quarta-feira, 10 de junho de 2009

WQS - Novas etapas recheiam o tour

Por João Carvalho em 10/06/2009 10:12 - Fonte: WAVES





A ASP South America continua apresentando suas novidades para a temporada 2009. Depois de acabar com uma lacuna de 10 anos sem etapa do WQS no Peru e de 16 anos no Chile, mais dois retornos estão marcados para o mês de julho.

O Maresia Surf International saiu de Itajaí e volta para a praia Mole de Florianópolis, que desde 2005 não é palco de nenhum evento importante. E na semana seguinte, tem o Rip Curl apresenta Coca-Cola Saquarema Pro estreando no “Maracanã” do surfe brasileiro, Saquarema, que só teve uma etapa do WQS em 1997, ou seja, há 12 anos atrás.


Jano Belo defende título do Maresia Surf International na praia Mole. Foto: Daniel Smorigo/ ASP South America.


O Maresia Surf International acontece logo depois do Hang Loose Santa Catarina Pro, que pela primeira vez será realizado no meio do ano, na melhor época para a entrada de grandes ondas na praia da Vila, Imbituba (SC). O prazo começa em 27 de junho e vai até 5 de julho. Depois, vêm as duas provas seguidas do ASP South America Surf Series 2009, circuito que decide o campeão sul-americano da temporada.




Wagner Pupo encara bomba no SuperSurf de Saquarema, agora palco do WQS. Foto: Nilton Santos / SuperSurf.

Ambas têm nível 6 estrelas, distribuirão um total de US$ 145 mil em prêmios e valerão 2.500 pontos no ranking sul-americano e no WQS, que classifica 15 surfistas para a elite do ASP World Tour.

A primeira batalha é de 7 a 12 de julho no Maresia Surf International na praia Mole, em Florianópolis. De Santa Catarina, os melhores surfistas do mundo partem para as poderosas esquerdas da praia de Itaúna, palco da primeira edição do Rip Curl apresenta Coca-Cola Saquarema Pro, de 14 a 19 de julho na “Cidade do Surf” da Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

A marca Maresia já promoveu sua etapa do WQS na Praia Mole entre 1998 e 2000. A primeira foi vencida pelo australiano já aposentado, Jake Paterson. O catarinense Neco Padaratz ganhou a segunda e outro australiano, Trent Munro, venceu a última.

Só em 2007 ela voltou ao calendário com o Maresia Surf International na Praia Brava de Itajaí. O paulista Adriano de Souza foi o primeiro campeão e no ano passado foi a vez do paraibano Jano Belo comemorar o seu primeiro título no Circuito Mundial, que ele vai agora defender na badalada praia Mole de Florianópolis.

Já o Rip Curl apresenta Coca-Cola Saquarema Pro faz a sua estréia no WQS no mesmo palco dos Festivais de Surfe da década de 70 que deram início as competições no Brasil e marcaram época com a multidão que lotava as areias de Itaúna.

Apenas uma etapa do Mundial WQS foi realizada em Saquarema, mas praticamente aconteceu toda na praia da Vila e não nas ondas que fizeram Itaúna ser conhecida como o Maracanã do surfe brasileiro. O cabofriense Victor Ribas venceu aquela prova em 1997 e continua na ativa, sendo uma das estrelas já confirmadas no evento.

“É um grande orgulho para todos envolvidos no projeto, viabilizar este campeonato em Saquarema, uma cidade que tem uma ligação com o surf muito forte, conhecida mundialmente pela qualidade das ondas, o que nos dá a certeza de que poderemos realizar uma competição de alto nível”, vibra Sergio Lindemann, da Adding Sports, responsável pelo retorno do surfe a Saquarema, adiantando que pretende manter a competição no calendário esportivo.
“Trata-se de um evento sério, de grande importância para nosso Estado e a nossa intenção é mante-lo nos próximos anos”, afirma ele.

O presidente da Rip Curl no Brasil, Felipe Silveira, também fala das expectativas para o evento. “Nos sentimos honrados por estarmos envolvidos em um evento deste porte, em um local com ótimas ondas, palco inclusive de uma etapa do WCT em 2002. A praia de Itaúna recebe grandes ondulações nesta época do ano, é um dos melhores beach breaks do Brasil e do mundo, então esperamos que o campeonato apresente um show de surfe”.

Próximas etapas do Circuito Mundial Masculino no Brasil

27 de junho a 5 de julho – Hang Loose Santa Catarina Pro – 4ª etapa do ASP World Tour na praia da Vila, Imbituba (SC)

7 a 12 de julho – Maresia Surf International – WQS 6 estrelas na praia Mole, Florianópolis (SC)

14 a 19 de julho – Rip Curl apresenta Coca-Cola Saquarema Pro – WQS 6 estrelas na Praia de Itaúna, Saquarema (RJ)

1 a 4 de outubro (a confirmar) - Gatorade Surf Classic – WQS 4 estrelas na Prainha de São Francisco do Sul (SC)

5 a 11 de outubro – Oakley apresenta Rio Surf Pro International – WQS 6 estrelas no Arpoador, Rio de Janeiro (RJ)

13 a 18 de outubro – Onbongo Pro Surfing – WQS 6 estrelas na Praia de Itamambuca, Ubatuba (SP)

Um comentário:

  1. A missão Surfistas de Cristo, na pessoa do Jeremias da Silva o (MICA) e o Pr.Aluisio Ferreira ICNV, ficam muito felizes com o retorno do WQS em Saqua.Bom Campeonato a todos idealizadores,atletas, e todos os colaboradores.
    MISSÂO SURFISTAS DE CRISTO SAQUAREMA

    ResponderExcluir