terça-feira, 2 de junho de 2009

Seletiva Petrobras - DEU NORDESTE NA SELETIVA.

Por Fernando Pereira - Direção/Colunista - SurfPE - 02/05/09 - 23:00




Estrutura do campeonato - Seletiva Petrobras - Maracaípe(PE) - foto: gUgA sOaReS/SurfPE
Foi para o ceará o troféu de campeão da etapa nordestina da Seletiva Petrobrás de Surf masculino. O cearense Thiago de Sousa venceu levando 10 mil de prêmio e marcando 1.000 pts no Brasil tour.

Thiago de souza (CE) - grande campeão - Seletiva Petrobras - Maracaípe(PE) - foto: gUgA sOaReS/SurfPE.


Vamos ao resumo desse campeonato alucinante que rolou na Baía de Maracaípe , ipojuca , litoral sul de Pernambuco, de 28 a 31 de maio...

Pernambuco não foi bem no evento, e perderam na 1ª fase: Bernardo Pigmeu, Paulo Moura , Osvaldo Cajá , Anderson Cabeça e Júnior Lagosta.

Luel Felipe foi eliminado na 2ª fase depois de cometer uma interferência. Os pernambucanos que avançaram nessa fase foram: César Aguiar, Alan Donato e Halley Batista.

Na 3ª fase o bicho começou a pegar de verdade. Halley Batista perdeu numa bateria em que deu tudo errado para ele , quebrou prancha, escolheu ondas ruins , vacou em manobras simples, uma bateria para ele esquecer mesmo.

Alan Donato surfou com muita vontade e conseguiu virar o resultado em uma direita que ele surfou faltando apenas 2 minutos do fim da bateria. Apesar de lutar muito e vender caro sua derrota, César Aguiar acabou sendo superado pelo baiano Franklin Serpa e o paulista Renato Galvão.

Com a responsabilidade de ser o único surfista pernambucano ainda na competição, Alan Donato quebrou tudo na 4 fase , avançando para as quartas de final como um dos favoritos ao titulo.
Quartas de final
1ª bat : HxH

Alan Donato (PE) X Jéferson da Veiga (PR )

o paranaense Jéferson da Veiga não se achou na bateria enquanto Alan Donato simplesmente destruía tudo , vencendo e convencendo.

2ª bat : HxH

Thiago de Sousa (CE) X Betinho Rosa (CE)


Uma bateria morna, assim pode definir essa disputa caseira dos cearenses.Thiago usou muita bem a prioridade e venceu sem dificuldade a mais nova revelação do surf cearense, o jovem Betinho Rosa.
3ª bat : HxH

Messias Felix (CE) X Saulo Carvalho (PB)


Saulo
boiou muito tempo com a prioridade esperando a onda certa, enquanto o cearense messias Felix ia pegando boas ondas intermediarias. Quando o paraibano resolveu reagir e pegar alguma coisa, já era tarde demais..Felix deu um salto rumo a semifinal.

4ª bat : HxH

Hizunomê Betero (SP) X Michel Rock (CE)

Com uma estratégia de prioridade muito boa, Hizunomê deu um nó tático em Michel Rock que ficou a bateria toda pegando as intermediarias e não foi páreo para o paulista.

As quartas foram marcadas principalmente por muita tática e pouco surf.

Semifinais

1ª bat : Alan Donato não teve sorte na escolha das ondas e acabou perdendo e deixando tristes todos na praia , Thiago de Sousa venceu com um surf pratico e super eficiente, competiu com maestria e eliminou o ultimo pernambucano no evento.

Alan Donato, melhor pernambucano no evento - Seletiva Petrobras - Maracaípe(PE) - foto: gUgA sOaReS/SurfPE.


2ª bat : Hizunomê Betero (SP) venceu o cearense Messias Felix (CE) numa bateria de poucas ondas abrindo. Betero teve a sorte de pegar uma onda mais manobrável e carimbar seu nome na grande final.

Mesias Felix (CE), a cada bateria uma superação - Seletiva Petrobras - Maracaípe(PE) - foto: gUgA sOaReS/SurfPE

Final

Thiago de Sousa (CE) X Hizunomê betero (SP)

A final foi uma bateria chata demais de assistir. As ondas estavam fechando muito e os surfistas tiveram muita dificuldade para encontrar ondas que possibilitassem boas manobras. Depois de muitas vacas e algumas ondas de duas manobrinhas, Hizunomê ficou com uma pequena vantagem.

Hizunomê Betero (SP) Lutou até a final mais ficou com a segunda colocação - Seletiva Petrobras - Maracaípe(PE) - foto: gUgA sOaReS/SurfPE.


Faltando 2 minutos para o termino, o cearense pegou uma esquerda deu duas manobrinhas e ficou esperando a nota. A nota 5,53 foi suficiente para virar a bateria e sair do mar como grande campeão da seletiva Petrobrás.
Thiago vibrou muito ainda dentro do mar e saiu carregado até o pódio. Muitos atletas fizeram questão de ir parabenizar o cearense Thiago ( eu vi isso acontecer pouquíssimas vezes ) .

Thiago de Sousa (CE) - grande nome do campeonato - Seletiva Petrobras - Maracaípe(PE) - foto: gUgA sOaReS/SurfPE.

Ao sair do pódio Alan disse : “to super feliz , fiz dois pódios em 2 finais de semana , muito bom isso. Marquei pontos importantes no Brasil tour (é o 5º agora) , surfei bem e tenho certeza que todos aqui de maracaipe estão muito feliz hoje.”

O evento foi alucinante, altas ondas, bom publico, estrutura impecável. Estão de parabéns todos : patrocinadores , comissão técnica , imprensa , Samu , Salva Mar de Porto de Galinhas, comerciantes locais, atletas e etc...Todos que ajudaram de alguma forma com o sucesso desse evento.


Resultado da Seletiva Petrobras

1 Thiago de Sousa (CE)
2 Hizunomê Bettero (SP)
3 Alan Donato (PE)
3 Messias Félix (CE)
5 Jeferson da Veiga (PR)
5 Betinho Rosa (CE)
5 Saulo Carvalho (PB)
5 Michel Roque (CE)

Ranking da Seletiva Petrobras depois de duas etapas

1 Odirlei Coutinho (SP) – 2.520 pontos
2 Messias Félix (CE) – 1.960
3 Rudá Carvalho (BA) – 1.883
4 Halley Batista (PE) – 1.720
5 Alan Donato (PE) – 1.712
6 Tomas Hermes (SC) – 1.675
7 Michel Roque (CE) – 1.658
8 Thiago de Sousa (CE) – 1.653
9 Tânio Barreto (AL) – 1.652
10 Hizunomê Bettero (SP) – 1.578
11 Beto Mariano (SC) – 1.543
12 César Aguiar (PE) – 1.533
13 Ricardo Ferreira (SP) – 1.505
14 Bruno Galini (BA) – 1.480
15 Alan Jones (RN) – 1.453
16 Ulisses Meira (PB) – 1.450
17 Leandro Bastos (RJ) – 1.418
18 Felipe Ximenes (SC) – 1.408
19 Franklin Serpa (BA) – 1.385
20 Emerson Piai (SP) – 1.367





Não joguem lixo nas praias , a natureza agradece !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário