quinta-feira, 23 de abril de 2009

Surf Art Kids - Projeto completa cinco anos

Por: Jéssica DelaCruz em 23/04/2009 14:54 - fonte: WAVES

O projeto Surf Art Kids completa cinco anos com sucesso. O artista plástico Hilton Alves, que agora desenvolve o projeto no Hawaii, conta um pouco sobre este trabalho voluntário que reúne arte com diversão.

Hilton curte seu trabalho onde quer que esteja. Foto: Arquivo pessoal.

Como surgiu a idéia de criar o Surf Art Kids?

Surgiu quando eu dei aulas voluntárias durante seis meses em um centro comunitário em Guarujá (SP) e percebi que as crianças se divertiam pintando temas marinhos. Como eu aprendi a pintar sozinho, tive a idéia de ensinar arte com diversão. Em 2004 criei o Surf Art Kids.

Qual é o objetivo do projeto?

O objetivo principal é ensinar arte com temas que envolvem os oceanos como, surf, ondas e animais marinhos. Desde que foi criado o projeto, a idéia se expandiu e eu já pintei murais, telas, tatuagens temporárias, tecidos, telas e paredes. Já participei de concursos culturais e limpeza de praia, sempre com intuito de unir arte com ações sociais.

Quais cidades o Surf Art Kids já visitou?

Inicialmente Guarujá, onde dei meus primeiros passos com a idéia. Depois o projeto passou por Santos, Ubatuba, São Paulo, Caravelas, Salvador, Baixios, Conde, Floripa e Porto Alegre. Atualmente Haleiwa, Waialua e Kahuku, aqui no Hawaii.

Como você descreve o projeto?

O Surf Art Kids é uma forma de inclusão social por intermédio da arte, seja ela por variados motivos. Aulas de pintura, murais, limpeza de praia, palestras sobre preservação ambiental, entre outros. O intuito é sempre aprender algo novo. Desde sua criação o projeto já envolveu mais de 3.000 jovens com atividades culturais e contou com a ajuda de aproximadamente 300 voluntários e 45 empresas.

Obtivemos destaque em jornais, revistas de surf, livros de escolas e da mídia em geral. Tem também o Premio Sergio Goes, recebido em 2008 pelo Centro Cultural Brasileiro do Hawaii. Atualmente desenvolvo o Surf Art Kids Hawaii Tour, que tem como objetivo pintar murais nas escolas, com temas culturais e marinhos, envolvendo a tradição havaiana, seus elementos e valores, crianças e comunidades.


Criançada na fila para aprender. Foto: Arquivo pessoal.

Como você se sente ao completar 5 anos com Surf Art Kids?

Eu me sinto orgulhoso e feliz por envolver várias pessoas com esta idéia, desde empresas apoiadoras, voluntários, mídia, estudantes, crianças, enfim. Fica também a lembrança daqueles momentos engraçados como por exemplo, no mural de Waialua High School, onde estava ensinando três crianças a pintarem com as mãos e de repente elas estavam todas verdes, pois tiveram mais diversão em jogar tinta no chão e nadar, do que pintar a parede (risos).

Quais mudanças o projeto faz nos lugares que visita?

Acredito que o Surf Art Kids coloca na vida das pessoas envolvidas um momento de paz e alegria, pois arte é liberdade e este é o lema principal. Liberdade para ajudar o próximo, para criar, pintar, aprender e ensinar. O que vejo nas pessoas depois de um dia de trabalho voluntario é a sensação de dever cumprido, da meta alcançada e da vontade de fazer algo mais para o nosso planeta.

Qual seu objetivo daqui pra frente?

Meu objetivo é ensinar arte nas escolas aqui no Hawaii e aprender mais sobre a cultura havaiana, pois cada mural tem uma mensagem e para passar esta mensagem eu preciso estudar sobre o assunto, para depois retratá-lo na parede. É um processo inspirador pra mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário