sábado, 8 de agosto de 2009

Billabong XXL - El Niño esquenta temporada

Por Bill Sharp em 06/08/2009 10:03 - Fonte: WAVES







Greg Long dropa uma bomba em Puerto Escondido e larga na frente na briga pelo prêmio Billabong XXL. Foto: Edwin Morales / BillabongXXL.com.


O National Weather Service emitiu nesta quinta-feira o seu mais recente relatório sobre o fenômeno meteorológico El Niño. Sua avaliação pode ser uma ótima notícia para surfistas de todo o mundo.

Segundo declaração do Climate Prediction Center, o contínuo aquecimento das águas equatoriais ao longo dos últimos meses tem comprovado que o fenômeno meteorológico está bem encaminhado e acrescenta que quase todos os modelos dinâmicos indicam um moderado a forte El Niño durante o inverno de 2009 / 2010 no Hemisfério Norte.

Esta previsão coincide hoje com o lançamento do novo site para o Billabong XXL Global Big Wave Awards 2010, apresentado pela Monster Energy.


O site apresenta ainda fotos e vídeos de numerosas ondas maciças em todo o mundo nos últimos quatro meses, incluindo ondas épicas no México durante o swell de Sul que bombou na costa Oeste da América do Norte há menos de duas semanas.


O Billabong XXL Awards homenageia os maiores e melhores surfistas a partir de qualquer lugar do mundo baseado em provas fotográficas. O concurso ocorre até o final do inverno, com os vencedores sendo anunciados (e mais de US$ 130 mil em prémios) em uma apresentação de gala em abril.

O El Niño pode afetar as condições climáticas globais de várias formas, incluindo o desenvolvimento de furacões no Atlântico e a seca na Indonésia. Mas, para os surfistas, um forte El Niño pode significar a criação de tempestades no Norte do Oceano Pacífico, trazendo extraordinárias sessões de surf ao Hawaii e costa Oeste dos Estados Unidos.


Algumas das maiores ondas já registradas foram produzidas durante um marcante El Niño nas temporadas de 1969 / 70, 1982 / 83 e 1997 / 98. Conforme a condição reforça, provas visuais das grandes ondas já apareceram nas novas entradas no Billabong XXL Awards 2010 a partir de uma variedade de locais incluindo o Peru, Chile, México e várias costas da Austrália.


Liderando a briga - ainda muito cedo no processo anual do XXL - estaria provavelmente Greg Long, de San Clemente, Califórnia, que ganhou o Billabong Pico Alto Invitational no Peru e, em seguida, partiu para Puerto Escondido, México, para surfar, seguramente, as maiores ondas já encaradas num beach break.

Long não é estranho no Billabong XXL. O big rider já venceu mais títulos do que qualquer surfista na história do XXL, incluindo o prêmio de melhor performance global no Surfline Award em 2004 e 2008, o Monster Paddle Award em 2008 e, só no último mês de abril, o valor de US$ 50 mil por ser considerado o surfista do ano.

Também marcando presença este ano estão as mulheres, que já iniciaram a briga em duas categorias. O primeiro material para o prêmio de surfista do ano recebido na sede do XXL foi o vídeo de Layne Beachley, corajosa tube rider que encarou a rasa bancada conhecida como "Ours", em Maroubra, Sydney, Austrália.


A sete vezes campeã do mundo pode muito bem vencer o desafio para o prêmio de melhor performance no Billabong Girls com um pouco mais de ondas sólidas nos próximos meses. Também causando impacto como a primeira candidata ao prêmio de melhor performance no tow-in na nova temporada do XXL está a argentina Mercedes Maidana, em El Buey, Arica, Chile.

As categorias do evento este ano incluem o Billabong XXL Surfista do Ano, XXL Maior Onda, Maior Remada, Maior Tubo, Melhor Desempenho, Billabong Girls Melhor Performance e a Verizon Wireless "Vacas do Ano".
Além de todas as últimas inscrições em cada categoria, incluindo os formatos do evento, as regras e os arquivos do XXL no ano passado, podem ser vistos no site do evento, BillabongXXL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário