terça-feira, 30 de junho de 2009

Primeiro taitiano do Mundial conta os segredos da praia dos crânios quebrados

Por Gabriele Lomba - Direto de Imbituba, SC - 30/06/09 - 19:30 - Fonte: GloboEsporte.com



Michel Bourez, de 23 anos, diz que surfistas não podem pensar muito quando estão em Teahupoo, um dos picos mais perigosos do mundo.



Perigosas ondas de Teahupoo, no Taiti - Foto: Divulgação ASP




Ele tem, no quintal de casa, uma das ondas mais perigosas do mundo. Está acostumado a se cortar nos corais pontiagudos e a pegar tubos perfeitos na praia dos crânios quebrados. Michel Bourez é o primeiro surfista taitiano a integrar o Circuito Mundial de surfe.

Levou ao chamado "circuito dos sonhos" um pouco da cultura e dos segredos da polinésia francesa. Entre eles, o de driblar o medo diante da bancada de Teahupoo.

Situado a cerca de um quilômetro da costa taitiana, o pico recebe ondas de até 10m. Em 2000, o catarinense Neco Padaratz quase se afogou por lá. Só voltou a Teahupoo em 2004 e conseguiu uma nota 10.

Oito anos depois, com o niteroiense Bruno Santos, o Brasil conseguiu uma histórica vitória na etapa.- Tem que colocar sua cabeça no lugar e não pensar.

Não pode pensar muito quando estiver remando para a onda. Tem que simplesmente ir - conta o taitiano, que está em Imbituba para o quarto desafio da temporada.


Michel Bourez, novato na elite mundial - Foto: Divulgação ASP


Michel, porém, teve uma forte decepção. Caiu na estreia da etapa taitiana, a terceira da temporada.

Neste ano, o surfista de 23 anos só venceu duas baterias: uma em Bells Beach e outra em Imbituba, onde está classificado para a terceira fase e enfrentará o australiano Bede Durbidge.

- Eu não esperava ter resultados tão ruins, mas ainda há muitos campeonatos e posso me recuperar. No Mundial você não pode errar. Tem que estar 200% em cada bateria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário