segunda-feira, 15 de junho de 2009

Petrobras Longboard Classic - Sphaier vence em Solemar (ES)

Por Diogo Mourão em 14/06/2009 18:01 - Fonte: WAVES







Finalistas da prova no Solemar, Serra (ES). Foto: Márcio Rodrigues / Fotocom.net.

O carioca Rodrigo Sphaier estragou a festa da família Salazar neste domingo, na praia de Solemar, Jacaraípe, Espírito Santo. Sphaier derrotou Alex Salazar na semifinal e o pai dele, Picuruta, na final, para garantir o título da categoria profissional do Petrobras Longboard Classic.

Foi o primeiro título de uma etapa do Brasileiro de Sphaier, que entrou na briga pelo título, assumindo a segunda colocação, atrás justamente de Picuruta Salazar. O carioca ficou em terceiro na primeira etapa, em Santos, onde Picuruta foi o campeão. Com o título, o surfista de Saquarema ganhou o prêmio R$ 6 mil de prêmio e 1.500 pontos no ranking.

“Disputar uma final contra o Picuruta é uma honra. Vencer esta final é maravilhoso. Treinei bem esta semana e estava com o surfe no pé. Durante toda a etapa, procurei errar o mínimo possível e arriscar na hora certa”, disse Sphaier, de 26 anos.

Rodrigo Sphaier vence segunda etapa do Petrobras Longboard Classic 2009 na praia de Solemar, Serra (ES). Foto: Márcio Rodrigues / Fotocom.net.

O trabalho de Sphaier na final foi facilitado por uma atitude de Picuruta, que abandonou a bateria quando faltavam nove minutos para o final e ele precisava de uma nota 9,07 pontos para virar. “Não estava com vontade de competir, não estou gostando das notas desde a bateria do Leco”, disse Picuruta, se referindo à semifinal na qual seu filho Alex foi derrotado por Sphaier.

Na água, o carioca não tinha nada a ver com a insastifação de Picuruta e continuou surfando. Ainda pegou mais uma onda, que não alterou o resultado: 16,17 a 12,77. Com a vitória em Jacaraípe, Sphaier agora soma 2.595 pontos, contra 2.790 de Picuruta.

O carioca Eduardo Bagé aparece em terceiro, com 2.040. “Agora é manter a regularidade nas outras etapas para realmente poder tentar o título brasileiro”, disse Sphaier.

Depois, Picuruta explicou melhor sua decisão e fez questão de conversar com Sphaier no pódio. “Fiz questão de falar com o menino que não era nada com ele. Na verdade, depois da semifinal em que achei que meu filho foi prejudicado, perdi a motivação. Isso nunca aconteceu comigo em 40 anos de competição”.

As semifinais foram divididas por gerações. Na primeira, os jovens Sphaier, do Rio de Janeiro, e Alex Salazar, de Santos, enquanto na Picuruta enfrentou Amaro Mattos, num duelo de dinossauros do surfe. Sphaier teve muito trabalho para superar Salazar, numa bateria equilibrada e emocionante até o final.

Quando faltavam poucos minutos para o fim, o filho do Picuruta precisava de 9,37 pontos para virar a bateria e pegou uma ótima onda, mas o carioca ficou com a vaga na final ao vencer por 15,10 a 14,56. Na outra semifinal, Picuruta dominou desde o início, mesmo com ondas medianas, vencendo Amaro 13,47 a 11,84 pontos.

O domingo começou com a disputa das quartas-de-final. Sphaier passou pelo também carioca Phil Rajzman, enquanto Picuruta eliminou mais um surfista do Rio, André Luís, o Deka. Amaro superou Carlos Bahia, enquanto Alex Salazar deixou o paulista Jefson Silva para trás.

Nas categorias amadoras, que já entrou na água comemorando foi a família Calmon, com o pai e a filha nas finais das categorias Supermaster (acima de 50 anos) e feminino. Chloé ficou em segundo, atrás da paranaense Fernanda Daitchman.

A também paranaense Thiara Mandelli terminou em terceiro, seguida pela carioca Rayana Amaral. Já o pai garantiu a terceira colocação na categoria vencida pelo paulista Neco Carbone, com o catarinense Paulo Stefon em segundo. O capixaba Renato Larica completou o pódio.

Atração extra da Petrobras Longboard Classic foi o Serra Stand Up Surfing, a modalidade de surfe na qual usa-se uma prancha maior, o surfista fica sempre em pé e usa um remo. Com a intenção de profissionalizar a modalidade, Rico de Souza organizou a competição.

E pelo menos no Stand Up a família Salazar subiu ao lugar mais alto do pódio, com Alex, que não deu chances aos adversários na final, ficando com 16,83 pontos. Carlos Bahia terminou na segunda colocação, seguido pelos cariocas Luigi Coutinho e Tiago Mariano.

Resultados do Petrobras Longboard Classic 2009

1 Rodrigo Sphaier (RJ)

2 Picuruta Salazar (SP)

3 Alex Salazar (SP)

3 Amaro Matos (SP)

Super Masters

1 Neco Carbone (SP)

2 Paulo Sefton (SC)

3 Miguel Calmon (RJ)

4 Renato Larica (ES)

Feminino

1 Fernanda Daitchman (PR)

2 Chloe Calmon (RJ)

3 Thiara Mandelli (PR)

4 Rayane Amaral (RJ)

Stand Up

1 Alex Salazar (SP)

2 Carlos Bahia (SP)

3 Luigi Coutinho (RJ)

4 Thiago Mariano (RJ)

Ranking depois de duas etapas

1 Picuruta Salazar (SP) 2790

2 Rodrigo Sphaier(RJ) 2595

3 Eduardo Bagé (SP) 2040

4 Jeferson da Silva (SP) 1845

5 Alex Salazar (SP) 1695

6 Amaro Matos (SP) 1665

7 Alexandro Abolição (SP) 1665

7 Jaime Viúdes (SP) 1665

7 Phil Rajzman (RJ) 1665

7 ANdré Luis (RJ) 1665

7 Rodney Costa (SP) 1665

Nenhum comentário:

Postar um comentário