sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O Shaper Ruclécio Lucena Apresenta sua coluna e estréia como novo correspondente do SurfPE.

Por Ruclécio Lucena - Correspondente SurfPE - 28/08/09 - 20:04




Ruclécio Lucena Testa mais um de seus brinquedinhos "Transformer" - Foto: Divulgação.

Falar sobre shaper é no mínimo um desafio, é um grande risco de contradizer estudos já realizados por grandes mestres de uma “engenharia naval” cujas instituições ainda não oficializaram, então antes de qualquer coisa humildemente tiro o chapéu para todos que fazem deste seu modo de vida, independente de marcas ou nomes consolidados neste meio.

Assim como “a teoria da evolução das espécies” (a arvore) de Charles Darwin substituída pela (teia) descoberta feita pela tecnologia através do genoma, entre outras tão polêmicas, é arduamente descordada por teólogos e seus estudos religiosos, as teorias aplicadas com tecnologia nas pranchas de surf geram polêmicas onde os limites de cada um são o resultado de seus julgamentos, no entanto apesar de sermos todos passivos de discordância, estas fortalecem ou enfraquecem dependendo da eficácia e da relevância comprovada ou não no nosso dia a dia.

A partir de manobras que desafiam a gravidade, mas não a ciência, é elaborada designers cada vez mais arrojados, mas nem todos os surfistas são capazes de acompanhar esta leitura na água, por isto a tecnologia aliada a um designer personalizado contribui efetivamente para uma evolução rápida e continua dentro dos limites de cada, seja shaper seja surfista.

Jets auxiliam em ondas que outrora seria insano desfrutá-las, encaixe de quilhas que tornam as pranchas multi funcional, máquinas produzem cada vez mais shapers sem sobrecarregar seus fabricantes e independem de sua presença, e agora encaixes de rabetas que permitem opções, mais eficazes e práticos numa variação de marés, onde estamos e onde queremos chegar.

Este é um dilema que é envolvente, estimulante a um visionário ou para quem deseja apenas sua evolução, estes são assuntos que pretendemos abordá-los e faremos com a colaboração de quem tem algo a dizer sobre.

Desejo a todos que esperam desta pagina semanal uma leitura digna, com ética e imparcial, que traga fatos a altura, e que tirem proveito destes aqueles que desejam o conhecimento na área.

7 comentários:

  1. Meu nome é Gustavo moro em Olinda, Conheço Lucena de longa data, é um cara batalhador, profissional e extremamente detalhista em suas pranchas. Se algo dá errado ele trata de corrigir rapidinho. Sempre acompanha os clientes com altura , peso , etc para proporcionar uma satisfação do cliente com a prancha desejada. Nota dez na ideia dele e espero ver futuramente muitas dessas na água. Forte abraço Lucena e Sucesso cara vc merece!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Ruclécio ja tava em tempo de você botar a cara no mundo, Sem duvida alguma a melhor forma de divulgar o nosso trabalho e fazê-lo e isso eu sei que você faz com excelência, seja no seu estudio produzindo suas pranchas "e que pranchas" seja na areia dando as dicas pra galera e pra seus antigos e atuais alunos ou seja no mar onde você faz com mais perfeição ainda o mais belo dos espotes que é o surf,fico feliz por você e desejo muita sorte e sucesso.
    Um abraço meu brother de seu amigo Cícero roseno.

    ResponderExcluir
  3. Brother parabéns, eu serei um leitor assiduo das matérias que com certeza fará desse blog algo diferente dos demais, apesar de estar longe (em mossoró), não deixei de Surfar e muito menos de acompanhar as evoluções deste esporte maravilhoso e que você é um dos responsáveis para melhorá-lo ainda mais. Sucesso nessa nova empreitada.

    ResponderExcluir
  4. Cara, demorou!!! Já era pra vc ter aparecido no cenário nacional há muito tempo. Parabéns!!! Espero que essa seja apenas a ponta do iceberg. Que vc possa despontar mais ainda e, mostrar a todos a sua capacidade e seu talento como shaper. Boas lembranças de quem trabalhou e conviveu com ele no início de sua profissão como shaper. Eram altas idéias. Parabéns, e que vc possa detonar nessa coluna do surfpe.
    João Bôsco

    ResponderExcluir
  5. Grande Ruclecio ,o blog esta bom ,PE e o estado com mais deficiencia no esporte do Brasil.Esporte esse que nos amamos,seja por falta de pratocinios para os atletas e desinteresse do governo para ativar o surf na cidade novamente,por morar fora a tantos anos sempre ficava esperando a iniciativa de alguem lancar um blog focado no nosso estado ,na nossa regiao, na nossa praia !!! E isso ai Ruclecio sucesso ai no seu blog espero sempre ver fotos,videos e noticias ai da terrinha ,abracao Epa Neto !!!

    ResponderExcluir
  6. Alguém que busca perfeição de maneira humilde e lutadora,pessoa no qual traz a arte do surf de modo espetacular,alguém que já estava na hora de mostrar o grande profissional que é, pois acredito que para aqueles que o conhece, sabe que é um fenômeno nas águas, com alunos, no "mundo surf"...alguém que se tornou um orgulho para nós pernambucanos...e esse alguém é vc Ruclécio Lucena,PARABÉNS e muito sucesso!Um forte abraço de quem o admira muito, Manu Gonzáles

    ResponderExcluir
  7. Ruclécio é um profisional como poucos.Uma pessoa de hábitos simples,com idéias arrojadas e amante da natureza.Estava mais que na hora dele mostrar para o mundo do SURF sua cara.
    Valeu Ruclécio estou mais que orgulhosa de VOCÊ!!!!!
    SUCESSO!!!!
    Maria Ilma

    ResponderExcluir