar 15.33, melhor somatório na segunda fase, e avançar para as oitavas com o cearense Thiago de Sousa, atual quinto no ranking Tour Nordestino. Também garantiram classificação para a oitavas Edvan Silva e Dunga Neto que fizeram dobradinha cearense na nona bateria.

O vencedor da primeira etapa da perna baiana, Bernardo Lopes, não se deu bem na disputa contra seus conterrâneos Aurélio Santana, Thiago Casemiro e Franklin Serpa. Franklin, Local do pico, levou a melhor, pegou as boas e avançou para as oitavas levando com ele Aurélio Santana que repetiu a boa atuação da fase 2.

Quem também garantiu vaga nas oitavas foi o atleta da Praia do Sul, pico vizinho a Olivença, Bruno Galini, que corre atrás de um bom resultado para melhorar sua posição no ranking. Atualmente Galini é o décimo – primeiro no ANS Pro Tour e tenta voltar à elite do surf nacional onde esteve durante os anos de 2007 e 2008. Léo Andrade completou a dobradinha baiana avançando com Galini na décima bateria.

Outro baiano garantido nas oitavas é Christiano Spirro que ficou em segundo na disputa comandada pelo potiguar, local de Baía Formosa, José Júnior.
O Pena Pro Nordeste distribui R$ 20.000,00 em premiação, 1500 importantíssimos pontos no ranking regional e 500 no Brasil Tour.

A oitava etapa do Circuito Nordestino de Surf Profissional conta com o patrocínio da empresa cearense Pena e com o apoio da Secretaria de Esportes do Estado da Bahia.

As disputas amanhã tem início às 8hs com a 12° bateria da fase 2. Acompanhem ao vivo através do site http://www.pena.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário