sábado, 25 de julho de 2009

Teahupoo volta a bombar!!

Por: Roger Ferreira - 25/07/09 - 20:00 - Fonte: Camerasurf



Teahupoo quebra acima de 15pés - Foto: Tim Mckenna.

A bancada dos crânios quebrados, Teahupoo, no Tahiti, voltou a funcionar com força total no último fim de semana, quando uma grande ondulação atingiu a Polinésia Francesa gerando ondas com mais de 15 pés.

A tempestade que criou todo essa agitação em torno do Taiti teve alguns diferenciais positivos quanto às outras que levam ondulações para o pacífico.

Primeiro sua locação: enquanto a maioria das tempestades do Pacífico Sul são centradas entre 40 e 50 graus de latitude sul (cerca de 9.600 km da Califórnia), essa foi em uma latitude mais baixa, centrada próxima dos 35 a 40 graus (cerca de 5760 km da Califórnia).


Uma tempestade que seja mais próxima ao Taiti significa que ela terá que viajar uma distância menor e assim perde menos força.

Em segundo lugar, a tempestade encontrou com ventos de muita velocidade, com seu centro de pressão baixa localizado diretamente adjacente ao cume de alta pressão, resultando numa inclinação de pressão que produziu ventos de 40 a 50 nós.

O que não foi tão favorável ao Taiti é que o volume da ondulação estava dirigindo-se para o leste da região, fazendo com que os principais reefs da ilha pegassem apenas a ponta da ondulação.

E mesmo assim ainda havia um bom tamanho para o tow in no final de tarde do sábado e domingo de manhã.


Buttons Kaluhiokalani, o windsurfista Jason Polakow, Campbell Farrell, o local Raimana Van Bastolear, entre outros surfistas estiveram presentes na sessão de domingo em Teahupoo.

Confiram algumas fotos da sessão pelas lentes do fotógrafo Tim McKenna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário