sexta-feira, 19 de junho de 2009

Lançamento do 2º Desafio Abubakir de Ondas Grandes.


Por: Mauricio Abubakir e Rodrigo Barretto - 19/06/09 - 20:30 - Fonte: SURFGURU



Cartaz 2o desafio de ondas grandes salvador 2009 - Foto: Reprodução


Foi anunciado, no ultimo fim de semana, durante a etapa do Super Surf na Bahia, pelos seus organizadores Mauricio Abubakir e Rodrigo Barretto, o 2º Desafio Abubakir de Ondas Grandes em Salvador.

Repetindo 2008, o evento terá como palco a praia do Farol de Itapuã, o reef break das esquerdas mais pesadas da Bahia em frente ao cartão postal de Salvador, o Farol de Itapuã.

Para quem tem dúvidas é só experimentar, esse pico tem uma onda grande e perfeita, tubular e que atura, quando todos os outros picos estão fechando, as maiores ondulações de S/SE suportando swels de até 12 pés, Hawaiian Scale, além de ter um quebra coco animal e ser infestado de pedras por todos os lados.

“Os surfistas que caem no Farol nos dias grandes são heróis, pois existem duas palavras chave para definir o pico: uma é INTENSO e a outra é SINISTRO, onde nem todos se sentem confortáveis”, declarou Klebão, baiano surf das antigas, do alto das suas quase dez temporadas havaianas: “Sinto-me mais a vontade em muitos lugares no Hawaii com 15 a 18 pés do que no Farol de Itapuã com 10 pés, isso nos dias perfeitos porque com o vento, a condição se torna muito mais SINISTRA ainda”!!!. .

O evento foi um grande sucesso no ano passado e teve altas doses de adrenalina garantida, já que as ondas gigantes quebravam out side way e as series quebravam em cima da bancada de fora, varrendo tudo.

Mas o resultado final foram altos drops em ondas gigantes e lindas. Para se ter idéia, o campeão foi Heloy Junior, local do pico que dropa todas e dá rasgadas insanas no critico, o segundo foi o Adriano de Jesus e o terceiro o Danilo Couto, imaginem o nível do campeonato e a magnitude das ondas desse evento.


Hudson Melo concorrendo ao premio Greenishfoto: Ed MArcos



Como alguns picos de ondas pesadas no Brasil, que já foram retratadas aqui em outras oportunidades, e que como em outros picos de ondas grandes do país assim como Maresias, Fernando de Noronha, Itacoatiara, Itauna, Silveira, Praia da Vila é a grande estrela da Bahia e faz a alegria dos Big Riders baianos.

Com uma onda do Hudson Melo, lá no Farol, como uma das maiores do Brasil, selecionada para concorrer em 2008 ao premio Greenish da maior onda surfada do Brasil. O mérito pela realização desse evento, único, que já se torna uma realidade nos anais do Surf da Bahia e do Brasil, é dos seus idealizadores e surfistas locais que estão sempre lá a cada swell gigante, Mauricio Abubakir e Rodrigo Barretto e de todos os surfistas que estão presentes naqueles dias e que se dispõem sempre a surfar pelo simples prazer da adrenalina de dropar uma onda grande e que tem a missão de fazer com que esse campeonato se torne parte do calendário brasileiro de ondas grandes.

Além disso, tiveram o apoio inconteste de um grupo de empresários e dirigentes de empresas de outros segmentos inclusive, mas com muito surf nas veias, que apoiaram esse desafio pela segunda vez consecutiva, para que esse não deixasse de acontecer da mesma forma apoteótica como foi na sua primeira edição.


Fechadeira no farol da barra em Salvador quebrando grandefoto: Ed Marcos.



Como uma grande festa e uma grande celebração ao culto das ondas grandes, e a esses bravos guerreiros do mar, que as vem desafiar, esse evento oferece além de uma boa premiação e altas ondas, toda a adrenalina e a alegria de mais um dia de surf entre amigos.

“ Esse desafio é na verdade uma reunião de Big Riders de quatro gerações do surf baiano, que gostam de pegar as maiores ondas e de viver fortes emoções, despencando nas maiores ondas da Bahia” relata Mauricio Abubakir, idealizador do evento e um dos desbravadores do pico. Mauricio Abubakir é um dos que freqüenta o Farol há muitos anos, sempre que quebra grande, seja clássico ou cabuloso, ele está sempre lá, confortavelmente descendo as ladeiras nas maiores da serie, nas rainhas e sempre com um sorriso maroto no rosto deixando a meninada mais nova em xeque.

Com a mesma disposição que rema nas morras da Bahia e do mundo - o cara já surfou Waimea e Sunset Over Control - esse verdadeiro guerreiro do surf, pioneiro do Surf na Bahia, Mauricio caiu pra dentro dos contatos e reuniões com amigos das antigas, marcas de surf, buscou apoio, fez muita conta pra conseguir premiar os atletas e marcou a data de abertura da janela de espera.

No dia 1 de julho, o 2º Desafio Abubakir de Ondas Grandes será lançado oficialmente numa grande festa surf, com apresentação dos participantes, regras e condições da competição com o juiz ASP Lapo Coutinho, exposição de todos os tipos de pranchas e acessórios, vídeo, som, uma geladinha que ninguém é de ferro e muito acarajé.

Axé Meu Rei!!!

Para a realização deste evento, foi fundamental o apoio e confiança dados pelos empresários que acreditam na cultura surf: A Rede Outlight, Top Empreendimentos, Procorpo Academia, Paraguaçu Engenharia, Asa de Águia, MidiaBus, Aldeia do Surf, Trip Surf, Bullys, Teccel, Bahia Fibra, Texiglass, Aeroflash, Tessatour, Uranus2 e Prefeitura de Salvador, com supervisão da Federação Baiana de Surf e coordenação técnica por Lapo Coutinho.

Danilo Couto, Heloy Jr, Mauricio Abubakir, Rodrigo Barretto, Mandinho, Eloy Lorenzo, Cacau e alguns outros já estão inscritos pra batalha, e você, vai puxar o bico?!As inscrições estão abertas na Aldeia do Surf em Jaguaribe e as vagas serão limitadas a 36 atletas. Muitos Big Riders de fora da Bahia estão se manifestando em vir conhecer o potencial desse pico. É só chegar na boa e ver o que é que a Bahia tem.






Um comentário: