segunda-feira, 11 de maio de 2009

As madeirites

por: Rico de Souza - 11/05/09 - 11:00 - fonte: Blog do Rico


dessa vez eu vou comentar sobre as madeirites. Essas pranchas inicialmente eram fabricadas no Rio de Janeiro, em duas marcenarias. Uma delas ficava na Rua Francisco Otaviano, no Arpoador, bem ao lado da loja do Petit, nosso querido menino do rio, e a outra no bairro da Ilha do Governador.




Prancha de Madeirite - Foto: Ricosurf.com

minha primeira eu adquiri em 1964. Na época o surf era mal visto e a minha família não gostava da idéia, então eu tive que juntar dinheiro. Foi vendendo sobras de chumbo e cobre das construções do Leblon, jornal, tampa de leite e garrafas que eu consegui a grana para comprar a minha primeira madeirite.

Eu ainda tenho duas madeirites na minha coleção. Uma delas foi o Tonzinho de Saquarema que conseguiu. Ela deve ter sido fabricada no início dos anos 60. A outra pertenceu ao Alemão, big rider do Posto 5 de Copacabana. A mãe dele me deu de presente e mais tarde eu descobri que a prancha, antes de pertencer ao Alemão, tinha sido do Mario Papinha, um os pioneiros do surf no Arpoador.

A prancha do Mário Papinha - Foto: Ricosurf.com

Eu só descobri que o “M” da prancha era de Mário Papinha, depois que eu fiz uma exposição em São Paulo e o Mário viu a prancha numa das matérias que a Rede Globo fez sobre o evento.

Nos dias 16 e 17 de julho vai acontecer uma exposição dos principais colecionadores de pranchas e eu estarei lá, pela primeira vez, e levarei essas duas pranchas.

O evento está sendo organizado pelo meu amigo Randy Rarick e será no Hawaii. Vários colecionadores do mundo todo estarão lá trocando idéias e apreciando esses raros objetos do surf. Escritores, shapers e outros vários artistas participarão dessa grande festa.

Vai ser uma experiência diferente. Eu levarei também alguns livros “Boas ondas – Surfando com Rico de Souza”, para distribuir nessa grande confraternização. Esse evento é um grande exemplo que nós devíamos seguir, pois enriquece o lado cultural do esporte em nosso país.

Como eu não sei se essas duas madeirites voltarão para o Brasil, decidi fazer uma réplica. Tive a ajuda da artista plástica Ana Nigri, que me ajudou na escolha da madeira, na hora do shaper e também na forma de prender as quilhas.

Réplica da madeirite - Foto: Ricosurf.com

As madeirites são verdadeiras obras de arte e muitas pessoas estão encomendando para decorar suas casas. Além de deixar o ambiente mais bonito, elas servem para manter acesa a cultura do nosso esporte.


A Ana Nigri foi fundamental na produção dessa réplica - Foto: Ricosurf.com

Aloha e boas ondas,

Rico de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário