quarta-feira, 27 de maio de 2009

Seletiva Petrobras - Tropa de Ipojuca a postos




Por João Carvalho em 27/05/2009 16:37 - fonte: WAVES
Atualmente Halley Batista é o melhor pernambucano no ranking. Foto: Fábio Minduim / Maxsports.
A segunda Seletiva Petrobras de Surfe Masculino de 2009 começa nesta quinta-feira (28/5) e vai até domingo (31/5) em Pernambuco.

Surfistas de vários estados do país disputarão os 1.000 pontos no ranking da Divisão de Acesso do Circuito Brasileiro, mas uma verdadeira Tropa de Ipojuca já está a postos para lutar pelo título em casa na Baía de Maracaípe.

Halley Batista e César Aguiar defendem posição entre os 15 que sobem para a elite nacional. Alan Donato está bem próximo da zona de classificação.

O mais bem colocado é o cometa Halley do Nordeste, em quarto lugar no ranking liderado pelo paulista Odirlei Coutinho, campeão da primeira Seletiva Petrobras de Surfe Masculino do ano na praia do Rosa, em Imbituba (SC).

Halley Batista também vinha sendo chamado de o “Rei de Maraca” pelo bicampeonato na etapa de abertura do Circuito Nordestino Profissional na Baía de Maracaípe. Ele ainda ganhou a segunda na praia do Francês (AL), mas acabou perdendo as duas invencibilidades no último final de semana, durante a terceira etapa realizada novamente na sua praia de treinos em Ipojuca.

Outros dois pernambucanos chegaram na final e foram superados pelo potiguar Alan Jones. O campeão saltou da 75ª para a 11ª posição no ranking da Divisão de Acesso, que também registra os dois melhores resultados regionais de cada atleta.


César Aguiar defende posição entre os tops. Foto: Fábio Minduim / Maxsports.

César Aguiar foi vice-campeão, subiu do 32º para o décimo lugar e ainda tirou a liderança do Circuito Nordestino de Halley Batista. Também da Tropa de Ipojuca, Alan Donato foi o quarto colocado e pulou de 59º para 22º no ranking de acesso.

Os três finalistas não passaram da primeira fase na Seletiva Petrobras de Surfe Masculino em Santa Catarina, mas foram subindo no ranking pelos pontos regionais do Nordestino.

Halley Batista também seguiu o mesmo caminho com suas duas vitórias na competição regional mais rica do país, pois só passou uma bateria na praia do Rosa. Ele é uma das novidades de 2009 entre os 46 integrantes da Divisão Principal do Brasileiro e chegou à elite com uma das três vagas do Circuito Nordestino.

“Tive a felicidade de ganhar a primeira etapa do Nordestino aqui em casa de novo e também a segunda lá na praia do Francês. Agora quero tentar um bom resultado na Seletiva Petrobras, porque Maracaípe é uma onda que conheço muito bem. Meu objetivo é ser campeão nordestino, mas caso isso não ocorra, pretendo no mínimo garantir minha vaga no SuperSurf do ano que vem. Assim poderei adquirir experiência para poder brigar pelo título brasileiro nos próximos anos”, promete Halley.

Ele não fez uma boa estréia na Divisão Principal, perdendo logo em sua primeira apresentação no Guarujá (SP), mas pode até liderar o ranking de acesso se conseguir vencer a Seletiva Petrobras de Surfe Masculino.

“Vou dar o gás pra tentar ganhar essa etapa em casa, somar bons pontos e ganhar aquele dinheirinho (risos). É muito importante que um evento deste nível aconteça aqui em Maracaípe. Isso só vem fortalecer ainda mais o trabalho que está sendo feito aqui no estado. E também será muito bom para a nova geração de Pernambuco poder assistir o desempenho dos profissionais na água”, finaliza Halley.

A Seletiva Petrobras de Surfe Masculino é uma realização da Maxsports e conta com patrocínio exclusivo da Petrobras. Apoio: Lui Lui. Transportadora oficial: GOL Linhas Aéreas Inteligentes. A segunda etapa na Baía de Maracaípe será promovida com o importante apoio do Governo do Estado de Pernambuco e da Prefeitura Municipal de Ipojuca. Organização técnica: Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp), que contará com a parceria da Federação Pernambucana de Surf e da Associação Nordestina de Surf (ANS), na única Seletiva Petrobras na Região Nordeste.

Ranking brasileiro da Divisão de Acesso, depois de uma Seletiva Petrobras e 11 regionais

1 Odirlei Coutinho (SP) – 2.020 pontos
2 Tomas Hermes (SC) – 1.435
3 Rudá Carvalho (BA) – 1.433
4 Halley Batista (PE) – 1.360
5 Tânio Barreto (AL) – 1.352
6 Emerson Piai (SP) – 1.269
7 Rodrigo Dornelles (RS) – 1.243
8 Messias Félix (CE) – 1.230
9 Beto Mariano (SC) – 1.183
10 César Aguiar (PE) – 1.173
11 Alan Jones (RN) – 1.153
12 Bruno Galini (BA) – 1.120
13 Leandro Bastos (RJ) – 1.118
14 Felipe Ximenes (SC) – 1.108
15 Daison Pereira (RS) – 1.070
16 Ulisses Meira (PB) – 1.060
17 Ricardo Ferreira (SP) – 1.055
18 Peterson Rosa (PR) – 1.053
19 Michel Roque (CE) – 1.048
20 Jorge Spanner (RJ) – 1.030

Nenhum comentário:

Postar um comentário